“Paulo, não temas! É preciso que compareças perante Cézar, e eis que Deus, por Sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo que me foi dito”. Atos 27:24,25

Muitas vezes em nossas vidas passamos por momentos onde parece que não há mais esperança, estamos sozinhos, abandonados e quando assim acontece, muitos desistem de caminhar com Deus.

Paulo estava sendo levado preso para Roma em um navio com 276 pessoas. No começo a viagem parecia que seria tranquila, porém veio uma grande tempestade e o navio foi arrastado com violência, sem poder resistir o vento. Então, acabou-se a esperança de salvamento. “E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, DISSIPOU-SE, AFINAL, TODA A ESPERANÇA DE SALVAMENTO”. Atos 27:20

Este é um momento de muita tristeza pelo o fato de não saber mais o que fazer, eles estavam diante de um grande perigo e sem esperança. Mas com eles estava um servo do Deus Vivo, logo, Deus estava ali presente com eles. Onde estiver um servo do Senhor, ali também estará Deus. Ele está constantemente falando para os seus servos o que fazer. Muitas pessoas por não entenderem a grandeza de Deus, julgam os verdadeiros servos do Senhor por passarem por muitos problemas.  Jesus falou: “No mundo passareis por aflições, mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo”. João 16:33. Mesmo quando não há esperança, Deus está sempre abrindo uma porta de escape para o seu povo.  Deus falou: “Conheço as tuas obras – eis que Tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca, entretanto, guardaste a Minha Palavra e não negaste o Meu Nome”. Apocalipse 3:8

Então Deus falou para Paulo: “Não temas! É necessário que compareça perante Cezar em Roma, e eis que Deus por Sua graça, te deu todos os homens que navegam contigo”.  Imaginem a situação, o navio preste a afundar, 276 pessoas vendo a morte iminente e levanta um “doido” acorrentado, e fala isto. E mais: “Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo que me foi dito”.

Paulo tinha convicção, Paulo sabia que ele teria de comparecer perante Cezar. Deus traria o livramento na hora certa e trouxe. Durante 14 dias, sendo batidos de um lado para outro em uma escuridão tenebrosa pois o sol não aparecia nem a noite as estrelas brilhavam por causa da tempestade. O povo estava com fome, cansado e Paulo exorta aos homens que alimentassem. “Eu vos rogo que comais alguma coisa; porque disto depende a vossa segurança; POIS NENHUM DE VÓS PERDERÁ NEM MESMO UM FIO DE CABELO”. Tendo dito isto, tomando um pão, deu graças a Deus na presença de todos e, depois de partir, começou a comer. Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer. “Estávamos no navio duzentas e setenta e seis pessoas ao todo”. Atos 27:34-37.

Deus é Fiel! Ele sempre nos conduzirá mesmo nos momentos difíceis que passamos. Mesmo quando você não está sendo valorizado pelo o que você faz, mesmo que, você esteja se sentindo abandonado, Deus está ali, Deus está ao seu lado te conduzindo. Ele é Fiel e jamais nos abandonará. O que Deus começa, Ele termina.

O navio chegou em um lugar onde duas correntes se encontravam, encalharam ali o navio; a proa encravou-se e ficou imóvel, mas a popa se abria pela violência do mar. O parecer dos soldados era que matassem os presos, mas o centurião, querendo salvar a Paulo, impedi-os de o fazer; e ordenou que todos que soubessem nadar fossem os primeiros a lançar-se ao mar e alcançar a terra. “Quanto os demais, que se salvassem, uns, em tábuas, e outros, em destroços do navio. E FOI ASSIM QUE TODOS SE SALVARAM EM TERRA”. Atos 27:42-44.

Mesmo quando a nossa esperança está no fim, mesmo quando não conseguimos ver como virá o livramento. Deus Se move em nosso benefício, Ele nos dá uma nova esperança. Ele abre portas que ninguém poderá fechar. Ele faz o impossível acontecer. E todos os que estiveram conosco são abençoados por não abandonarem o navio, por não desistir, mesmo que a própria situação clama por desistência. O desejo de Deus é que mantemos a nossa confiança NEle em todo o tempo. Agradamos a Deus quando respondemos a Ele com fé, fé alimentada por Sua Palavra que diz: “Jamais te abandonarei. Nunca te deixarei só. Eu Sou contigo por onde quer que vá. Não temas! Sê forte, Sê forte! Pois Eu Sou contigo até o fim”.

Pastor Geraldo.