“Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados. (…), exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”, Judas 1-3.
Todos nós temos um chamado da parte de Deus, que foi feito antes da fundação do mundo. Chamados, principalmente para andar em novidade de vida manifestando o caráter de Jesus Cristo. Somos amados e chamados por Deus Pai, Ele nos amou incondicionalmente, como somos e como estamos.

Somos guardados em Cristo Jesus. Guardar, no grego é, Phulax e fala sobre: Guardar, sentinela, manter, conservar, proteger cuidadosamente, defender do inimigo. No sentido mais amplo, fala de prover proteção contra o inimigo, como uma guarnição na fronteira. Guarnição é um conjunto de tropas estacionadas ao redor de uma cidade para proteger, guardar, conservar o local contra uma invasão. A guarnição fica na fronteira, na divisa da cidade, protegendo contra o ataque do inimigo.

Trazendo este exemplo para prática, pensamos nas áreas de nossas vidas que estamos avançando na Palavra de Deus, e que estamos adquirindo vitórias, e que o inimigo quer delimitar, para impedir que avancemos. O inimigo faz de tudo para que, você retroceda nas áreas que está alcançando vitória. Ele tenta nos fazer recuar ou diminuir o passo. Ele quer que comecemos a andar como tartarugas, nas áreas que estamos voando com Deus, para assim perdermos o ritmo que estávamos com o Senhor naquela área. E o inimigo faz isso, por que ele sabe que teremos uma vitória em breve naquela área, e como um bom estrategista, ele tenta retardar a nossa vitória o máximo.
Mas Deus tem nos preservado e guardado. Ele tem nos protegido cuidadosamente, através de seus anjos, para impedir que o inimigo avance nessas áreas, onde estamos aplicando a Palavra de Deus. É muito importante que entendamos sobre palavra fronteira que significa GIBIL: descreve um território dentro de certos limites de área fechada. Existem áreas em nossas vidas e em nossas mentes, que estamos avançando. E isso por causa da aplicação da Palavra de Deus. Mas o inimigo insiste em nos fazer retroceder, ou que, ao menos, comecemos a caminhar de forma mais lenta, pois, para ele qualquer avanço é prejuízo.

Em I Samuel 14:6,7 lemos: “Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos a guarnição destes incircuncisos; porventura, o Senhor nos ajudará nisto, porque para o Senhor nenhum impedimento há de livrar, com muitos ou com poucos. Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha”. Quando aplicamos a Palavra de Deus, alimentando a nossa fé e decidimos exercê-la, isso toca o coração das pessoas que estão a nossa volta. Elas sentem segurança, e assim como o escudeiro dizem: nós vamos contigo, por que a minha disposição é como a tua, vamos juntos nessa fé. A fé de Jônatas era contagiante e influenciou o seu escudeiro.

Creia, não há impedimento para Deus te livrar. Com muitos ou com poucos, Ele é fiel. O escudeiro podia duvidar da possibilidade de livramento, pois eram apenas dois contra uma guarnição inteira, mas ele preferiu crer. O testemunho de Jônatas tocou o coração do escudeiro, pois sabia que com Deus, eles seriam a maioria. E assim eles tiveram uma grande vitória, pois verdadeiramente, não há impedimento para Deus. Mas muitas vezes, nós é que colocamos impedimento. Pensamos que somos poucos, pequenos, sem dinheiro, sem local para reunir, tá chovendo, é muito longe, estou chateado com fulano, etc. E esses são dardos que satanás lança, para nos impedir de avançar.

Em I Crônicas 4:9,10 lemos: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei a luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”. Jabez significa dor e aflição, pois, quando ele nasceu, sua mãe sentiu mais dores que o normal durante o parto. É possível que Jabez tenha sofrido muito bullying quando era uma criança ou adolescente, por causa desse nome. Ele cresceu com isso o incomodando, e em certo momento de sua vida, ele decidiu orar ao Deus de Israel, e disse: Senhor, alargue as minhas fronteiras, seja comigo a Tua mão, e que não me sobrevenha dor e aflição, que são o significado de meu nome.

O mais lindo desse versículo está na última frase, que diz: E DEUS O ATENDEU. Nós também queremos alargar diariamente as nossas fronteiras, principalmente nas áreas que o inimigo está delimitando e ganhando vantagem. Podemos orar para que Deus realmente nos dê sabedoria e discernimento na aplicação de Sua Palavra, para que sejamos promovidos e possamos avançar com Ele, alargando as nossas fronteiras, vendo a grandeza de sua graça em nosso dia a dia, principalmente em nossas emoções.

Quando aceitamos as setas de satanás, com pensamentos malignos em nossa mente, perdemos espaço em áreas que já estávamos avançando. Isso nos faz sofrer, e faz com as pessoas a nossa volta sofram também. Por isso mantenha firme a sua fé, principalmente nas áreas que você já está avançando. Jabez pediu ao Senhor para alargar as suas fronteiras. O inimigo quer invadir as nossas vidas, e diminuir as fronteiras nas áreas que estamos alcançando vitórias. Ele não quer nos ver avançar, ele deseja nos afastar da presença, do plano e do chamado de Deus para nossas vidas. O inimigo sabe que somos amados, chamados e guardados por nosso Deus, e não quer que vivamos essa realidade. Ele sempre cria situações para tirar a nossa atenção da caminhada com Deus, para que assim, naufraguemos na fé.

Mas nós somos conservados e protegidos em Jesus Cristo e, conforme Hebreus 1:14, os anjos de Deus são Ministros para nos servir e guardar. Deus usa seus anjos para nos proteger. Em Salmos 91:11-16, diz: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação”. Estamos seguros e guardados pelos anjos de Deus, por que Ele prometeu dar ordens a nosso respeito.

Em II Reis 6: 15-17 lemos: “Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que as tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-Te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. Foi grande o alívio e a tranquilidade do servo de Eliseu, quando viu a proteção divina a volta deles. Também nós, quando pensamos que somos poucos e insignificantes, podemos dizer que, mais são os que estão conosco. Os anjos do Senhor estão trabalhando a nosso favor, e podemos confiar em Deus que temos essa proteção diariamente, contra as ciladas do inimigo. Satanás está o tempo inteiro nos perseguindo para matar, roubar e destruir, o mover de Deus em nossas vidas, mas não devemos retrair. Podemos seguir em frente, pela fé resistindo aos seus ataques.

E para alimentar a nossa fé, temos Romanos 10:17 “E assim a fé vem pela pregação, e a pregação da Palavra de Cristo”. É a Palavra de Deus que alimenta a nossa fé, em I Pedro 5:8-11 também lemos: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firme na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, Ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A Ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!”.

Assim, amados, com muitos ou com poucos, se estamos andando na fé, e pedindo a Deus para nos manter guardados e protegidos dentro do plano perfeito d’Ele. Nós teremos a tranquilidade de saber que Ele é fiel para cumprir o que nos prometeu. Estamos guardados por Jesus Cristo! Podemos continuar firmes, na certeza que teremos a vitória e que vamos prevalecer. Nunca devemos esquecer que a nossa luta, não contra carne ou sangue, pois, assim com está escrito em Efésios 6:12, “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Quando alguém está te perseguindo, a questão não é essa pessoa, mas sim o espírito maligno que está atuando por trás desta pessoa.

Por isso é tão importante deixarmos a Palavra de Deus fluir em nossa mente e em nossos corações, deixando o Espírito Santo nos ensinar o caminho que devemos andar. Principalmente nas áreas que estamos cedendo, sem perceber, para o inimigo. Aquelas áreas nas quais estamos nos tornando como crentes mornos. Tome uma posição de fé, ore como Jabez, e peça a Deus para alargar as suas fronteiras, para que o inimigo não consiga se aproximar e tomar vantagem. Abra a Palavra de Deus, assim, Ele irá se comunicar com você, e de uma forma prática, e você irá resistir ao inimigo, alargando o limite e a fronteira na sua vida, ao ponto do inimigo não ter mais vantagem naquela área. Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz e útil para nos ensinar.

Em I Samuel 17:47, quando Davi foi encontrar com Golias, ele disse: “Saberá toda essa multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança, porque do Senhor é a guerra, e Ele vos entregará nas nossas mãos”. O Senhor nos dará a vitória. Em II Crônicas 32: 7,8, diz: “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele; porque um há conosco maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá”. É o mesmo pensamento de Jônatas, com muitos ou com poucos, mesmo vindo uma multidão, com Deus não há impedimento para salvar. Porque fomos chamados e amados por Deus e somos guardados em Jesus Cristo. “aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo, a misericórdia, a paz e o amor vos sejam multiplicados. (…), Judas 1-3.

Que grande proteção nós temos. Mas muitas vezes sentimos medo, por que nos esquecemos, que somos amados, chamados e cuidados por Deus. Então lembre-se, os anjos de Deus são ministros para nos servir, estamos guardados e protegidos. Não deixe o inimigo tomar vantagem em áreas que você já conquistou vitória.

Um grande abraço,
Pastor Geraldo.