Andando no deserto coma certeza dos ribeiros de águas Deuteronômio 29:1-6 ; 8:2-10

Efésios 5:15-18 O corpo de Cristo tem um grande poder de consolação e restauração, cada um de nós poderíamos testemunhar sobre isso nesta noite.

O nosso andar, o nosso viver é muito importante para Deus. A nossa vida é muito complexa, nos dias em que nós vivemos, estamos sempre cheios de detalhes com agendas literalmente apertadas.

Mas é tão crucial para nós considerarmos o nosso tempo e considerarmos Deus em nossa agenda.

Na Bíblia encontramos vários tipos de desertos. Por ex: Em Dt 29 os Israelitas estavam saindo do Egito e foram para o deserto e andaram por 40 anos. Em Mateus 3:1 João Batista ficou no deserto pregando sobre o reino de Deus. Em Mateus 4 o Senhor Jesus foi levado para o deserto para ser tentado por satanás. Em Gl 1:17 Paulo foi para o deserto por 3 anos para ser instruído.

Todos os desertos das nossas vidas, tem um propósito,  propósitos dos quais estes homens passaram.

Talvez neste dia você esteja desiludido com alguma coisa e este tem sido o seu deserto, talvez por causa de alguma distração. Ou até mesmo com algo que você tem esperado uma definição de Deus e tem aguardado muito tempo e isso lhe trouxe uma angustia tristeza, mágoa sobre algo que Deus queria que fizesse e não fez. Todas estas coisas são como desertos em nossas vidas, tempo de sequidão.

Estes tempos são importantes, porque são nestes onde aprendemos a conhecer o poder de Deus. São momentos onde corremos para Deus.

Mas em alguns casos, pode ser ruína total. Tempo de deserto em algumas vidas pode ser desastroso. Porque não reconhecem Deus nos desertos.

Moisés em Êxodo 3 reconheceu Deus na sarça ardente, ele ouviu a voz de Deus. Se não ouvimos a voz de Deus vamos dá lugar ao diabo jogar boatos em nossas vidas. Ele te leva a tomar decisões que vão destruir sua vida.

Precisamos reconhecer Deus nos desertos das nossas vidas.

Sabem, porque pessoas saem da Igreja em tempos de desertos? Porque em vez de aumentar a intensidade de comunhão com Deus, afastam da comunhão do corpo de Cristo. Nestes tempos começam a escutar vozes que não provem de Deus.

O plano de Deus para nossas vidas como corpo local ou individual depende da nossa comunhão com Deus.

Em tempo de sequidão é o tempo onde necessitamos aproximar mais e mais de Deus.

É triste quando um irmão passa por um deserto em sua vida, e foge do corpo de Cristo, desiste da escola dominical, desiste dos ministérios, desiste de orar e congregar.

Amados assim como existe o deserto, também existem os ribeiros de águas.

Pensem: Você já andou alguma vez em sua vida por muito tempo e ficou com muita sede, cansaço e chegou em um lugar de sombra e água fresca e entrou em descanso?

A obra de Jesus fez em nossas vidas na Cruz, nos trouxe um descanso, segurança e a garantia da vitória em qualquer deserto em que andarmos.

Os tempos dos desertos são reais, existem. Mas se confiamos em Deus mesmo em tempo de sequidão daremos frutos, Jeremias 17:7,8. Teremos força, poder de Deus em ir a frente.

Se não estou conectado com Deus vou perder a batalha, vou desistir da caminhada, vou esfriar em comunhão com Deus e irmãos.

 Quando perdemos comunhão com Deus, não desfrutamos dos ribeiros de águas. Aí o meu chefe vai ser um chato, o meu pastor não me entende, começamos a descontar todas as indefinições nas pessoas que nos cerca.

 Se você continuar a andar com Deus, não deixando de congregar, não deixando de ler tua Bíblia, não deixando de escutar a voz de Deus. Ele te levará aos ribeiros de águas. Hb 10:25. Quando o povo de Israel teve sede, Deus mandou Moisés falar a Rocha, e dela jorrou águas que matou a sede do povo.

Se pudéssemos fazer hoje uma avaliação das nossas vidas Sem Deus, veríamos a nossa incapacidade de sair até mesmo de onde estamos.

Arrume lugar na sua agenda para Deus. Experimente os ribeiros de águas no deserto.

Não fique quieto esperando em que vai dar. Faça seus planos com Deus, Pense grande com Deus e desfrute do que Ele tem preparado para você hoje. Jó 37:14 Pare e considere as maravilhas que Deus tem feito e o que fará.

Pergunte para Deus o que Ele tem preparado para você hoje.

Imagine se hoje você tivesse a garantia do sucesso em fazer algo com Deus, o que você faria? Viva sua vida hoje com propósitos, reconhecendo os desertos, mas continuando a caminhar para os ribeiros de águas. João 4:14 Então jorrara fonte de águas vivas do nosso interior.

 Você pode sim fazer a diferença hoje em sua vida. Com Deus você tem a garantia do sucesso, Jeremias 1:19 Qual vai ser sua atitude a partir de hoje?

No deserto preciso congregar mais e mais, preciso dar valor ao corpo local, a cada irmão. No corpo encontro consolo e restauração.

O deserto não é o final, problemas, necessidades, saúde, relacionamentos destruídos não é o final para Deus, Ele ainda não completou a obra que começou em sua vida. Ele te levará aos ribeiros de águas, lugar de descanso.

 O povo de Israel assim que saiu do deserto, chegou a Jericó, e com uma trombeta conquistou a cidade, atravessou o rio Jordão e entraram na terra que mana leite e mel. João Batista, depois de pregar no deserto teve a honra de batizar o Senhor Jesus. Jesus depois que veio do deserto convocou 12 homens que fizeram a diferença no mundo. Paulo depois de 3 anos no deserto foi para Antioquia com Barnabé e alcançou milhares.

Amados os Ribeiros virá, a pergunta é: Estou seguindo a sua direção ou estou parado no deserto? Não deixe ser enganado pelo diabo. Hoje você pode está no deserto, mas amanhã pode está descansando junto das águas em lugares espaçosos. É tão importante remir seu tempo hoje dando lugar para Deus.

Deus o abençoe!

Pastor Geraldo