“…Eis que o obedecer é melhor do o que sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a Palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”, I Samuel 15:22,23.

É tão crucial para a vida do crente, considerar as consequências da desobediência. Diariamente estamos sujeitos a desobedecer, o que Deus tem nos falado aos nossos corações. Às vezes, somos obstinados, e queremos “pagar para ver”, e assim desobedecemos. Em I Samuel 7, o povo pediu um rei e isto revelando a rejeição para com Deus. “Disse o Senhor a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não rejeitou a ti, mas a Mim, para Eu não Reinar sobre ele”, I Samuel 8:7. Deus escolheu Saul, a Bíblia diz que ele era um homem alto, bonito e forte, pertencente a tribo de Benjamim. Saul foi ungido o primeiro rei de Israel.

Ele poderia ter sido um grande rei em Israel, se não tivesse escolhido pela a desobediência a Palavra de Deus. Deus ordenou que Saul acabasse com a cidade de Amaleque e seu povo, devido ao mal que fizeram a Israel. Saul entendeu muito bem a Palavra de Deus, porém, ele escolheu a desobediência. Ele realizou apenas parte da ordem de Deus, eliminando todo o povo de Amalaque, mas deixou vivo o rei Agague e separou o melhor das ovelhas e bois, para o sacrifício a Deus.

OBEDIÊNCIA EM PARTE, É UMA COMPLETA DESOBEDIÊNCIA. Saul poupou a vida de Agague rei dos amaleques e ainda trouxe parte do gado. Mas como já lemos no inicio o Senhor disse para Saul: “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”. Deus disse mais para Samuel: “Arrependo-Me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de Me seguir e não executou as Minhas Palavras”, I Samuel 15:11. O profeta Samuel ainda de madrugada foi de encontro a Saul que, logo veio dizendo: “Bendito sejas tu do Senhor; executei as palavras do Senhor”, I Samuel 15:13. O MAIOR PROBLEMA DO ENGANADO É O SEU PRÓPRIO ENGANO, pois ele defenderá com todas as forças, que ele está certo, e os outros errados. Imagine Samuel na frente de Saul, lembrando-se da visão na noite anterior, e já sabendo da desobediência. Ele pode ter perguntado: Saul, qual foi mesmo a ordem de Deus? “Então, disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este nos meus ouvidos e o mugido de bois que ouço? Respondeu Saul: De Amaleque os trouxeram; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao Senhor, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente”, I Samuel 15:14,15. Então Samuel disse para Saul que ele havia desobedecido a Deus. Mas Saul, ainda assim, tentou se justificar. “Então, disse Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor e segui o caminho pelo o qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas, os destruí totalmente”, I Samuel 15:20. Apesar de toda a clareza da ordem de Deus, Saul não conseguiu perceber que estava obedecendo em parte, e ainda argumentava: Mas Samuel, eu trouxe o melhor das ovelhas e bois para sacrificar a Deus! Mas essa não era a ordem de Deus. O MELHOR QUE O HOMEM PODE FAZER PARA DEUS, SEM DEUS, É O PIOR PARA DEUS. “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua Palavra?” I Samuel 15:22a.

O resultado da desobediência de Saul foi a perda do reino. “Porém, Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; visto que rejeitaste a Palavra do Senhor, já Ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel. Virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou. Então, Samuel lhe disse: O Senhor rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor ao que tu”, I Samuel 15:26-28. Então,Deus deu o reinado a Davi, que se tornou o maior monarca de toda a história de Israel.

Muitas vezes em nossas vidas, sabemos o que é certo a fazer, mas não fazemos, e isto é desobediência que, gera consequência. Quando agimos assim, pecamos, e o pecado gera morte, que significa separação, ou seja, temos uma quebra de comunhão com Deus. “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não faz nisso está pecando”, Tiago 4:17. Provavelmente, Saul sabia da importância de obedecer a Palavra de Deus, talvez, ele já tinha ouvido muitas vezes o que Deus falou através de Moisés: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”, Deuteronômio 30:19. Trazendo isto para o contexto das nossas vidas, diariamente enfrentamos diversas situações que requerem de nós uma decisão e uma escolha, para obedecer, ou desobedecer. Se Deus te deu uma ordem, através do convencimento do Espírito Santo, e você sabe em seu coração e, pela Palavra de Deus como deve agir, faça! Não fique procurando uma desculpa para justificar a sua desobediência. Não saia do lugar de bênção e proteção.

O diabo vai lançar dardos venenosos em suas emoções, em sua mente com o intuito de fazer você viver fora da esfera da graça de Deus. O inimigo é muito sutil e fará de tudo para que você e eu obedeçamos ao Senhor, em parte, e não na totalidade. O inimigo nos engana, para pensarmos que obedecer em parte não é problema. Triste engano! Seja integro com Deus, não tente se sacrificar ao invés de obedecer. Escolha a vida, e não a morte.

Muitos irmãos, hoje, estão obedecendo a Deus em parte, como Saul, e achando que estão no centro da vontade d’Ele. Mas na verdade estão enganados, fazendo sofrer sua família e seus filhos, deixando todos sem rumo e direção. Isso ocorre porque estão escolhendo o caminho de morte, ao invés da vida. Estão escolhendo o sacrifício, ao invés da obediência. Pense nisso irmão! Você sabe quando deve obedecer, e, principalmente sabe quando está em desobediência. Então, tome a decisão de obedecer a Deus, e faça isso com todo empenho, porque assim serás agradável ao Senhor nosso Deus.

Obediência é um dos requisitos para experimentarmos a alegria do Senhor. Adão não imaginava as consequências da sua desobediência no jardim do Éden. Hoje, mais de 6 bilhões de pessoas estão destinadas ao irem para o inferno por causa da sua desobediência. Isso porque muitos ainda não sabem que, devido a desobediência de Adão, só há um Caminho, só há Uma Verdade, só há um meio para o homem chegar a Deus: JESUS CRISTO!!! Uma única decisão, uma única escolha, poderá levar a pessoa para o céu o para o inferno. Pense nisso! Talvez, nunca conheceremos bem os atos, ou consequências da nossa desobediência. A desobediência gera pecado! Talvez você pense que estes exemplos se referem apenas ao velho testamento, e que agora estamos debaixo da graça. Paulo refuta este pensamento: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça. E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!” Romanos 6:14,15. DE MODO NENHUM! A desobediência é geradora de pecado, e não provem da fé e sim da carne.

Foi trazida perante Jesus, uma mulher em flagrante adultério. O problema é que, ele foi trazida sozinha na presença de Jesus, e a lei dizia em Levítico 20:10, “Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera”. Então, deveriam trazer o homem também, mas aqueles fariseus, com suas barbas grandes, e vestiduras religiosas, chegaram acusando só a mulher e citando a Moisés: “Na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; Tu, pois, que dizes?” João 8:5. Jesus começou a escrever na terra e disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra” João 8:7. E então, um a um, acusados pela sua consciência foram saindo, até que ficaram apenas, Jesus e a mulher. Ele perguntou: Onde estão os seus acusadores? E ela respondeu, que não ficou nenhum. Jesus, conhecendo a lei, que adverte a não aceitar acusação contra alguém, senão, diante de duas testemunhas, disse: “NEM EU TAMPOUCO TE CONDENO; VAI E NÃO PEQUES MAIS”, João 8:11.

VAI E NÃO PEQUES MAIS! Este é o princípio que devemos aplicar, em nossas vidas, quando erramos. A graça, não é uma licença para pecar e sim, para nos restaurar do pecado. Às vezes ficamos justificando nossa desobediência falando que algo é do Velho, e não do Novo Testamento. Cuidado! você pode estar desviado e levando alguns juntamente contigo ao erro, lembres-se: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para educação na justiça”, II Timóteo 3:16.

“Como FILHOS DA OBEDIÊNCIA, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo Aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”, I Pedro 1:14,15. O maior exemplo para nós hoje é o Próprio Senhor Jesus que foi obediente até a morte e morte de Cruz para nos salvar. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o Ser igual a Deus; antes a Si Mesmo Si humilhou, tornando-Se OBEDIENTE até a morte e morte de Cruz. Pelo que também Deus O exaltou sobremaneira e Lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai”, Filipenses 2:5-11. “Tendo purificado a vossa alma, pela a vossa OBEDIÊNCIA À VERDADE, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente”, I Pedro 1:22. Que este seja o nosso proceder, que amemos uns aos outros com toda força e incondicionalmente.

Obedecer é melhor do que sacrificar, obedecer completamente e não em parte. Tenha coragem e firmeza no seu proceder, Deus te dará poder para escolher a obediência, escolha a vida “…Eis que o obedecer é melhor do o que sacrificar”, I Samuel 15:22b.

Deus te abençoe em Nome de Jesus!

Pastor Geraldo Oliveira.

Culto 12/Abril/2015