“Não to mandei Eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” Josué 1:9.

Josué recebeu a missão de guiar o povo hebreu na entrada da terra prometida e ele sabia da grande responsabilidade que lhe tinha sido entregue. A princípio, parece que Josué ficou inseguro, mas Deus o fortaleceu dando preciosas promessas. “Todo lugar que pisar a planta do seu pé, vo-lo tenho dado, como prometi a Moisés. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” Josué 1:3,5. Josué sabia que sem o Deus de Israel, seria impossível a conquista da terra. Deus o deu a fórmula, o meio pelo qual ele teria o sucesso. “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a Palavra que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde queres que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” Josué 1:7,8.

Este foi o resultado de todo o sucesso de Josué, ele derrotou 31 reis diferentes. O rio Jordão, que estava cheio, e com mais de 30 metros de profundidade, se abriu diante dele para que atravessasse em terra seca. As muralhas de Jericó ruíram e caíram por terra, porque Josué tinha um zelo pela a Palavra de Deus. Ele era um homem de convicção e conhecia o seu Deus e, em determinada situação, isto foi revelado de maneira maravilhosa, quando ele disse: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: Se os deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR” Josué 24:15.

Penso que este é o mesmo princípio conosco, se deixarmos a Palavra de Deus nos orientar em cada situação, em cada momento, meditando nela, dia e noite, com certeza teremos sucesso em toda empreitada que fizermos. Deus jamais nos abandonará, Ele nunca irá desprezar a nossa fé. “Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu; e disse: Não temas, homem mui amado! Paz seja contigo! Sê forte, sê forte. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste” Daniel 10:18,19. Daniel estava há 21 dias esperando a resposta de sua oração e nada, então ele disse: “Porque, quanto a mim, não me resta força alguma, nem fôlego ficou em mim”, Daniel 10:17. Ele estava fraco, mas ainda esperando a resposta de Deus. Muitas vezes em nossas vidas, desistimos facilmente, não queremos esperar, queremos uma resposta instantânea, mas às vezes, Deus responde imediatamente, mas em outras ocasiões, as forças espirituais tentam retardar a resposta, como foi no caso de Daniel. Se está demorando a sua resposta, intensifique sua oração, não pense, JAMAIS, em desistir. Não abandone a vossa confiança, seja um herói da fé e não uma vítima da incredulidade. Sê forte e sê forte, não temas, não estamos sozinhos, e nem abandonados no próprio destino, Deus é conosco! Às vezes, nos sentimos desprezados, e isto nos esmaga por dentro. Familiares, amigos e vizinhos que ainda não conhecem a Jesus, olham para nós segundo os nossos erros e fracassos. Mas Deus disse: Sê forte e corajoso, pois Irei contigo onde quer que andares.

“Tu me farás ver os caminhos da vida; na Tua Presença há plenitude de alegria, na Tua Destra, delicias perpetuamente” Salmos 16:11. Bom é estar na Presença de Deus, e estar consciente, que não estamos sós, e que, não somos meramente sobreviventes na terra, pois somos parte de um povo de propriedade exclusiva de Deus. “A qual a Si Mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para Si Mesmo, um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras” Tito 2:14. Cada um de nós, que fomos lavados pelo Sangue de Jesus, em qualquer parte do mundo, e em qualquer lugar, fazemos parte deste povo exclusivo de Deus, e mais, somos de Sua Família. “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus” Efésios 2:19.

Em Êxodo 33:12-15 “Disse Moisés ao Senhor: Tu me dizes: faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos Meus Olhos. Agora, pois, se achei graça aos Teus olhos, rogo-Te que me faças saber neste momento o Teu Caminho, para que eu te conheça e ache graça aos Teus Olhos; e considera que esta nação é o Teu povo. Respondeu-lhe: A Minha Presença irá contigo e Eu te darei descanso. Então, Lhe disse Moisés: Se a Tua Presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar”. Moisés foi ousado, ele parou o povo, e disse para Deus que não iria se mover dali se Ele não direcionasse no Caminho que devia andar. Deus acompanhou a Moisés, Ele o mostrou a Sua Face, e Moisés seguiu viagem, porque O Senhor seu Deus estava com ele. Da rocha, brotou água, do céu veio o alimento maná, águas amargas tornaram doce, as vestes não envelheceram, nem tão pouco suas sandálias. “Quarenta anos vos conduzi pelo deserto, não envelheceram sobre vós as vossas vestes, nem se gastou no vosso pé a sandália” Deut. 29:5.

Deus nos conhece pelo nome, Ele disse que jamais nos deixaria só, nunca nos abandonaria, então, estamos seguros, mesmo quando ninguém se importa com nossas vidas. Se alguém te julgar dizendo que você está parado, ou não tem se movido, apenas diga: se Deus não me orientar e guiar, não vou sair de onde estou. Deus se importa conosco e nos guiará no Caminho que devemos andar, no tempo e modo d’Ele, sê forte, e não desista de Deus. Pois, Ele não desisti de você.

“Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração”, Salmos 37:3,4. A Palavra de Deus é a Verdade, precisamos nos alimentar de seu ensino, dia e noite. Assim como foi ordenado a Josué e a Moisés. É a Palavra de Deus que alimenta a nossa fé, Romanos 10:17, Ela é a nossa garantia de que, Deus irá fazer infinitamente mais, em nós e através de nós, conforme está escrito em Efésios 3:20. Quando alimentamos a nossa fé com a Palavra, que é a Verdade, confiamos totalmente em Deus. Mesmo que pareça demorado, assim como em Daniel, a resposta chegará, pois Quem fez a promessa é Fiel. Então, alimentemos a nossa fé com a Palavra de Deus, confiemos totalmente n’Ele e o resultado será: a satisfação dos desejos de nosso coração. Aleluia!!!

Foi Ele Quem disse: “Eu é que Sei que pensamentos Tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”, Jeremias 29:11. Aleluia!!! Qual é o fim que você deseja para a sua vida? Ele tem pensamentos de PAZ e não de MAL, para te dar o fim que você deseja. Então, “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão” Hebreus 10:35. Jesus Cristo disse: “Todo aquele que o Pai Me dá, esse virá a Mim; e o que vem a Mim, DE MODO NENHUM O LANÇAREI FORA” João 6:37. De modo nenhum, jamais o lançará fora. E mais, “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e NINGUÉM AS ARREBATARÁ DA MINHA MÃO”, João 10:28. Não estamos sozinhos, não estamos abandonados, o Senhor está conosco, Ele é a nossa Fortaleza, nunca nos deixarás sozinhos. Aleluia!!! “Tudo coopera para o nosso bem” Romanos 8:28, lembre-se, nada acontece por acaso, tudo está nu e patente aos Olhos de Deus. Hebreus 4:13. Não desanime, não desista, esteja sempre na presença de Deus, alimente-se de Sua Palavra, medite nela dia e noite e Ele fará você prosperar no seu caminho. “Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando a vós mesmos. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”, Tiago 1:23,25.

Deus disse para Josué: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”, Josué 1:9

Um grande abraço a todos, e que Deus os abençoe em Nome de Jesus.

Pastor Geraldo.