“Quanto a mim, bom é estar junto a Deus. No Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os Seus feitos” Salmos 73:28.
Deus está sempre fazendo algo maravilhoso em nosso meio. Não temos ideia da extensão da atuação de Deus hoje. O salmista disse: Quanto a mim, bom é estar junto a Deus. Podemos desfrutar dessa realidade hoje, Junto a Deus pessoalmente, com nossos irmãos, com nossa casa, e em nosso trabalho, etc. Não importa o que estamos fazendo, nem onde estamos, o que importa é estarmos juntos com Deus. Isto nos dá segurança de estarmos no centro da Sua vontade.
O Alvo de satanás é criar barreiras entre nós e Deus. Mas no meio das tribulações; podemos dizer: Bom é estarmos com Deus. Deus está Satisfeito conosco e onde estivermos reunidos, os anjos do Senhor estarão presentes, brigando por um espaço em nosso culto, só para verem como Deus usará da Sua Graça conosco. Os anjos sabem que Deus está conosco e é sempre presente. O Senhor nosso Deus é o nosso refúgio, para proclamarmos os Seus feitos.
“Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gostas de água sobre a erva. Porque proclamarei o Nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas Obras são perfeitas, porque todos os Seus Caminhos são juízo; Deus é Fidelidade. E não há n’Ele injustiça; é Justo e Reto”, Deuteronômio 32:14. Que privilégio! Juntos com Deus, proclamando o Nome do Senhor! Aleluia! Eis a Rocha! Jesus Cristo é a Rocha, a Pedra Angular que nos sustenta e nos fortalece nas batalhas.
“O Senhor é Bom, é Fortaleza no dia da angústia e conhece os que n’Ele se refugiam”, Naum 1:7. Muitos filhos de Deus conduzem de forma familiar suas vidas, pois não consideram a importância de serem instrumentos nas Mãos do Senhor para proclamar o Seu Nome.
Temos um refúgio de segurança junto a Deus, que nos conhece e sabe quando buscamos nos refugiamos n’Ele. Para alguns filhos de Deus, o lugar de refúgio é o mundo com suas concupiscências, e nos momentos de angústia, correm para as ofertas que o diabo faz para afastar cada um da presença de Deus. Precisamos entender que o mais confiável para as nossas vidas e para nossas famílias, é estarmos juntos a Deus.
“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”, João 10:10. Temos um adversário pessoal e individual que deseja destruir a nossa fé, ele não pode fazer-nos perder a salvação, então, ele quer eliminar a nossa fé. O alvo do diabo é com que fazer você e eu vivamos em conformidade com este mundo tenebroso afastados da presença de Deus.
“Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, Lhe exaltemos o Nome. Busquei o Senhor, e Ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Contemplai-O e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame. Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que n’Ele se refugia”, Salmos 34:3-8. Qual é o lugar de refúgio? Deus é o nosso Refúgio, podemos provar e ver, que o Senhor é bom. Ele jamais irá nos abandonar.
Davi disse: Engrandecei o Senhor comigo! Ele buscou o Senhor e foi acolhido e socorrido. Davi foi o maior monarca de toda a história de Israel e, se fizéssemos uma entrevista com ele hoje, perguntando: Davi, foi a sua lança que o fez tão grande? Foi matar um leão? Então foi o seu escudo? Já sei! Foi ao matar Golias? Com certeza Davi responderia a todas essas perguntas com um simples NÃO. Mas ele diria com convicção: Foi a graça e misericórdia de Deus que me engrandeceu. “Bendito seja o Senhor, que engrandeceu a Sua misericórdia para comigo”, Salmos 31:21. Este é o mesmo princípio para conosco, a misericórdia e a graça de Deus nos engradece através de Seu amor incondicional. Não merecemos, mas recebemos quando respondemos com fé. Deus é Onipresente em cada situação e a qualquer momento de nossas vidas, Ele está sempre conosco.
“Forjai projetos, e eles serão frustrados; dai ordens, e elas não serão cumpridas, porque Deus é conosco” Isaías 8:10. Não esqueça disto: Não estamos sozinhos entregues o nosso próprio destino. O Senhor está juntinho de nós e tem um plano fundamentado em Sua fidelidade e em suas misericórdias que se renovam a cada manhã.
Talvez nestes dias você tem passado por momentos de incerteza e insegurança, e tem sofrido por isto. Saiba que não estás sozinho, pois, se você já recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, Ele é contigo. O inimigo poderá forjar projetos contra você, mas não prevalecerá, por quê? Porque o Senhor é contigo, Ele é o seu refúgio sempre, principalmente no dia da angústia.
Salmos 91:1-5 diz: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu Refúgio e baluarte, Deus meu, em Quem eu confio. Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as Suas penas, e, sob Suas asas, estarás seguro; a Sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia”
A galinha ajunta seus pintinhos debaixo das suas asas, este é o lugar de refúgio para eles. Agora, imagine um pintinho rebelde! Ele começa a ciscar em outros lugares e a galinha fica preocupada, então o pintinho se afasta um pouco mais. Enquanto isso, um gavião observa do alto do poste o pintinho rebelde. O gavião avalia cada passo dele, e quando ele vê, que a distância para o pintinho correr para debaixo das asas da galinha é grande, ele vem com toda a força e o arrebata. Assim é o diabo conosco, ele está o tempo todo nos observando. E quando saímos do lugar de Refúgio que é o Senhor, e começamos a ciscar neste mundo tenebroso, satanás vem para nos atacar. Ele veio para roubar, matar e destruir: roubar sua comunhão com irmãos, matar seu chamado perante Deus e, destruir a sua fé. “Jerusalém, Jerusalém, … Quantas vezes quis Eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não quisestes!” Mateus 23:37
Não saia do Refúgio, não cisque no mundo. “O mundo inteiro jaz no maligno” I João 5:19 . Cuidado, o mundo inteiro está sepultado no maligno e o inimigo te observa com o intuito de fazê-lo naufragar na fé. Jesus orou por nós, Ele disse em Sua oração: “Pai, não rogo somente por estes, mas também por aqueles que irão crer em Mim por intermédio da Sua Palavra. Eu lhes Tenho dado a Tua Palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também, Eu não Sou. Não peço que os tire do mundo, e sim que os guardes do mal”, João 17:20,14,15.
Depois de nos refugiarmos no Senhor, precisamos engrandecer e proclamar o Seu Nome. Proclamando as boas novas de Jesus Cristo em todo lugar e a todas as pessoas. Jesus é a Rocha Eterna e habita em nós. “Não mais eu vivo, mas Cristo vive em mim. E este viver que vivo agora, vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e a Si Mesmo se entregou por nós”, Gálatas 2:20. Sempre com Deus, e proclamando que Jesus é o Único Caminho, a Única Verdade e Vida, e que ninguém vai ao Pai, senão por Ele. João 14:6 A obra está consumada. Dois mil anos atrás, Jesus Cristo morreu a nossa morte pagando um alto preço por cada um de nós, e este preço foi o Seu Precioso Sangue derramado uma única vez por toda a eternidade. Aleluia!!!
Tudo é possível para Deus. Em qualquer situação, Ele sempre trará a provisão na hora certa. Deus, às vezes, espera para ter misericórdia de nós. É terrível quando nossos desejos nos impedem de cultuarmos a Deus. Ele tem um suprimento espiritual para cada uma das nossas necessidades. Não troque o Eterno pelo o imediato. Deus trará uma paz maravilhosa com contentamento sempre que nos refugiarmos n’Ele.
É tempo de crescer, é tempo de vermos as maravilhas do nosso Deus e contar os Seus feitos. “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus. No Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os Seus feitos” Salmos 73:28.
Um grande abraço
Pastor Geraldo.