CONTEMPLA QUE GRANDE AMOR NOS TEM CONCEDIDO O PAI

I João 3:1 Vede, observe, contemple que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. “Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a Ele mesmo”.  Antes de conhecer a Jesus Cristo como Salvador, estávamos mortos em nossos delitos e pecados, afastados das promessas, sem esperança e sem Deus no mundo, Efésios 2:1,12. Mas Deus nos viu e nos atraiu a Ele com Seu amor eterno, segundo Jeremias 31:3.

Este grande amor é incondicional, Deus nos ama como somos e como estamos hoje e agora. Ele provou o Seu próprio amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores, Romanos 5:8. Agora, somos novas criaturas, filhos legítimos de Deus, como resultado da obra consumada por Jesus Cristo no calvário, II Coríntios 5:17. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não conheceu a Ele mesmo. Somos peregrinos e forasteiros neste mundo tenebroso de acordo com Efésios 2:19. Nossa pátria é celestial de acordo com Filipenses 3:20, por isso devemos andar neste mundo de trevas, com os olhos na eternidade.

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A NOSSA FÉ. (…) Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno”, I João 5:4,18,19. Pela graça de Deus, temos uma nova identidade, somos filhos de Deus. O mundo está sepultado no maligno e vivemos pela fé, como luzeiros em um mundo tenebroso. Mateus 5:14.

“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resistir-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”, I Pedro 5:5-9.  Temos um adversário pessoal e individual que quer destruir nossa fé. Ele não pode fazer você perder a salvação, então, o alvo dele é fazer você naufragar na fé. A ansiedade às vezes nos consome, e o inimigo deseja ardentemente que vivamos ansiosos porque assim, ficaremos fragilizados e suscetíveis a seus ataques. Por isso é tão importante nos apegarmos a Palavra de Deus, Romanos 10:17.

Nossa fé é preciosa para Deus, por isso, Sua palavra nos motiva a exercê-la, e o Espírito Santo que em nós habita, nos conduz a praticidade da fé. É crucial que entendamos que a nossa pátria é celestial, vivemos em um mundo onde o inimigo atua com intensidade e nos odeia. Jesus disse: “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também Eu não sou. Não peço que os tire do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como Eu também não o sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”, João 17:14-17. O maligno está sempre aproveitando a nossa fragilidade para nos atacar, com o intuito de nos roubar, matar e destruir de acordo com João 10:10b.

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resistir ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se achegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará”, Tiago 4:7-10.  Resistir na fé, pois o inimigo nos induz a acusarmos a Deus por estarmos em uma situação desastrosa. O alvo é nos fazer naufragar na fé. O inimigo usa nossas situações difíceis, os problemas, as necessidades e até mesmo os nossos desejos com a finalidade de trazer acusações e condenações. Devemos sim, resistir-lhe firmes na fé. Uma fé alimentada com a palavra de Deus. Satanás usa pessoas que não conhecem a Jesus Cristo, ele usa até mesmo crentes carnais para nos julgar segundo as vistas e assim, trazer acusações. Precisamos manter nosso foco em Cristo Jesus, em todas as situações, não permitindo que nossas convicções na palavra de Deus, deem lugar à incredulidade. Quando não damos brecha para o inimigo, andando de fé em fé, ele se envergonhará e fugirá de nós.

Davi não foi treinado para ser rei, ele não foi preparado desde a infância, como o filho do príncipe William da Inglaterra. Davi era um simples pastor de ovelhas, mas Deus o chamou com um propósito eterno, e mesmo Davi fracassando vezes, nos relacionamentos e na educação dos seus filhos, ele foi chamado de um homem segundo o coração de Deus. Os fracassos de Davi se tornaram em grandes oportunidades para Deus revelar seu amor. Davi, mesmo sem o devido treinamento, se tornou o maior monarca de toda a história de Israel, devido a sua fé inabalável.

“Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar. Davi muito se angustiou, pois o povo falava em apedrejá-lo, porque todos estavam com amargura, cada um por causa dos seus filhos e de suas filhas; porém, Davi se reanimou no Senhor seu Deus”, I Samuel 30:4-6.  A cidade de Davi, Ziglague foi invadida pelos amalequitas, as mulheres e filhos de Davi e de seus homens foram levados cativos. O povo culpou Davi, e além da dor da perda, Davi também se angustiou com as acusações do seu povo. Porém, ele se animou no Senhor seu Deus, e buscou aconselhamento na Palavra, e assim que teve uma resposta tomou uma atitude. “Perseguirei eu o bando? Respondeu-lhe o Senhor: Persegue-o, porque, de fato, o alcançaras e tudo libertarás”, I Samuel 30:8. Mesmo diante de uma impossibilidade a vista humana, Davi com quatrocentos homens cansados, perseguiu milhares de amalequitas tendo uma grande vitória, e assim, libertou seus filhos e filhas e as mulheres e ainda trouxe grandes riquezas porque Deus batalhou com Davi.

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”, II Coríntios 4:15-17. Davi teve a Palavra de Deus como final em sua vida e recebeu a vitória, ele não avaliou segundo as vistas porque se assim tivesse avaliado, jamais iria atrás dos milhares de amalequitas. Pela fé, ele foi para a batalha e Deus o alegrou com a vitória. “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8:8. Não ande pelas vistas, porque se andarmos assim, viveremos na carne e desagradaremos ao nosso Deus.

Estamos seguros nas Mãos de Deus, por causa do Seu grande amor que nos amou. Deus não abre mão da sua vida mesmo que ela esteja muito bagunçada. Ele te ama com um amor incondicional e batalhará suas batalhas a teu lado. Não permita que boatos o leve a agir fora da vontade de Deus, resisti ao inimigo na fé e ele fugirá de vós. Lembre-se, estamos no mundo, mas não somos do mundo, a nossa pátria é celestial, andemos firmes neste mundo tenebroso, e de cabeça erguida e com os olhos no Autor e Consumador da nossa fé, JESUS CRISTO.

Não seja anulado pelas investidas do inimigo, resisti-o na fé. Ele está ao derredor rugindo como leão, conforme I Pedro 5:8. Mas temos a fé, a esperança e a Palavra de Deus que nos fala: “Forjai projetos, e eles serão frustrados; dai ordens, e elas não serão cumpridas, porque Deus é conosco.” Isaías 8:10.  A sua fé é preciosa para Deus, e quando você põe na prática, traz grande alegria ao Coração do Pai. Assim, em tempo de sequidão, você continuará a dar frutos, como árvore plantada junto as correntes das águas, Jeremias 17:5-8. Jesus disse: “Não temas, crê somente!” Marcos 5:36. Quando Tomé duvidou, Jesus lhe disse: “Não seja incrédulo, mas crente!” João 20:27.

Que sejamos firmes em exercer nossa fé, colocando em prática a palavra de Deus, não temendo, não duvidando, mas crendo! Porque o que mais agrada ao nosso Deus, é a nossa fé, Hebreus 11:6.

Vede, contemple e observe que grande amor tem nos concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus. E de fato, somos filhos de Deus. Deus nos ama em todo tempo e em qualquer situação. Deus continua nos amando nos fracassos das nossas vidas e Ele pode transformar os fracassos em grandes bênçãos para as nossas vidas. Seja perseverante, aproveite as oportunidades e desfrute do amor do nosso Deus.

O mundo não te dará o valor que você tem, mas Deus já nos avaliou e o preço é imensurável, o SANGUE DE JESUS. Somos de grande valor para Deus. Ele sabia que as vezes iríamos fracassar, mas mesmo assim, Ele nos amou e ainda nos ama incondicionalmente. Desfrute deste amor nessa semana e, seja prático na fé e resistindo ao inimigo, a vitória virá em Nome de Jesus.

Deus te abençoe! Um grande abraço,

Pastor Geraldo Oliveira.