“Alegro-me nas Tuas promessas, como quem acha grandes despojos”. (Salmos 119:162)

Considere comigo um pouco neste dia, a Palavra de Deus como fonte da nossa alegria.

A Palavras instrui-nos disciplina, nos guia, nos edifica, e na Palavra de Deus encontramos Suas promessas que nos dá segurança para continuarmos firmes. Ela produz em nossos corações uma grande alegria.

Despojos: Quando alguém ou nação apropriava de um despojo, era sinal que ouve uma vitória. Às vezes enfrentamos situações adversas, momentos difíceis que não gostaríamos de passar. O fato é que Deus sempre tem uma promessa para cada situação que passamos. Agora, a nossa atitude frente às promessas de Deus é que revelará onde estamos colocando nossos olhos.

II Crônicas cap.20 Fala que os Moabitas e os Amonitas vieram para pelejar contra Josafá rei de Judá. Estes eram os mesmos povos que Deus não permitiu ser destruído por Israel na saída da escravidão do Egito. No versículo 3 fala que Josafá teve medo e buscou ao Senhor de todo o coração. O que chamou minha atenção, é o fato que no versículo 4 o povo veio congregar e apoiar Josafá. Mas porquê?  II Crônica 17:6-9 é o contexto desta história, e mostra que Josafá foi ousado em seguir os caminhos de Deus. Ele enviou os sacerdotes e Levitas a ensinar a Palavra de Deus em todo o Judá. Em outras palavras, Josafá investiu no povo com a Palavra de Deus e agora que estava sendo ameaçado, ele viu o quanto o investimento faz diferença. O povo congregou e passou a buscar o Senhor juntamente com Josafá. Em II Crônica 20:5-12 A conclusão da oração de Josafá revela que ele reconhecia a sua fragilidade frente à situação, mas os seus olhos estavam posto no Senhor. “Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; por isso nossos olhos estão postos em Ti”. (II Crônicas 20:12).

A resposta do Senhor foi uma promessa: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus”. ( II Crônicas 20:15). Josafá se agarrou a esta promessa, preparou o povo e tinha como certa a vitória. Ele marchou contra o inimigo e Deus foi à frente e deu a vitória a Josafá, ele chegou no alto do morro e procurou ver seus adversários e eram todos mortos. Mesmo sem força se tornou forte e vitorioso isso produziu uma grande alegria no coração do povo, não que eles tenham lutado, mas porque Deus batalhou

Deus que fez e eles desfrutaram dos despojos. “Então voltaram todos os homens de Judá, e Josafá à frente deles, e tornaram para Jerusalém com alegria; porque o Senhor os alegrara com a vitória”. (II Crônicas 20:27).

Pensem comigo se este não é também o mesmo principio para conosco. Se Deus te dá ou já te deu uma promessa hoje em qualquer situação, agarre-se a ela, como quem achou grande despojo. “Porque todas as promessas têm o sim e o amém de Deus” (II Coríntios 1:21) Você pode considerar como fato, porque Deus é poderoso para cumprir o que prometera. Segure-se a Palavra de Deus, ela é a fonte da nossa alegria, receba-a como Deus prometera, não tire os olhos do Senhor, porque n’Ele somos mais que vencedores.

As Promessas de Deus são para nós como para alguém que achou grande despojo, riquezas em abundância e objetos preciosos. Isso não é motivo para nos alegrarmos no Senhor? Por isso Salmos 119:161 Está escrito: “Alegro-me nas Tuas promessas, como quem acha grandes despojos”. Tenham um bom dia e que Deus te abençoe.

Pastor Geraldo