“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo”, I Coríntios 3:11.

O mais importante em uma construção é o fundamento, que, se não for bem estruturado e firme, corre-se o risco de desmoronar toda a construção. Às vezes, sem perceber, tentamos substituir o insubstituível. Criamos e nos apoiamos em uma estrutura pessoal fundamentada nas coisas naturais, como nas nossas finanças, saúde, família etc. Porém, quando vêm as adversidades, as pressões, as perseguições e as necessidades, essa estrutura desmorona, o que nos abala, e nos deixa introspectivos. E assim, sofremos por que não apoiamos nossas vidas no firme fundamento, que é JESUS CRISTO.

Jesus nos ensinou: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína”, Mateus 7:24-27.

Jesus Cristo é o nosso Fundamento, Ele é a Rocha e quanto mais ouvimos Sua palavra e a colocamos em prática, mais nos revelaremos como o homem prudente que edificou sua casa na rocha. Podem vir ventos e chuvas, problemas, perseguições, ataques do inimigo, necessidades e perigos, mas não seremos abalados, porque estamos sobre a ROCHA, Jesus Cristo. “Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva. Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade e não há n’Ele injustiça; é Justo e Reto”, Deuteronômio 32:1-4.

O nosso problema como filhos de Deus, é que, às vezes, ficamos tentando substituir o que é insubstituível, o que nos torna suscetíveis aos ataques do diabo que sempre oferece outros fundamentos para substituir o Principal Fundamento das nossas vidas, que é Jesus Cristo. E quando caímos, satanás ainda nos traz o sentimento de culpa, sendo que, na verdade não há mais condenação. E ficamos inseguros, esquecendo que Jesus é a nossa segurança, a Rocha inabalável.

Por isso, é tão importante discernirmos Aquele que é o nosso Fundamento, pois assim, nos manteremos íntegros diante d’Ele, e caminharemos firmes e inabaláveis, o que, sem dúvidas, irá incomodar o inferno. Lembram de Jó? Ele era um homem tão íntegro e reto perante Deus, que incomodou e perturbou ao diabo, ao ponto dele ousadamente, acusar a Deus de “bajular” a Jó. “Acaso não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoastes, e os seus bens se multiplicaram na terra…”, Jó 1:10. Diante de tal acusação, Deus permitiu que o diabo tirasse tudo de Jó, menos a sua vida. Jó perdeu tudo que tinha, casa, família, bens e amigos e mesmo assim, se manteve íntegro perante Deus. Isso porque, Jó não estava fundamentado nos seus bens matérias, nem na sua família, e nem na sua saúde ou convívio social, mas sim, no firme fundamento da Palavra de Deus.

Um erro comum que cometemos, quando não estamos atentos ao nosso firme fundamento, e perdemos algo ou somos traídos, ofendidos e enganados, é o de consultar os nossos pensamentos, na busca do erro para o corrigirmos. Pastor Stevens disse em uma mensagem: “QUANDO CONSULTO PRIMEIRO OS MEUS PENSAMENTOS, ANTES DE CONSULTAR A DEUS, JÁ ESTAREI NO PRINCÍPIO DE IDOLATRIA MENTAL”, ou seja, iniciamos um desvio mental que produz cansaço e culpa. Ficamos futricando em nossos pensamentos, e se eu tivesse feito assim? e se falasse assim?, e se? e se?…

Depois de tudo que aconteceu a Jó, sabe qual foi a atitude dele? Ele não ficou procurando onde errou ou se culpando, como está escrito: “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”, Jó 1:20-22. Essa atitude de fé foi como um soco na cara do diabo, que ficou envergonhado. Nós sabemos o resultado de tudo isto e como Deus honrou a fé de Jó. Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava por seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas”, Jó 42:10,12.

Nós não estamos construindo nossa casa espiritual sobre areia ou barro, o nosso Fundamento está sobre a verdadeira Rocha Eterna, Jesus Cristo. O diabo quer entremos em uma situação desesperadora em nossa mente e em nossas emoções. Ele quer que pensemos que estamos sendo massacrados por ele. Isso é uma grande mentira! Por mais que situação pareça desesperadora, nós temos Um Fundamento Real e Insubstituível que disse: “As Minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas Me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. Aquilo que o Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai NINGUÉM PODE ARREBATAR”, João 10:2729.

Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, de MODO NENHUM O LANÇAREI FORA”, João 6:37. O diabo vive enganado e quer vivamos enganados, nos esquecendo que já fomos lavados pelo Sangue de Jesus Cristo, mas podemos descansar, guardar essa verdade em nosso coração, pois: “… antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o MALIGNO NÃO LHE TOCA”, I João 5:18.

Deus não só está conosco como também, trabalhando em nosso benefício, com amor. Podemos pela fé levar todos os pensamentos que não são de Deus, à Deus. Rejeitando os ataques do inimigo em nossas emoções. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,” II Coríntios 10:4,5.

Vivemos dias difíceis, os ataques são frequentes, não podemos dar espaço para o inimigo, precisamos resistir-lhe firmes na fé, “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resistir-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo”, I Pedro 5:6-9.

Jó é um exemplo para nós de como resistir ao inimigo na fé. Na hora da adversidade, vamos manter os nossos pensamentos firmes na Palavra de Deus, vamos adorá-Lo, engrandecer o Seu Nome. Vamos clamar ao Senhor, pois Ele nos ouve. Eis a nossa ROCHA! NOSSO FUNDAMENTO! JESUS CRISTO. Vamos exaltar o nosso Deus em todo tempo, e assim, evitaremos problemas emocionais e preservaremos a nossa mente.

Engrandecei ao Senhor, mesmo em tempos difíceis, engrandecei ao Senhor! Vamos exaltar o Seu Nome em qualquer situação, em qualquer hora ou lugar, louvemos ao Senhor. Com Deus, nós podemos muito mais. Não aceite pensamentos negativos enviados pelo diabo, levante a cabeça, siga em frente, o Senhor nosso Deus está adiante de cada um de nós. O nosso Fundamento, jamais nos deixará, ELE É INSUBSTITUÍVEL, nunca nos abandonará e este Fundamento no qual estamos bem firmados é a nossa Rocha Eterna, Jesus Cristo!

Ao praticarmos a Palavra de Deus, não sendo ouvintes negligentes, mas operosos, revelamos em qual fundamento estamos construindo nossa casa espiritual. Não sobre areia, e sim, sobre a ROCHA. Então, pela graça de Deus, seremos bem sucedidos em tudo quanto fizermos. “Mas aquele que considera, atentamente, a Palavra de Deus, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”, Tiago 1:25.

Deus abençoe a todos,

Pastor Geraldo Oliveira.