Autor:  Carlos Hamilton de Almeida

“Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha Palavra para a cumprir.” (Jeremias 1:11,12)

Por ser a primeira árvore frutífera a florescer na primavera, a amendoeira é considerada símbolo de vigilância e da vida nova.

É como se ela ficasse vigiando o fim do inverno e o início da primavera, daí seu nome, no hebraico é “shoked”,  literalmente, vigilante.

Deus estava dizendo a Jeremias: assim como a amendoeira vigia a primavera, Eu vigio para que as minhas palavras se cumpram.

Quando Deus deu a visão da vara de amendoeira, ele alertava Jeremias para a vigilância, pois a palavra de Deus sobre a pecadora Jerusalém do século sexto antes de Cristo iria se cumprir, quer Jeremias gostasse ou quisesse ou não. Portanto ele não poderia se intimidar por se achar uma criança, ou se julgar incapaz, deixando de anunciar o que Deus iria mandar.

Nós também devemos ser vigilantes, não somente porque Jesus está voltando, mas também porque temos a ordem de anunciar o evangelho a todos, “prega a Palavra”! (2 Timóteo  4:2), pois sabemos que a Palavra de Deus vai se cumprir, querer o mundo queira ou concorde ou não.

Não pense que falar de Jesus Cristo algumas vezes pode ser em vão, pois NUNCA  é. (1 Coríntios 15:58)

A semente da amendoeira, literalmente no hebraico é: “aquela que desperta”, pois muitas vezes ela fica latente, “hibernando”, aguardando que haja a umidade suficiente para então germinar, o que às vezes pode demorar um pouco…mas ela SEMPRE GERMINA !

A Palavra de Deus nunca volta vazia (Isaías 55:11), a semente de Deus que lançamos em um coração hoje, pode até demorar a germinar, o tempo de Deus não é o nosso tempo, mas um dia esta semente se tornará numa linda e vigilante árvore para a glória do Senhor.

Veja também estes outros textos que falam da fidelidade de Deus à Sua Palavra: 1 Reis 8:56, Números 23:19, Tito 1:2.