“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou Consigo Mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”, II Coríntios 5:18,19.

É tão crucial para as nossas vidas considerarmos um pouco a Obra que Jesus Cristo fez no calvário por nós. Deus estava em Cristo Jesus reconciliando Consigo Mesmo o mundo. A obra está consumada!!! Deus nos reconciliou com Ele, mas o fato é que, muitas vezes não queremos nos reconciliar com os irmãos. Ofensas, mágoas. decepções ou até mesmo traições, causam sequelas que demoram a cicatrizar tornando-se em barreiras que nos impedem de exercer a reconciliação.

“Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho, muito mais, estando reconciliados, seremos salvos pela Sua vida”, Romanos 5:10. Éramos inimigos de Deus, e por causa das nossas transgressões ofendíamos a Deus, através de atitudes e pensamentos que rejeitavam a Palavra d’Ele. Mesmo assim, Deus nos amou de tal maneira que deu o Seu Filho, Jesus Cristo para morrer a nossa morte e, através do Seu Precioso Sangue derramado na Cruz, uma única vez, nos perdoou e nos reconciliou com Ele. Agora, temos livre acesso a Deus,

“e que, havendo feito a paz pelo o sangue da Sua cruz, por meio dEle, reconciliasse Consigo Mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da Sua carne, mediante a Sua morte, para apresentar-vos perante Ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis”, Colossenses 1:20-22. Esta é a nossa posição perante Deus, santos, irrepreensíveis e inculpáveis. Mas, às vezes, quando lidamos com nossos irmãos ou pessoas da nossa convivência, exigimos deles aquilo que Deus não exige de nós. Assim nos tornamos juízes na vida das pessoas ao nosso redor.

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Porque vês tu o argueiro no olho do seu irmão, porém, não reparas na trave que está no seu próprio?” Mateus 7:1-3. Infelizmente, as vezes agimos assim, a reconciliação só vale para nós quando não precisamos perdoar e esquecer o que para trás ficou. E acabamos apontando o dedo para irmãos que têm a mesma posição que nós temos perante Deus: Lavados pelo Sangue de Cristo.

Reparam o cisco nos olhos do outro, e não vê a trave que está nos próprios olhos. Trave de mágoas, ofensas, decepções. Muitos chegam a falar: Eu não posso andar com fulano, olhe o que ele fez comigo. Hipocrisia! Não entende o que Deus fez na Cruz por ele, não sabe nada sobre viver uma vida plena com Deus. Não entende a obra consumada, e o ministério da reconciliação que lhe foi confiado. “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho do seu irmão”, Mateus 7:5.

“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai-vós”, Colossenses 3:13. Sejamos sinceros, alguns irmãos nós suportamos em amor, mas outros nós não queremos suportar. O passado trás lembranças terríveis sobre determinada pessoa e por isso não perdoamos, por medo de correr o risco novamente. A Palavra da Reconciliação nos foi confiada por Deus, precisamos entender que, quando não queremos nos reconciliar com os irmãos, estamos endurecendo nossos corações e criando barreiras na vida dos outros.

Paulo disse: “Irmãos, quanto a mim, não julgo tê-lo alcançado; mas uma coisa faço: ESQUECENDO-ME DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM E AVANÇANDO PARA AS QUE ESTÃO ADIANTE DE MIM”, Filipenses 3:13. Aqui está o segredo de uma vida vitoriosa com Cristo. Paulo era constantemente acusado de seu passado pelo os judaizantes, ele porém, conhecia a obra consumada por Jesus Cristo, ele não vivia dos erros que tinha cometido. Por isso Paulo ensinou que o importante é o agora, o presente. O seu passado, por pior que seja, não pode impedir a Deus de te usar hoje para a glória d’Ele. Então, não devemos olhar o irmão segundo o seu passado, se não, nos tornaremos em juízes nas suas vidas e impediremos a genuína reconciliação alcançada na Obra Consumada.

Mateus 18:21-35 Pedro chegou para Jesus e fez a seguinte pergunta: “Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoa? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. Às vezes, perdoamos uma, duas, mas depois disto, não queremos mais perdoar. O Senhor Jesus contou uma parábola, Ele disse sobre um senhor que decidiu acertar as contas com os seus servos. Aproximou-lhe um servo que lhe devia dez mil talentos, cerca de vinte e dois milhões de reais. Não tendo ele, porém, como pagar, ordenou o Senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a divida fosse paga. O Servo prostrou perante o seu senhor e clamou por misericórdia. O senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a divida.

Imagine ser perdoado um valor tão alto, seria motivo de muita alegria! Porém, o servo logo que saiu, encontrou um conservo que lhe devia cem denários, cerca de trinta e cinco reais e agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o conservo implorou por misericórdia, mas ele não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saudasse a divida. Esta notícia chegou aos ouvidos do seu senhor que mandou chamá-lo a sua presença e lhe disse: “Servo malvado, perdoei-te aquela divida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a divida. Assim também meu Pai Celeste vos fará, se do intimo não perdoardes cada um do seu irmão”. Muitas vezes em nossas vidas não perdoamos os outros e pensamos que ninguém saberá, triste engano. Deus sabe quando endurecemos os nossos corações, “Tudo está nu e patente aos Olhos de Deus”, Hebreus 4:13. Às vezes, para ficar livre de um irmão a pessoa fala que está perdoado, mas no íntimo está desejando uma grande distância daquele irmão. Que mentira!!! A quem pensas que estás enganando? O maior problema do engando é o seu próprio engano, que o deixa convencido do erro, e por isso ele tentará convencer a todos que está certo e que os outros é que estão enganados.

“Acima de tudo, porém, tende AMOR INTENSO uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” I Pedro 4:8. Trata-se do amor incondicional, do amor de Deus que nos amou, nos perdoou, nos reconciliou Consigo Mesmo. Assim como Ele nos perdoou, devemos perdoar uns aos outros, não nos lembrando dos erros que eles cometeram no passado. Devemos lembrar que nós também erramos e também precisamos do perdão do irmão, e é assim que vem a reconciliação. Devemos deixar o sangue de Cristo nos purificar, e permitir que a Palavra de Deus nos transforme de dentro para fora. Tirando as traves que nos impedem de sermos promovidos por Deus, sejam mágoas, ofensas ou decepções. Lembre sempre que: Mágoas, ofensas e decepções são portas abertas para o diabo fazer uma bagunça em nossas vidas e emoções. “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”, I Pedro 5:8.

“e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de Quem recebemos, agora, a reconciliação” Romanos 5:11. Estamos reconciliados com Deus, nada poderá nos impedir de relacionarmos com Ele. Fomos aceitos por Ele, perdoados e justificados por meio da Obra consumada por Jesus Cristo. Não merecemos! É graça! O amor cobriu multidão de pecados! Éramos inimigos de Deus, agora, somos filhos. Uau!!! Aleluia!!! Temos responsabilidade, e isso porque Deus nos confiou a palavra da reconciliação. Não permita que nada impeça você de se reconciliar com aquele que te feriu, te magoou, te ofendeu. Deixe o sangue de Cristo lavar todas estas coisas. Este é o momento, esta é a hora, não deixe para amanhã. Coloque em prática a Obra Consumada, exercendo a Reconciliação.

“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou Consigo Mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”, II Coríntios 5:18,19.

Um grande abraço,
Pastor Geraldo.