“Não Troque o Eterno pelo Imediato”

Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo,” Provérbios 15:24.
Sabemos que as pessoas estão sempre buscando alternativas para terem vantagem nesse mundo. Infelizmente, parte do povo de Deus, também está incluída entre essas pessoas, e muitos deles não estão sendo sábios nestes dias, pois estão trocando a Palavra do Deus eterno pela cobiça deste mundo passageiro. Essas atitudes levam ao sofrimento, pois nem sempre irão encontrar a resposta que os satisfaçam de imediato. “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são da terra,” Colossenses 3:2. Devemos pensar e buscar as coisas do alto, é de lá que vem o nosso socorro. “Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra,” Salmos 121:1,2.

Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também satanás entre eles. Então, perguntou o Senhor a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao Senhor e disse: De rodear a terra e passear por ela. Perguntou ainda o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem integro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal.” Jó 1:6-8. Jó viveu integro mesmo diante de tanta pressão do diabo. Satanás está sempre procurando algo para acusar o povo de Deus, e se estivermos ocupados com o imediato, vamos nos tornar presa fácil para ele.

Entender a graça de Deus é viver integro perante Ele, mesmo com nossas falhas. Não devemos jamais abrir mão das convicções que Deus nos dar por meio da Sua Palavra. Os crentes que estão ocupados com o imediato se tornam mornos, e muitos deles desistem de congregar com justificativas naturais e carnais. Estes estão em cima do muro, ficam confusos, e não percebem que este é o lugar que o diabo adora vê-los, pois a indecisão do muro não os deixa optar pelo o que realmente importa, o Eterno. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33. Jesus disse para buscarmos as coisas do alto e não debaixo, e quando entendemos este princípio, não iremos ficar em casa no dia de culto, não vamos ficar em casa quando o povo de Deus está reunido louvando e alimentando a sua fé.

Temos tempo para tudo, mas às vezes, não temos tempo para buscar a Deus em primeiro lugar, e assim, nos tornamos mornos espiritualmente, e isto é exatamente o que satanás quer da gente. Para o morno, o caminho para cima é difícil, pois, todas as vezes que se submetem a Palavra de Deus, sendo firmes na fé, a pressão aumenta, e muitos voltam para em cima do muro onde parece ser mais confortável. No muro não se sentem pressionados a uma decisão diária de fé. Satanás gosta de induzir aos filhos de Deus a ficarem nesta posição, pois é mais confortável ser morno. Porém a Palavra de Deus diz que isso é pecado. “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem deras fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente ou frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastardo e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Apocalipse 3:15-17. Este é o espirito de Laodicéia e, infelizmente, existem muitos filhos de Deus vivendo em conformidade com este espírito, por isso precisamos vigiar, para que não sejamos contaminados com essa onda de comodismo.

Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado n’Ele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé,” Filipenses 3:7-9. Este é o principio para uma vida cristã vitoriosa.

O que está sendo tão importante para você, a ponto de impedi-lo de colocar Deus em primeiro lugar em sua vida? Onde você tem procurado descanso, no muro, onde você não precisa tomar nenhuma decisão de fé? Ou você está procurando descanso em Deus?

Porque a Minha Mão fez todas as coisas, e todas vieram existir, diz o Senhor, mas o homem a quem olharei é este: O aflito e abatido de espírito e que treme da minha Palavra.” Isaías 66:2. Deus está atento aqueles que o buscam com tremor e temor. Ele deseja que nos ocupemos com as coisas do alto, porque são eternas. “Indo eles de caminho, entrou Jesus em um povoado. E certa mulher chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta ocupava-se assentada aos pés do Senhor à ouvir-Lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e se preocupa com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10:38-42. Marta estava concentrada no imediato, mas, Maria estava concentrada no Eterno. Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte, que é ouvir a Palavra de Deus, e isso jamais lhe seria tirado. É triste quando um filho de Deus abre mão do Eterno pelo imediato.

Satanás está sempre procurando espaço para destruir a nossa fé. Em Gênesis 26 Esaú desprezou sua primogenitura para matar sua fome, ele abriu mão de todas as bençãos patriarcais em troca de um prato de comida. Satanás, com essa experiência de Esaú, disse para Deus que Jó também se entregaria ao ser atingido pela fome e nudez. “Perguntou o Senhor a satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem integro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. Ele conserva a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. Então, Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela a sua vida.” Jó 2:3,4. Jó sofreu por incomodar o inimigo com sua fé, ele chegou a se coçar com um caco de telha e a se rolar em cinza por causa das chagas. Perdeu tudo que tinha, mas mesmo assim, continuou convicto na sua fé. “Mas, se Ele resolveu alguma coisa, quem o pode dissuadir? O que Ele deseja, isso fará. Pois Ele cumprirá o que está ordenado a meu respeito e muitas coisas como estas ainda tem consigo.” Jó 23:13,14. Hoje sabemos qual foi o fim de Jó e o resultado da sua fé. “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado. (…) Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe em dobro de tudo o que antes possuíra.” Jó 42:2,10. A proposta do inimigo com relação à Jó, foi frustrada.

Se alguém vem a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meus discípulo.” Lucas 14:26,33. Ser discípulo é privilégio para poucos, pois poucos estão decididos a abrir mão de tudo em prol do discipulado, que é colocando Deus em primeiro lugar. Um discípulo faz o que o Mestre orienta, ou seja, faz outros discípulos. Muitos não se tornam discípulos de Jesus Cristo por ficarem presos em coisas terrenas, e não abrem mão do imediato e passageiro deste mundo, e acabam, em algum momento das suas vidas, sofrendo as consequências de viverem independentes de Deus. Andam a procura das coisas terrenas e não as do alto, procuram socorro em coisas vãs, e não olham para o monte, o alto, de onde vem o socorro que satisfaz completamente.

Jesus disse em Lucas 18:30, que aquele que coloca Deus em primeiro lugar, ou seja busca o eterno ao invés do imediato, receberá, a recompensa ainda “no presente, muitas vezes mais, e no mundo por vir, a vida eterna”. Essa é a promessa feita por Jesus Cristo, bênçãos sem medida.

Seja firme em suas convicções, não deixe de alimentar a sua fé, não fique em cima do muro, não deixe de congregar. Busque ao Senhor em primeiro lugar, e assim, estarás pensando nas coisas lá do alto, e não se distraindo com as terrenas. O Caminho está estabelecido e este é Jesus Cristo.

Um grande abraço e que Deus nos abençoe!

Pastor Geraldo Oliveira

05 Junho 2016