Hoje e Agora!

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta entendimento…” Oséias 4:6ª

A Igreja de Jesus Cristo, tem se deixado influenciar com o espírito dessa época, que é o espírito de Laodicéia, e assim, vem deixando Deus em segundo plano. Muitos irmãos, mesmo tendo conhecimento da Palavra de Deus, estão sem discernimento espiritual da urgência do nosso tempo. E por isso, estão sendo anulados na fé, não praticando a Palavra de Deus, por falta de submissão ao Espírito Santo.

 “Onde não há revelação Divina, o povo se desvia” Provérbios 29:18. Hoje no nosso meio, tudo é motivo para deixar de congregar, e isso leva os filhos de Deus a se desviarem da verdade, e da comunhão com Deus e com os irmãos.

“Se o meu povo, que se chama pelo o Meu Nome, se humilhar, e orar, e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” II Crônicas 7:14. Nunca é tarde de mais para um filho de Deus restaurar sua comunhão. Deus está o tempo todo trabalhando para que isso aconteça. Neste dia, nesse exato momento, Deus está dizendo para cada um de nós, EU TE AMO e QUERO TE LEVAR ALÉM DA COMPREENSÃO DO QUE ESTÁ ESCRITO. A palavra de Deus nos estimula a andar em novidade de vida, e quando a colocamos na prática, vem o Rhema, e é exatamente isso que Deus quer de nós.

“Eu é que Sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, Me invocareis, passareis a orar a Mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-me-ei e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor…” Jeremias 29:11-14. Este é um dos desejos de Deus para o seu povo. Ele quer que estejamos congregados, e que, mantenhamos comunhão uns com os outros. “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; Ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no Seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Os que estão entristecidos por se acharem afastados das festas solenes, Eu os congregarei. Naquele tempo, Eu vos farei voltar e vos recolherei; certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando Eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o Senhor” Sofonias 3:17,18,20. Deus está no nosso meio, e nos conduz. Ele é poderoso para mudar nossa sorte perante nossos olhos, Ele é poderoso para nos cuidar hoje.

“Aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quando vedes que o Dia se aproxima” Hebreus 10:22-25.

O filho de Deus que não recebe os pensamentos d’Ele, revelados na Palavra, vive pecando e facilmente se corrompe, pois tem o seu testemunho destruído por falta de conhecimento. Não seja um crente vacilante, guarde firme sua confissão de fé e esperança, sabendo que, foi Deus quem fez a promessa, e Ele é poderoso para cumpri-la. “Faze-me justiça, Senhor, pois tenho andado na minha integridade e confio no Senhor, sem vacilar” Salmos 26:1.

Deus jamais irá abrir mão da sua vida, porque Ele te ama incondicionalmente. Nesse momento, Ele está trabalhando em seu beneficio para que você permaneça firme na fé. Podemos ter consideração uns pelos os outros, e assim cumprimos a Palavra de Deus, testemunhando através das nossas vidas, a Vida de Cristo. “Veio ainda a palavra do Senhor, dizendo: Que vês tu, Jeremias? Respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o Senhor: Viste bem, porque Eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir” Jeremias 1:11,12.

“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus Vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” Hebreus 3:12,13. Mesmo nos afastando de Deus, Ele jamais irá se afastar de nós. Então, sejamos crentes e não incrédulos, pois, a incredulidade nos estimula a afastar do Deus Vivo. Precisamos alimentar nossa fé com a Palavra de Deus, dando espaço para que, o Espírito Santo, em momento oportuno, traga a nossa memoria o que aprendemos. E assim, a Palavra escrita vira prática, gerando o verdadeiro testemunho de uma vida com Deus.

Muitas das vezes, a incredulidade é gerada em nós por causa de uma imagem negativa em nossa consciência, sobre nós mesmos, ou sobre outras pessoas, e isso as vezes nos impede de ouvirmos a Palavra de Deus e de armazená-la em nossa memória. E esta é a área que o Espirito Santo quer usar para tornar a Palavra de Deus, prática em nossas vidas. A Influência do passado, muitas vezes, é que atrapalha o nosso presente, e isso porque, avaliamos tudo conforme a experiência ruim que tivemos, o que acaba gerando um bloqueio, que nos impede de receber de Deus.

Deus deseja que, a nossa vontade seja para ouvir Sua palavra, não permitindo que, o passado nos bloqueie no dia de hoje. “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,” Filipenses 3:13. Nossos erros, fracassos e decisões erradas, já passaram, mas a Palavra de Deus é eterna.

Por isso é crucial que consideremos o dia de Hoje, não deixe para amanhã o que Deus te chamou para fazer hoje. Não podemos deixar o nosso coração ser endurecido pelo o engano do pecado, que nos afasta do Deus Vivo. “Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração…” Hebreus 3:7,8. O agora é o tempo mais importante para as nossas vidas. HOJE, podemos decidir ouvir de Deus, é uma decisão que só nós podemos tomá-la. “Guarda o que Eu te ordeno HOJE:” Êxodo. 34:11 “Por isso, HOJE, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há. Guarda, pois, os Seus estatutos e os Seus ensinamentos que te ordeno HOJE, para que te vá bem a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá para todo o sempre” Deuteronômio 4:39,40. “Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que HOJE vos ordeno, para que vivais, e multiplicais…” Dt. 8:1.

“Sabe, pois, HOJE, que o Senhor, teu Deus, é que passa adiante de ti…” Dt 9:3. “HOJE, o Senhor, teu Deus, te manda cumprir estes estatuto… HOJE, fizeste o Senhor declarar que te será por Deus, e que andarás em teus caminhos…” Deut. 26:16,17. “Longe de nós o rebelarmo-nos contra o Senhor e deixarmos, HOJE, de seguir o Senhor,” Josué 22:29. Sabemos que nestes textos, Deus está falando para Israel, mas aqui Ele revela um princípio, HOJE é o dia para levarmos a sério a nossa vida com Ele. Sejamos firmes em nossa confissão de fé e esperança.  

“Chamou Faraó a Moisés e a Arão e lhes disse: Rogai ao Senhor que tires as rãs de mim e do meu povo; então, deixarei ir o povo, para que ofereça sacrifícios ao Senhor. Falou Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, pelos os teus oficiais e pelo o povo, para que as rás sejam retiradas de ti e das tuas casas e fiquem somente no rio. Ele respondeu: AMANHÃ…” Êxodo 8:8-10. Faraó cometeu um erro, e perdeu uma oportunidade de um livramento imediato. Ele estava com um grande problema, tinha rãs por todos os lados, nas casas, ruas, no palácio e até em seu porte de beber água, e quando Moisés perguntou para Faraó: Quando é que hei de rogar por ti para que as rãs sejam retiradas? Era de esperar que Faraó gritasse: Agora, Hoje, imediatamente! Mas Faraó deu uma resposta surpreendente: AMANHÃ! Ele preferiu continuar toda aquela tarde e noite com as rãs. Algumas vezes, essa também é a nossa resposta para Deus.

O desejo de Deus, é que tomemos um passo de fé, principalmente naquela área das nossas vidas, que estamos sempre adiando, e dizendo para Ele: AMANHÃ DEUS!!! Ao invés, de dizermos, HOJE e AGORA, Pense nisto!

“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, HOJE, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou os deuses dos amorreus em cuja terra habitais. EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR” Josué 24:15. Como está escrito em Hebreus; “se HOJE ouvirdes a Sua vós, não endureçais o vosso coração”.

Não se deixe afastar de Deus, não deixai de congregar, alimente sua fé e esperança. Não permita que o seu andar com Deus seja comprometido por falta de conhecimento. Como vimos em Oséias 4:6ª. “Antes, crescei na graça e no CONHECIMENTO de nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO. A Ele a glória, tanto AGORA como no dia eterno” II Pedro 3:18.

Um grande abraço,

Pastor Geraldo Oliveira.