“Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda está em paz diante de nós, pois temos buscado o Senhor, e Ele nos deu repouso de todos os lados,” II Crônicas 14:7

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” Lucas 19:10. Um dia ouvimos sobre o amor de Deus, sobre o Seu perdão e nos rendemos a Ele pela fé, e então nascemos de novo de acordo com II Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”  A nossa vida é de grande valor para Deus e, infelizmente, muitas vezes esquecemos o quanto uma vida importante para Ele.

Estávamos perdidos e sem Deus no mundo, “Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo” Efésios 2:12, mas Jesus nos encontrou. “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;” Efésios 2:1,2. Ou seja, estávamos perdidos e sem vida espiritual, mas Jesus nos deu vida e vida eterna com Deus.

Você pode imaginar o valor de uma alma para Deus? Infelizmente, muitos homens de Deus ou que se dizem de Deus, não estão percebendo o devido valor de uma alma para Ele. E é triste ver o reflexo desta negligência ao valor de uma vida, no meio do cristianismo em nossos dias.  O resultado disso é que estão produzindo “evangélicos” que não são nascidos de novo e que, não têm uma vida íntima com Deus. Pregando mensagens que valorizam mais a prosperidade dos membros, do que verdadeiro valor da vida eterna com Deus, a eternidade nem é lembrada nas maiorias de suas mensagens.

Jesus veio para buscar e salvar o perdido. BUSCAR é a palavra ZETEO e significa perseguir até encontrar. Fala de uma procura intencional e determinada. Jesus está procurando intencionalmente e determinadamente os perdidos, aqueles que ainda não tomaram uma única decisão em suas vidas. A decisão de serem eternamente salvos pela graça de Deus. O desejo de Deus, é que tenhamos também essa determinação e intenção, persistindo a procura de uma oportunidade para compartilhar sobre a salvação que vem unicamente por JESUS CRISTO.

Deus jamais irá desistir de uma vida, nós às vezes pensamos que para alguém não há solução, mas não é assim o coração de Deus. O coração mais duro que existe, Deus poderá quebra-lo, nada é impossível para Ele.  Jesus foi 100% homem e 100% Deus e o Seu ministério foi buscar e salvar os perdidos.

“Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontra-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” Lucas 15:3-7. Este texto não está falando do crente desviado e sim, dos perdidos, daqueles que ainda não tomaram a decisão de confessar Jesus Cristo como o Único Senhor e Salvador da sua vida. Larry Moody disse certa vez: Se o presidente dos EUA morresse nesse dia, seria notícia no mundo inteiro. Em qualquer cidade por menor que seja, nos jornais estaria em destaque a morte do presidente. Mas talvez, esta notícia nem chegaria aos céus. Mas, quando uma só pessoa confessa Jesus Cristo como seu único Senhor e salvador, talvez ninguém no mundo fique sabendo, mas haverá júbilo nos céus, ou seja, uma grande festa entre os anjos, mesmo que por uma única vida alcançada.

O sistema em nossos dias está muito organizado, e muitas vezes ficamos distraídos do plano de Deus para as nossas vidas. Mas a Bíblia diz que este sistema do mundo jaz no maligno. “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno” I João 5:19. Satanás é ladrão e mentiroso, ele veio para roubar, matar e destruir a nossa fé de acordo com João 10:10. Ás vezes, somos escravizados por este sistema, passamos horas e horas, distraídos com internet, celular, TV, etc., e acabamos perdendo um tempo precioso para estarmos disponíveis, assim como Jesus, de buscarmos intencionalmente e determinadamente os perdidos.

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” Efésios 5:15-17. Pastor Stevens disse certa vez que, a melhor maneira de remir o tempo é aproveitar as oportunidades para proclamar o evangelho de Jesus Cristo.

O quê tem nos impedido de aproveitar as oportunidades para falar de Jesus para as pessoas? Deus está sempre procurando alcançar homens e mulheres, e Ele quer usar as nossas vidas, as nossas orações, as nossas vozes, e até mesmo o nosso investimento financeiro. Infelizmente, poucos entendem este principio, poucos estão dispostos a testemunhar sua fé em Jesus Cristo. Queremos fazer o que Deus nos chama a fazer, porém, de acordo com o que achamos certo, sem primeiro buscarmos a Deus, não entendendo o que Ele quer de nós. “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” Juízes 17:6. Israel estava fazendo o que era certo aos seus próprios olhos e sofreram as consequências disso. O contexto desse verso fala sobre Mica que construiu uma casa de deuses. Fez imagens de escultura, uma estola sacerdotal e consagrou um dos seus filhos como sacerdote. Fez tudo que era errado perante Deus.

Quando o homem anda nos seus próprios caminhos, ele corre um sério risco de tropeçar e fazer com que outros tropeçam também. Manassés, rei de Judá, fez o povo errar e cometeu coisas terríveis perante Deus. Ele estabeleceu o seu próprio caminho e o seus deuses. “Fez ele o que era mau perante o Senhor, segundo as abominações dos gentios (…). Tornou a edificar os altos e levantou altares a baal, e fez um poste-ídolo, (…). Edificou altares na Casa do Senhor (…). Edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do Senhor. E queimou a seu filho como sacrifício, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e tratava com os médiuns e feiticeiros; prosseguiu a fazer o que era mau perante o Senhor, para o provocar a ira. Também pôs a imagem de escultura do poste-ídolo que tinha feito na Casa do Senhor… O povo porém, não ouviram o Senhor; e Manassés de tal modo os fez errar, e fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído”. II Reis 21:2-9.

Pela lei de Moisés, Manassés deveria ser eliminado da face da terra. Ele tipifica muitas pessoas que conhecemos e não querem nada com Deus. Pessoas que pensamos que não têm jeito, e que jamais irão converter. “Deus trouxe sobre Manassés e o povo, os príncipes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés com ganchos, amarraram-no com cadeias e o levaram à Babilônia. Ele, angustiado, suplicou deveras ao Senhor, seu Deus, e muito se humilhou perante Deus de seus pais; fez-lhe oração, e DEUS SE TORNOU FAVORÁVEL PARA COM ELE, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o Senhor era Deus. Depois disto, edificou o muro de fora da Cidade de Davi, no vale, e o levantou mui alto; também pôs chefes militares em todas as cidades fortificadas de Judá. Tirou da casa do Senhor os deuses estranhos e o ídolo, como também todos os altares que edificou no monte da Casa do Senhor. Restaurou o altar do Senhor…” II Crônicas 33:11-16. O mais vil pecador, Deus tornou favorável a ele. A obra de Jesus Cristo no calvário proporcionou a nós, tornarmos favoráveis a Deus.

Outro personagem que podemos considerar é Asa. “Asa fez o que era bom e reto perante o Senhor, seu Deus. Porque aboliu os altares dos deuses estranhos e o culto nos altos, quebrou as colunas e cortou os postes ídolos. Ordenou a Judá que buscasse ao Senhor, Deus de seus pais, e que observasse a lei do mandamento. Também aboliu de todas as cidades de Judá o culto nos altos e os altares do incenso; e houve paz no seu reinado. Edificou cidades fortificadas em Judá, pois havia paz na terra, e não houve guerra contra ele naqueles anos, porquanto o Senhor lhe dera repouso,” II Crônicas 14:2-6. Quando agimos de acordo com a vontade de Deus, encontramos descanso, pois fazemos o que é bom e reto perante Ele. Deixe Deus te conduzir, dando-lhe a direção. Às vezes, falamos: Pai, eu sei o que é melhor para minha vida nessa área, e acabo me machucando e aos outros também. Asa fez o que estava de acordo com a vontade do Senhor, destruindo tudo que não agradava a Deus. Ele retirou os ídolos da casa do Senhor, assim como Manassés após confiar em Deus.

Existem coisas em nossas vidas que nos impedem de darmos um bom testemunho da graça de Deus, e por isso precisam ser removidas das nossas vidas. Ídolo é qualquer coisa que colocamos na frente de Deus. Ele quer tirar os deuses estranhos das nossas vidas, para que experimentemos o que Asa experimentou, PAZ no seu reinado. Outra coisa que Asa fez foi edificar cidades fortificadas em Judá, pois havia paz na terra. Nós também precisamos fazer isto em nossas vidas. Asa construiu cidades fortificadas, antes estas cidades eram abertas, o inimigo podia invadir para roubar, matar e destruir. Então, Asa fortificou a cidade, o inimigo para entrar, agora teria de se identificar. Em aplicação as nossas vidas, construímos muralhas em nossas mentes com a Palavra de Deus, quando assim fazemos, o inimigo não terá por onde entrar com seus dardos malignos. O muro de proteção é a doutrina, a Palavra de Deus. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Filipenses 4:8.

Precisamos filtrar nossos pensamentos. Atitudes estranhas e dardos do inimigo não entram mais. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu Nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos Tenho dito,” João 14:26. O Espírito Santo traz a Palavra de Deus que cria muralhas bem altas em nossas mentes, protegendo-nos dos ataques do inimigo.

“Disse, pois, a Judá: Edifiquemos estas cidades, cerquemo-las de muros e torres, portas e ferrolhos, enquanto a terra ainda está em paz diante de nós, pois temos buscado o Senhor, e Ele nos deu repouso de todos os lados,” II Crônicas 14:7.  Deus tem uma provisão para as nossas vidas, repouso por todos os lados, mesmo que o inimigo esteja ao derredor, rugindo como leão para nos atacar de acordo com I Pedro 5:8. Nós somos como uma cidade fortificada pela Palavra de Deus. Em Cristo Jesus somos mais que vencedores. O nosso Deus em Cristo Jesus há de suprir cada uma das nossas necessidades. Deus quer que tenhamos paz, repouso em todas as áreas das nossas vidas. A provisão de Deus é a vida abundante. Deus tem nos dado ouvido de eruditos para ouvirmos a Sua Palavra, perseguições haverão de vir, mas temos um Deus poderoso e mesmo que andemos nos vales da sombra da morte, teremos paz. Os inimigos de Asa vieram contra ele, mas acharam as cidades fortificadas e não puderam entrar.

Em Mateus 4:1-11 Jesus foi levado ao deserto para ser tentado pelo o diabo. “Quando Jesus teve fome, o diabo mandou que Ele transformasse pedra em pão. Jesus disse para o diabo: ESTÁ ESCRITO, nem só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocando-O sobre os pináculos e o mandando saltar, [usando a palavra de Deus sem contexto], pois está escrito: Aos seus anjos ordenará ao teu respeito que te guardem. Jesus respondeu-lhe Jesus: Também ESTÁ ESCRITO: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Por fim, o diabo levou Jesus a um monte alto, mostrando todos os reinos do mundo e oferecendo a Ele a glória do mundo. Jesus ordenou: Retira-te, satanás, PORQUE ESTÁ ESCRITO: Ao Senhor teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e O serviram.”  Veja que Jesus disse: ESTÁ ESCRITO, ESTÁ ESCRITO, ESTÁ ESCRITO! Precisamos construir muralhas fortificadas com a Palavra de Deus em nossas mentes, para que, quando vierem os ataques do inimigo possamos resistir na fé, permitindo ao Espírito Santo, trazer a nossa memória a Palavra de Deus, por que ESTÁ ESCRITO!

Zaqueu era um homem de estatura pequena, um homem rico, maioral entre os publicanos, mas estava perdido, não conhecia a Jesus Cristo. “Sabendo ele que Jesus iria passar em determinado lugar e vendo a multidão que o acompanhava, correu e subiu em uma árvore para ver Jesus Cristo. Quando o Senhor chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda pressa e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que Ele Se hospedara com homem pecador. Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho fraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa. Pois o Filho do Homem veio BUSCAR E SALVAR OS PERDIDOS.” Lucas 19:4-10.

Este foi o propósito pelo qual Jesus veio a terra, buscar e salvar o perdido. Sua vida, seus milagres, tudo se tornou uma credencial para a Sua morte. Quando Jesus derramou o Seu precioso Sangue na Cruz, Ele estava pensando em mim, Ele estava pensando em você. Ele morreu a nossa morte para que nós pudéssemos ter a Vida de Deus em nossas vidas, e assim, a garantia de Vida eterna com Deus. Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a Minha Palavra e crê naquele que Me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” João 5:24.

E agora quero lhe fazer um Convite!

Jesus, dois mil anos atrás, orou por você: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da Minha Palavra” João 17:20. Se você ainda não tem a certeza de salvação, não deixe para depois, este é o momento, basta falar com Ele, as seguintes palavras em oração: “Senhor Jesus, eu creio que o Senhor morreu na cruz por mim e ressuscitou. Eu creio na Sua Palavra que diz que aquele que tem o Filho de Deus, tem a vida eterna de acordo com I João 5:11-13. E também, creio no que está escrito em Romanos 10:9, se com a minha boca confessar ao Senhor Jesus como meu Salvador eu terei a vida eterna. Então, Senhor, EU CREIO e te recebo como meu Salvador pessoal, eu te entrego a minha vida em Tuas Mãos, em Nome de Jesus. Muito obrigado por tão grande Salvação!”.

Deus abençoe sua semana, em Nome de Jesus!

Grande abraço,

Pastor Geraldo Oliveira

17 Julho 2016.