“Perseverai na oração. Vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus abra porta à Palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu O manifeste, como devo fazer. Portai-vos com sabedoria para com os de fora; aproveita as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”. (Colossenses 4:2-6).

Todos nós temos um chamado da parte de Deus, para que, dentro das oportunidades, nos coloquemos na brecha, para sermos usados por Ele, e assim glorificarmos o Seu Nome. Paulo tinha consciência de seu chamado, e por isso nesse texto, pede oração para que Deus abra uma porta para que ele pregue o Mistério de Cristo. Paulo buscava uma oportunidade para manifestar o amor de Deus, a favor do seu próximo: “para que eu O manifeste, como devo fazer”, verso 2.

Mais do que um pedido de oração, Paulo pediu que orassem para que Deus o desse a oportunidade dele falar da Palavra. Paulo também adverte aos irmãos: “Portai-vos com sabedoria com os de fora; aproveita as oportunidades”. Aproveitar as oportunidades, fala de um tempo oportuno, um tempo decisivo, um tempo especifico para testemunhar o amor incondicional de Deus em Cristo Jesus. Perseverar na oração em todo tempo, seja nas urgências ou necessidades para aproveitarmos as oportunidades dadas por Deus. João 9:1,2 “Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Jesus viu mais do que um homem cego de nascença, Ele viu uma oportunidade. Já os discípulos viram diferente, eles queriam saber quem era o culpado daquele homem ser cego. Jesus não estava preocupado com quem pecou ou deixou de pecar, ou quem era o culpado. Jesus viu um homem com uma necessidade da qual Ele poderia ajudá-lo. Jesus aproveitou a oportunidade para socorrer um homem cego.

Jesus respondeu aos seus discípulos em João 9:3 “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”. Deus tinha um propósito para a vida daquele homem: manifestar a Sua glória. Imagine, quantas pessoas acusaram aquele homem, na adolescência e juventude. Os próprios discípulos do Senhor estavam procurando um culpado para aquela situação. Quantas vezes nós agimos assim também, procuramos um culpado para os problemas dos outros, e acabamos na verdade, julgando os outros quando de fato, Deus deseja manifestar a Sua glória nessas vidas.

Deus nos dá oportunidades para manifestarmos a Sua glória, e devemos aproveitá-las. Temos um chamado da parte de Deus para nos colocarmos na brecha e sermos uma benção na vida dos outros. Jesus deu a cura àquele cego de nascença e isto causou um escândalo para os seus conhecidos. Os vizinhos, os amigos, os parentes e até mesmo os fariseus, ficaram chocados com este milagre. Jesus aproveitou a oportunidade para glorificar a Deus na vida daquele homem. Muitas vezes o mover de Deus em nossas vidas, causa escândalos para aqueles que nos conhecem. Deus é fiel e tem um plano perfeito para cada um de nós, temos um chamado da parte de Deus, por isso, persevere em oração e aproveite as oportunidades que Ele te dará.

Em I Coríntios 1:26,27 lemos, “Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes”. Deus escolheu você e a cada um de nós para que, sejamos uma benção em Suas Mãos. Precisamos discernir o chamado de Deus para as nossas vidas. Como está escrito em João 15:16, “Não fostes vós que Me Escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele vo-lo conceda”.

Deus nos escolheu, Ele nos chamou com um propósito eterno. Às vezes, pensamos que somos espirituais em escolher a Deus, mas na verdade, foi Ele quem nos escolheu. Ele nos chamou para darmos frutos, e frutos que permaneçam. O que temos feito do chamado de Deus para as nossas vidas? Muitos filhos de Deus têm abandonado o seu chamado porque consideram que é mais importante ser bem sucedido, e gastam sua energia sem êxito, e no fim, se deparam com o cansaço, a dor e o desespero. Por isso esse ensino é tão importante. Não abandoneis o vosso chamado! Não troque o Eterno pelo o imediato! Seja verdadeiro no seu chamado. Seja puro nas suas convicções fundamentadas na Palavra de Deus. Seja limpo na sua caminhada.

Você já perguntou para Deus porque Ele te escolheu? Talvez você já até disse a Ele: Deus, o que está fazendo? Logo eu? Sou pequeno, não tenho estrutura para Te servir, olha Deus, tem gente mais importante do que eu! Mas, tenha certeza, Deus não Se enganou quando te escolheu. Ele sabia da sua condição, mas mesmo assim, Ele te chamou. Ele sabia que as vezes você e eu iríamos fracassar, mas mesmo assim Ele nos chamou. Ele não chamou muitos sábios, Ele escolheu as coisas humildes e desprezadas, para reduzir os que são, a nada. Deus nos chamou para envolvermos com algo eterno, para glória d’Ele Mesmo.

“Vendo o Senhor a Moisés, e vendo que ele voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Eis me aqui!” Êxodo 3:4. Aos 40 anos Moisés fugiu do Egito, e após outros quarenta anos, cuidando de ovelhas, já com sua esposa e filhos, Deus o chamou. Ele estava tocando sua vida da melhor forma possível, mas aos 80 anos, Moisés não sabia que ainda tinha um chamado da parte de Deus! Deus disse: “Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Disse ainda o Senhor: Certamente, Vi a aflição do Meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento” Êxodo 3:6,7. Deus disse para Moisés, que ouviu o clamor do Seu povo e que o escolheu para tirá-los da escravidão. Moisés começou a dar desculpas: Deus, Você está cometendo um erro! “Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” Êxodo 3:11. Deus disse para Moisés: Eu sou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Sabemos que Abraão foi um homem que fracassou, que Isaque também era fraco, e que Jacó foi um enganador. Moisés se achava um homem fracassado, mas Deus, ao dizer: Eu Sou o Deus de Abraão, Isaque e Jacó! Já estava respondendo a Moisés que Ele é quem iria atuar naquele chamado. Deus chamou Davi, que era um assassino, chamou Paulo, que era um perseguidor da Igreja. Por isso podemos descansar no fato que, Deus nunca erra, e que Ele não errou quando nos chamou, e que podemos nos envolver confiadamente no chamado d’Ele.

“Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que creem no Seu Nome” João 1:12. Temos o direito e o privilégio de sermos chamados filhos de Deus. Ele é Quem nos dá o direito e a autoridade de sermos seus filhos. Quando consideramos isso, as nossas vidas causam impacto na vida dos outros, transformando-as pela Palavra de Deus. Por isso, sejamos ocupados com Aquele que nos chamou, nunca perca isso de vista. Às vezes, enfrentamos problemas em nosso chamado, e questionamos: por que Deus nos escolheu? Mas saiba, Deus jamais cometeu ou cometerá erros. Cada passo de fé, que damos em nossa vida, nos prepara para o próximo passo. A única coisa que precisamos fazer é confiar que Deus está no trono e que, tem tudo sobre o Seu controle. Não podemos negligenciar o nosso chamado, devemos nos envolver mais e mais com o que temos recebido da parte de Deus.

Como podemos conhecer o chamado específico de Deus, e sermos íntegros e puros nele? Deixando o Espírito Santo nos conduzir e orientar por meio da Palavra. Quando olhamos para a Palavra de Deus e como Ele chamou aqueles quem usaria, vemos que não importa a idade, a condição financeira, o sucesso, o fracasso ou o número de pessoas. O que Deus tem para cada um de nós, independente de como estamos hoje, acontecerá, e isso nos dá a tranquilidade para irmos em frente e de cabeça erguida, confiando no mover do Espírito Santo. “Tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo que é verdadeiro, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há, seja o que ocupe os vossos pensamentos”. Filipenses 4:8. Por isso irmãos, perseverai na oração, vigiai com ações de graças, intercede uns pelos outros e aproveitai as oportunidades que Deus te dará para glorificar o Seu Nome. Não despreze o seu chamado, mesmo que você não esteja entendendo todas as coisas nesse momento, siga em frente, se ocupe com as coisas de Deus. Não julgue os outros, concentre no que Deus está lhe falando hoje e agora. Lembre-se, Deus escolheu as coisas loucas do mundo, para envergonhar as sábias, Deus escolheu você e a mim para fazermos a diferença nestes dias. Pense nisto!

Deus jamais será pego de surpresa, e nas suas promessas seremos bem sucedidos. Não importa o que os outros pensam sobre nós, não importa o quanto nos sentimos pequenos, o mais importante é estar no centro da vontade do nosso Deus. “Perseverai na oração. Vigiando com ações de graças. Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus abra porta à Palavra, a fim de falarmos do ministério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu O manifeste, como devo fazer. Portai-vos com sabedoria para com os de fora; aproveita as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”, Colossenses 4:2-6.

Deus te abençoe!
Um grande abraço,
Pastor Geraldo.