São os olhos lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o seu corpo será luminoso. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”, Mateus 6:22,23.

É tão crucial para as nossas vidas nesses dias entender a importância do lugar onde colocamos os nossos olhos. É triste, mas muitos jovens filhos de Deus estão em trevas. Vivem na sensualidade deste mundo tenebroso porque decidiram colocar seus olhos onde Deus não mandou colocar. Resultado: Alguns estão pulando carnaval e achando que é normal para o filho de Deus. Que testemunho é este? Adorando a carne e achando normal! E não somente os jovens, como também os pais estão entrando na onda, pensando que isso não vai atrapalhar em nada os seus filhos. Triste engano! Não é normal, e aqueles que estão agindo assim, estão em trevas e o seus corpos não refletirão a luz de Cristo, por que estão optando pelas trevas. “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”, Mateus 6:21. Onde está o teu tesouro, nestes dias de carnaval?

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos e está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, O Qual, em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a Cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra de Deus”, Hebreus 12:1,2. Deus tem um propósito para cada um das nossas vidas, Ele estabeleceu uma carreira para que possamos correr, e isso, sem perdermos o foco, que é Jesus Cristo. “O Caminho de Deus é perfeito; a Palavra do Senhor é provada; Ele é escudo para todos aqueles que n’Ele se refugiam”, Salmos 18:30. Às vezes, vamos passar por momentos em nossas vidas, quando o medo estará nos afligindo e nos pressionando para andarmos na carne, e não na fé. Porém, não podemos perder de vista, que o caminho de Deus é perfeito, e que podemos andar neste caminho, em segurança e sem tirar os olhos do Senhor. Às vezes, temos medo de não ser aceito por alguém, medo de sofrer uma necessidade se não nos conformamos com este mundo. Medo às vezes, do abandono ou da solidão. Mas a nosso principal objetivo é colocar os olhos no Senhor. Assim, com certeza estarei seguro, porque com Ele, mesmo que pareça que irei naufragar, o fim sempre é de vitória.

Em II Crônicas 20, o rei Josafá enfrentou uma situação que gerou grande medo para ele, mas a fé alimentada com a Palavra de Deus, o fez mais que vencedor nesta situação. Assim, no terceiro ano do seu reinado, Josafá enviou os sacerdotes por toda a Judá ensinando a Palavra de Deus, este é o contexto que está relatado no capítulo 17 de II Crônicas. Quando porém, Josafá soube que os Moabitas e Amonitas vinham contra ele, o medo o afligiu. Estes povos foram exatamente, os que Deus não permitiu que Israel destruísse na saída do Egito para Canaã. Estes povos de Amom e Moabe eram guerrilheiros e tinham a fama de perigosos. Certa vez, os Judeus iam sepultar um dos seus, e chegando próximo da cova de Eliseu, eles viram um bando de Amonitas e ficaram com muito medo. Assim, eles lançaram o corpo do defunto na cova de Eliseu e correram. O corpo, ao bater nos ossos de Eliseu, ressuscitou. Imagine a cena, os pais do defunto, os primos e amigos correndo dos Amonitas e atrás deles o rapaz que ressuscitou, provavelmente ao sair da cova, ele viu o bando de Amonitas e correu também. Os parentes na frente, o ressurreto no meio e os Amonitas atrás. Parece um desenho animado. Isto é só para ilustrar a fama de perigosos guerreiros dos Amonitas, os quais Josafá iria enfrentar.

“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá. Judá congregou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar o Senhor”, II Crônicas 20:3,4. Na hora do medo, Josafá não estava sozinho. Toda aquela gente que recebeu a instrução da Palavra de Deus em II Crônicas 17, estava com ele em oração. O medo de Josafá não o fez entrar em desespero, pelo contrário ele colocou seus olhos no Senhor seu Deus, ele buscou refugio no lugar certo. Josafá se colocou em pé na casa do Senhor, no meio da congregação e orou em voz alta. Na conclusão da oração, Josafá revelou onde estava o seu olhar. “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás Tu o Teu julgamento contra eles? Porque em nós não Há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; PORÉM OS NOSSOS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TI”, II Crônicas 20:12. Em outras palavras, Josafá estava dizendo para Deus: (Senhor, não temos mais forças, não sabemos mais o que fazer, porém, nós sabemos em Quem temos crido e sabemos que o Senhor é Poderoso para nos socorrer, aconteça o que acontecer, vamos continuar a perseverar na confiança em Ti, não vamos desistir, venha o que vier, NOSSOS OLHOS ESTARÃO SEMPRE POSTOS EM TI.)

Deus respondeu a oração de Josafá: “e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o Senhor. NÃO TEMAIS, NEM VOS ASSUSTEIS POR CAUSA DESTA GRANDE MULTIDÃO, POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS. Amanhã, descereis contra eles, neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará”, II Crônicas 20:15 -17. Josafá colocou os cantores a frente do seu exército, e foram cantando encontrar o inimigo e sabem o que aconteceu? No momento que começaram a cantar, Deus colocou emboscada contra os filhos de Amom e de Moabe e foram desbaratados, versículo 22. Quando Josafá chegou no topo da montanha e procurou ver o inimigo, estavam todos mortos. Josafá veio com o povo e durante três dias, tomaram os despojos, de Amom e Moabe. Então voltaram para Jerusalém, cantando e com muita alegria.

Às vezes, sentimos tanto medo que, é produzido um pavor em nossos corações. E são nestes momentos que comentemos os maiores erros das nossas vidas. Precisamos fazer como Josafá, manter os olhos firmes no Senhor nosso Deus, reconhecendo a nossa incapacidade e descansando em Suas promessas, reveladas na Palavra. Mantenha o foco no Senhor, e saiba, o nosso futuro é tão brilhante quanto as promessas de Deus para as nossas vidas, porque todas elas têm o sim e o amém de Deus.

Muitos estão fugindo do caminho que Deus tem estabelecido para a suas vidas, e se enredando na adoração à carne. O pecado nos assedia com o propósito de tirarmos os olhos do Senhor. Não vos conformeis com este mundo, não vos conformeis com este século. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa e agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:2. Não devemos tirar os olhos do Senhor, porque se tirarmos, vamos entrar em pânico, vamos desistir, e o diabo terá êxito em nossas vidas. Lembre sempre, o diabo não pode jamais possuir um crente, mas pode manipular através das suas setas malignas, de acordo com Efésios 6.

Efésios 4:30, diz que fomos selados pelo o Espírito Santo. E sabemos que, Maior é o que está em nós do o que, o que está no mundo, de acordo com I João 4:4. O nosso corpo é tabernáculo de Deus, em I Coríntios 6:19,20. E Cristo vive em nós, de acordo com Colossenses 1:27. No momento do medo, é exatamente o momento quando devemos correr para Deus, assim como Josafá. “Busquei o Senhor, e Ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores”, Salmos 34:4.

Quando Pedro viu Jesus andando por sobre as águas, ele ficou maravilhado e pediu que o Senhor o permitisse fazer o mesmo. Jesus disse: Venha! Então Pedro começou a andar sobre as águas. Ele fixou o seu olhar em Jesus e não afundou. Mas depois de uns passos, ele tirou os olhos de Jesus e colocou na ventania e nas ondas fortes ao seu redor, assim Pedro teve medo, o medo gerou pânico, e ele gritou: Senhor! Socorre-me! Jesus estendeu as Mãos prontamente, e o segurou erguendo-o até o barco. Jesus disse: “Ó homem de pequena fé, porque duvidaste!”, Mateus 14:28-32. Jesus está sempre de Mãos estendidas para as nossas vidas, não tire os olhos d’Ele, não perca o seu foco. Porque se tirarmos os olhos do Senhor, iremos naufragar na fé. Mantenha o foco, aconteça o que acontecer, mantenha os olhos no Senhor Jesus. Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, com os olhos firmemente naquele que é o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus Cristo.

Por isso amados irmãos, é tão crucial que entendamos, que os nossos olhos são lâmpadas para as nossas vidas, e produzirão trevas para todo o corpo se não estiverem focados nas coisas que Deus estabeleceu para nós. Sejamos ousados em compreender a vontade de Deus, no caminho perfeito que Ele colocou para andarmos. Assim, vamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas.

“São os olhos lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o seu corpo será luminoso. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estarás em trevas”, Mateus 6:22,23.
Um grande abraço,
Pastor Geraldo.