“Veio ainda a Palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir”, Jeremias 1:11,12.

Deus tem muito zelo por Sua Palavra. Ele tem um zelo por Seus pensamentos revelados na Bíblia. Ela é o nosso manual de consulta.

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a Quem constituiu Herdeiro de todas as coisas, pelo Qual também fez o universo”, Hebreus 1:1,2. Durante o velho testamento, Deus se comunicou com o Seu povo através dos profetas, homens separados por Ele para este propósito. Mas hoje, Deus se comunica conosco por meio da Sua Palavra.

Como é fácil para o crente desistir da caminhada e do chamado de Deus, por não receber a instrução da Sua Palavra. Por isso vivem mecanicamente as coisas de Deus e sem convicções pessoais sobre Sua vontade. Precisamos entender que Deus tem um zelo, Ele vela por Sua Palavra, e que tudo o que Ele tem dito, se cumprirá.

“Achadas as Suas palavras, logo as comi; as Tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo o Seu Nome sou chamado”, Jeremias 15:16. A palavra de Deus é que alimenta a nossa fé, é ela que gera convicções em nossos corações. Assim, usufruímos dos Pensamentos de Deus e tomamos decisões fundamentadas nesses preciosos pensamentos. Isso nos dá a tranquilidade de que Deus cumprirá o que nos prometeu, porque Ele zela por Sua Palavra e por suas promessas.

“Não é a Minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha? Portanto, eis que Eu Sou contra esses profetas, diz o Senhor, que furtem as Minhas palavras, cada um a seu companheiro. Eis que Eu Sou contra estes profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavra e afirmam, Ele disse”, Jeremias 23:29-31. As vezes, o crente convive com pessoas que não estão vivendo de conformidade com a Palavra de Deus e que, tentam convencê-los de que estão certas. E, muitos destes filhos de Deus, passam a mão na cabeça destas pessoas. Isso ocorre porque têm medo de perder a amizade daqueles que vivem fora das verdades bíblicas e de serem taxados de fanáticos e chatos. Preferem concordar com princípios heréticos, e pior, sem constrangimento algum, mesmo sabendo que estão errados. Conhecem os pensamentos de Deus, mas se recusam a tomar a decisão certa, de verdadeiramente amar o irmão, compartilhando verdades bíblicas e mantendo um relacionamento fundamentado na Palavra de Deus.

É triste ver o povo de Deus concordar com heresias, só para manter um relacionamento natural e carnal. O fato é que, irmãos que agem assim, estão mais preocupados com o que os outros pensam do que, com o que Deus pensa. Estão mais preocupados com o ciclo de amizade e meio social do que, com a verdadeira comunhão bíblica, que se mantém e se baseia naquilo que Deus pensa. O que é mais importante, seu ciclo de amizade ou sua vida perante Deus, da qual terás de prestar contas? O que é mais importante? Deus tem Se revelado a nós durante milhares de anos e tudo está muito bem escrito na Sua Palavra, cada texto bíblico com o seu “contexto para não ter pretexto”.

O que é mais importante uma amizade superficial? Você irá passar a mão na cabeça daquele que ensina ou vive uma heresia? Não!!! Seja corajoso, creia na Palavra de Deus e estude! Não se incomode se for taxado de radical, chato ou pré-histórico, só porque vive segundo as verdades bíblicas. Viva a sério o que está escrito na Palavra de Deus. Não seja conivente com um erro, só para manter um relacionamento.

Em nossa Igreja, vamos continuar a ensinar a Palavra de Deus, preceito sobre preceito, linha após linha como está escrito em Isaías 26. Nós temos essa responsabilidade! Nosso fundamento é a Palavra de Deus!

É tão crucial para o crente entender a responsabilidade que tem nos relacionamentos ou no meio social que Deus o colocou. Precisamos dar um testemunho da verdade quando somos confrontados com pensamentos de homens sobre as coisas de Deus, e podemos dizer, com amor e educação: Irmão me desculpe, mas não posso concordar com você, creio que a Palavra de Deus é mais importante do que aquilo que o fulano ou o ciclano está falando. A bíblia fala assim e assim, e ela me dá a segurança de estar na direção certa.

Vivemos dias difíceis, Igrejas estão sendo destruídas por causa de doutrinas de homens, vidas estão se perdendo porque o povo de Deus está se calando diante das heresias pregadas em nossos dias. Não podemos concordar com o que está fora da sã doutrina. É sério, a Palavra de Deus é séria, nela está escrito que não devemos nem dar as boas vindas àqueles que ensinam heresias. “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más”, II João 10,11. Não tenha medo de ser sério com a Palavra de Deus, não tenha medo de dar um testemunho bíblico da sua fé. “Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas por aquele de quem ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos”, Provérbios 27:5,6.

A Palavra de Deus é como martelo que esmiúça e nos quebranta, ela chega até a raiz dos nossos problemas e nos transforma de dentro para fora. Precisamos entender este princípio, devemos ser luzeiros neste mundo tenebroso. Cuidado, pessoas chegarão a você e dirão: Tive um sonho e Deus me mandou te dizer algo. O quê? Deus mandou você falar comigo? Porque Ele não me falou diretamente? Nestas situações você pode responder: Me desculpe, mas tenho em relacionamento diário com Deus e Sua Palavra, talvez, este é um pensamento de sua carne querendo me dizer algo.

Somos uma nação de sacerdotes santos, temos relacionamento direto com Deus e, Ele comunica Seus pensamentos conosco por meio da Sua Palavra escrita. ATENÇÃO! Não estou dizendo que um amado irmão ou irmã não possa ser um instrumento de Deus para minha edificação. Estou dizendo que essa edificação só é genuína, quando está direcionada pela própria palavra de Deus.

Quando abrimos a bíblia o Espirito Santo nos ministra e há uma sintonia entre nós por meio da Palavra. Quando lemos a Bíblia em nossas devocionais diárias, o Espirito Santo nos ensina. Este é o principio, esta é a forma que Deus fala com seu povo em nossos dias. No velho testamento, Deus usou até mesmo um jumento para falar com o homem, mas hoje, Ele nos fala por Jesus Cristo, o Verbo Vivo, como está escrito em Hebreus 1:1,2.

Precisamos levar a vida com Deus a sério, porque Deus é sério. Não estamos brincando de ser crentes, nem tão pouco a Igreja é o nosso clube social. “Luz para o meu caminho, é a Palavra de Deus”, Salmos 119:105. A Palavra de Deus é que ilumina o nosso andar é ela que nos dá segurança no dia a dia. Através da nossa seriedade com a palavra de Deus, o nosso testemunho se torna sério e alcança vidas. As pessoas que nos relacionamos olham para nós e percebem que somos sérios em nosso chamado, sérios em nossas convicções, sérios em nosso andar, sérios em pensar com Deus.

Um dos melhores instrumentos do diabo em nossa época, são crentes que abandonam o viver por toda a Palavra de Deus. O diabo trabalha para cegar o povo de Deus, dando-lhes um viver fora da vontade do Todo Poderoso. Ele quer nos cegar para vivermos a vida cristã sem Deus.

Existem muitos crentes sem convicções, crentes inseguros, crentes que são como uma onda no mar, que vivem impelidos e agitados, andando por todo vento de doutrinas de homens. “pois o que duvida é semelhante a onda do mar, impelida e agitada pelo o vento. Não suponha este homem que alcançará do Senhor alguma coisa; Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”, Tiago 1:6,7.

Homem de ânimo dobre se refere a disposição para agir de duas maneiras. Em se tratando das coisas de Deus, age de forma espiritual e carnal. O verso fala da pessoa de duas caras, com uma mente dividida, com um amor dividido, fidelidade dividida, convicções divididas. Na Igreja age de uma forma, mas em casa age de outra. Nas reuniões de amigos é uma pessoa, no trabalho é outra. Fala também daquele que vive em certas áreas da vida, de forma espiritual e em outras de forma carnal, passando por cima de tudo e de todos. Vivem literalmente desviados e são impelidos a concordar com heresias que não edificam, e por estarem desviados, fazem isso sem constrangimento algum.

Crente viver de ânimo dobre é triste, mas, infelizmente é mais comum do que imaginamos. Existem na Igreja de Jesus Cristo, crentes de duas caras, que vivem de duas maneiras, ou se preferir, que usam dois pesos e duas medidas. Em certa área da vida a Palavra de Deus é muito importante, mas em outra, já não tem tanta importância o que Deus diz, pois a carne fala mais alto. Esses são os crentes com convicções divididas. São inconstantes em todos os seus caminhos, e pior, quando são descobertos tem a tendência de ficarem introspectivos fazendo-se de vítimas. Eles dizem: Tadinho de mim, ninguém me entende, nem o pastor, nem minha esposa, nem meu marido, nem meus filhos, nem o patrão, etc. A pessoa age de forma tão familiar com a Palavra de Deus, que se divide entre aquilo vai ceder à vontade de Deus e no que vai ceder à vontade de sua carne. Está com a mente dividida.
Seja sério! O que você tem feito com a instrução da Palavra de Deus? Quando alguém falar com você sobre a Palavra de Deus, a primeira pergunta que deves fazer é: Onde está escrito? Irmão! Não viva como uma onda do mar, não seja um crente de ânimo dobre, seja sério com sua vida cristã. Deixe Deus te orientar no caminho que deves andar. Seja sério e convicto de sua fé na Igreja, no trabalho, em nossa casa, nos relacionamentos com outros irmãos, em qualquer lugar que estiver. Seja sério e convicto, pois somos sacerdotes santos, e em nossa vida, tudo está relacionado com Deus. Seja um crente de uma cara só, de convicção fundamentada na Palavra de Deus. “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”, II Pedro 3:18.

Em I Samuel 30, Davi foi para a batalha contra Saul, porém, os príncipes dos filisteus não permitiram, obrigando-o a retornar com seus homens para Ziclaque, por três dias de viagem. No retorno eles se depararam com a cidade toda destruída pelos Amalequitas. As mulheres de Davi e de seus homens e também seus filhos, foram levados cativos. Davi e seu povo choraram e se angustiaram. Os homens do exército de Davi falaram até em apedrejá-lo. Que situação! Porém, Davi se reanimou no Senhor seu Deus. “Então, Davi e o povo que estava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar. Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa dos seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus”, I Samuel 30:4,6. Mas Davi era um homem de convicção, e por isso ele se reanimou no Senhor seu Deus. Ele mandou buscar a estola sacerdotal e consultou o Senhor. “Consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu o bando? Alcança-lo-ei? Respondeu o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, alcançarás e tudo libertarás”, I Sam 30:8.

Veja que situação a de Davi, ele tinha 600 homens com ele e todos cansados da viagem de três dias, amargurados, angustiados, e pior, no exército dos amalequitas havia milhares de homens. Aqui encontramos a importância de darmos total crédito as verdades bíblicas. Davi buscou ao Senhor, e tinha agora uma orientação direta da PALAVRA DE DEUS: persegue-o, porque, de fato, alcançarás e tudo libertarás. “Vem, passemos a guarnição destes incircuncisos; porventura, o Senhor nos ajudará nisto, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos”, I Samuel 14:6. Davi então perseguiu o bando. Logo no início 200 homens ficaram para trás por causa do cansaço, e Davi, com apenas 400 homens, teve uma grande vitória sobre um exército de milhares. Ele não teve medo porque tinha a convicção, vinda da PALAVRA DE DEUS, que obteria o sucesso. As mulheres foram libertas juntamente com seus filhos, e ainda foram trazidos os despojos dos amalequitas. Davi teve uma confiança inabalável na Palavra de Deus. Se Deus diz, está dito! Quando Deus se comunicar conosco na Sua Palavra, o Espirito Santo irá gerar em nós convicção e fé, nos dando um ÂNIMO NOVO para andarmos em novidade de vida, Romanos 6:4, e assim seremos livres do ânimo dobre.

Deus vela por Sua Palavra, Ele tem um zelo por Ela, que é o nosso manual de consulta, é nela que encontramos a direção e iluminação dia após dia. Mesmo em tempos de angústia, assim como Davi se reanimou no Senhor seu Deus, podemos também, reanimar-nos no Senhor nosso Deus.

Talvez hoje você esteja desanimado, sem esperança e frustrado. Ergue sua cabeça, alimente a sua fé com a Palavra de Deus, confie n’Ele, reanima-te no Senhor, não temas, o Senhor é contigo. Seja sábio e consulte ao Senhor, abra a Palavra de Deus, deixe-a te animar, te dar esperança e te transformar. Cuidado com os pensamentos humanos, que vêm em nome de Deus, mas sem fundamento bíblico, você poderá ser influenciado com palavras que não acrescentarão nada a você.

Vamos em frente, e sempre! Não com duas caras, não com a mente dividida, não com convicção dividida, não andando de duas maneiras com Deus. Sejamos sérios com as coisas de Deus. Talvez, você não irá agradar a todos, mas saiba que, cada um tem sua responsabilidade com a porção que está recebendo de Deus. Esteja certo que, Aquele que começou a boa obra em vós há de completa-la. Ele irá completar, por quê? Porque Ele disse para Jeremias: “Que vês tu, Jeremias? Respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque Eu velo sobre a Minha Palavra para a cumprir”, Jeremias 1:11,12

Um grande abraço,

Pastor Geraldo.