“Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até ao Dia de Cristo Jesus” Filipenses 1:6. “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado” Jó 42:2.

O que Deus está fazendo em nossas vidas hoje? Pense!  O que Deus prometeu a você e a mim, Ele irá fazer, Ele irá concluir, mesmo que aparentemente nada esteja acontecendo.

“…Dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por Sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois EU CONFIO EM DEUS QUE SUCEDERÁ DO MODO POR QUE ME FOI DITO” Atos 27:24,25.

Paulo estava preso e sendo levado para Roma. Porém, um grande ciclone bateu contra o navio e a ventania e, as ondas altas o fizeram balançar de um lado para outro. Houve uma grande escuridão e muita chuva e, por 14 dias os homens e Paulo não comeram nada. Eles estavam exaustos, fracos e muito debilitados. Cerca de duzentos e setenta e seis pessoas viajavam no navio que estava prestes a naufragar. Já não restava mais esperança, a morte era certa. “E, não aparecendo, havia já alguns dias, nem sol nem estrelas, caindo sobre nós grande tempestade, dissipou-se, afinal, toda a esperança de salvamento” Atos 27:20.

Mas Paulo estava confiante na promessa, ele exortou a todos: “tende bom ânimo! Pois em confio em Deus que sucederá do modo que me foi dito. Eu terei de comparecer diante de Cesar e nenhum de vocês, nem mesmo um fio de cabelo irá se perder”. A palavra de Deus para Paulo era final, não havia espaço para a dúvida. “Deus irá fazer o que me prometeu, e eu confio que sucederá como me foi dito”. O navio chegou a um lugar onde duas correntezas se encontram e se despedaçou. Duzentos e setenta e seis homens se salvaram nadando ou se agarrando nos destroços da embarcação. “Quanto aos demais, que se salvassem, uns, em tabuas, e outros, em destroços do navio. E, foi assim que todos se salvaram em terra” Atos 27:44.

Trazendo esta história para o nosso contexto de vida, podemos imaginar, como desistimos facilmente, e como estamos suscetíveis a chutar o balde. Precisamos entender que, aquilo que Deus prometeu para nossas vidas, Ele irá concluir por que Ele é Fiel! Nenhum dos planos de Deus poderão ser frustrados, não dê espaço para a dúvida. Deus ainda está trabalhando a seu favor. Paulo disse em I Coríntios 2:9 “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. Às vezes, enfrentamos situações nas quais, não sabemos como agir, mas podemos descansar no fato de que Deus está no controle e que não pereceremos. Deus está adiante de cada um de nós, não importa se a situação é assustadora, ou se estamos em meio a uma grande tempestade de aflições, inseguranças e grande medo. Deus é conosco, por isso, Não temas!

Os duzentos e setenta e seis homens chegaram na ilha de Patmos, molhados, com frio e fome. Paulo, logo ajuntou alguns gravetos para fazer uma fogueira para se aquecerem. Então, uma víbora o atacou, em Atos 28:3, e ele a sacudiu, lançando-a no fogo. Era um tipo de víbora famosa na ilha, por causa do seu veneno mortal. Quando alguém era picado, em pouco tempo começava a inchar e morria logo em seguida. O texto diz que os bárbaros ficaram observando a Paulo para ver quando ele morreria. Mas isso não aconteceu, o que foi um espanto para eles, a ponto de dizerem que Paulo era um “deus”.

As vezes somos picados pelos dardos malignos do diabo, e seu veneno, de forma sutil nos levam a frustração em nossa caminhada com Deus. Muitos se fazem de vítimas dizendo: Olhem a serpente presa em minha mão, estou ferido, magoado, ofendido, frustrado, decepcionado, oh! Tadinho de mim, fui ferido! E assim começam a ter pena de si mesmos. Mas Paulo nos ensina o contrário, e que devemos sacudir estes pensamentos, estes dardos para que não venham nos contaminar nos fazendo naufragar na fé. O veneno da víbora não afetou Paulo e o veneno lançado pelo o diabo também não deve nos afetar.

Chute para longe pensamentos que não vêm de Deus, mantenha firme suas convicções bíblicas, pois elas nos fortalecem em cada situação e a cada momento de nossas vidas. Paulo tinha a promessa de Deus, que iria comparecer perante César. Ele sabia que nem ventos, tempestades ou aquela víbora poderiam detê-lo. Nós temos a Palavra de Deus, que através do próprio Paulo no diz: “Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completa-la até ao Dia de Cristo Jesus” Filipenses 1:6.

Deus nunca irá desistir das nossas vidas, Ele irá concluir o que começou a fazer em nós e através de nós. Todos os planos de Deus para as nossas vidas não poderão ser frustrados. Deus é Fiel e Soberano e cumprirá em nossas vidas, no tempo certo e no dia determinado por Ele, todas as Suas promessas. Vamos sempre em frente, seja uma benção em seu chamado perante Deus, seja claro nas suas convicções e firme no seu caminhar. Deus está trabalhando para que tudo aquilo que Ele nos prometeu se realize.

Um grande abraço,

Pastor Geraldo.

 Culto 22 de Março de 2015.