“Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo” I Pedro 1:13.
Como é difícil esperar! Queremos uma resposta rápida e que nos satisfaça completa e imediatamente. Somos impacientes por natureza, e esta impaciência é revelada diariamente em nossas vidas. Por exemplo: Na fila do caixa do supermercado, às vezes, eu penso que só acontece comigo, a fila anda bem devagarinho e, quando chega a minha vez, a fita do caixa acaba ou não tem troco, aí a moça acende aquela luzinha que fica piscando e ninguém aparece para resolver o problema. É sério, sempre acontece comigo, como pode? Somos impacientes, não queremos esperar, queremos tudo de uma maneira rápida, seja no supermercado, seja no trabalho, na escola ou no transito. De uma maneira ou de outra, a nossa impaciência é revelada.

Precisamos entender que, para tudo o que esperamos tem um processo para acontecer, e este processo as vezes é demorado. Às vezes, precisamos estar em um determinado lugar e atrasamos, então ficamos ansiosos querendo estar naquele lugar na hora, porém, tem um processo para você chegar ali, não tem como fazer um pir lim pim pim e aparecer naquele lugar. Precisamos entrar no carro e fazer todo o trajeto, sendo pacientes a cada etapa, e a cada sinal fechado que iremos esperar abrir, seguindo o caminho até o local do nosso compromisso. Assim também funciona com as nossas vidas com Deus. Ele nos dá uma promessa, que chega em nossos corações gerando convicções e esperança, então ficamos na expectativa de respostas instantâneas. Mas existe um processo para que aquelas promessas aconteçam em nossas vidas. Deus é poderoso para trazer a resposta na hora certa, Ele trabalha nas situações e nas nossas vidas para que tudo aconteça da forma que Ele determinou. Por isso, precisamos ser sóbrios, cercando o nosso entendimento com a Palavra de Deus, e esperando inteiramente na Sua Graça, pois, no momento certo, e do jeito de Deus a promessa se cumprirá.

“Aquietai-vos e sabeis que Eu Sou Deus” Salmos 46:10. O fato é que, não queremos esperar, e é difícil aquietar o nosso íntimo até que venha o livramento de Deus. Alguns vão para a cama e ficam futricando em suas emoções e em seus pensamentos, tentam encontrar uma resposta para suas situações e perdem noites de sono. Mas a Palavra diz: Aquietai-vos! Descanse e espere pelo o Senhor, Deus está trabalhando e fará acontecer o que tem prometido.

Isaías 30 é um capitulo que nos ensina muito. Judá estava sendo cercada pelos Assírios que tinham o objetivo de destruir a cidade. O pai de Senaqueribe, rei da Assíria, já havia invadido o reino norte e levado o povo cativo, agora, o próprio Senaqueribe, vem com um exército de 180 mil homens contra Judá. Os judeus ficaram com medo e muitos estavam fugindo para o Egito. Deus disse: “Pois, quanto ao Egito, vão e inútil é o seu auxilio; por isso, lhe chamei Gabarola que nada faz” Isaías 30:7. Muitos judeus estavam arriando seus cavalos e fugindo com medo. Eles não queriam esperar o socorro de Deus, eles estavam ansiosos, inquietos e procurando refúgio onde Deus não havia permitido. O profeta Isaías disse: “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos convertestes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes. Antes, dizeis: Não, sobre cavalos fugiremos; portanto, fugireis; e: Sobre cavalos ligeiros cavalgaremos; sim, ligeiros serão os seus perseguidores. Mil homens fugirão pela ameaça de apenas um, pela ameaça de cinco, todos vós fugireis, até que sejais deixados como o mastro no cimo do monte e como o estandarte no outeiro” Isaías 30:15-17.

Às vezes, o mesmo acontece conosco, ficamos inquietos e ansiosos com os nossos problemas e, tentamos resolvê-los em nossos pensamentos e por isso, sofremos. Buscamos refúgio em lugares que Deus não permite e por final ficamos estressados e cansados. Assim, muitos desistem de confiar plenamente no Senhor. Procuramos respostas de acordo com o nosso próprio entendimento, e não de acordo com o que Deus determinou. Esquecemos muitas vezes de orar e consultar a Palavra de Deus. É neste momento que Deus espera para ter misericórdia de nós, Ele espera até darmos espaço a Ele, para então agir em nosso benefício. “Confie no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento” Provérbios 3:3.

“Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e Se detém, para Se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurado todos os que n’Ele espera” Isaías 30:18. Porque bem-aventurados são os que esperam pelo o Senhor, e não vão a frente sem Deus? O próprio profeta Isaías responde: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, QUE TRABALHA PARA AQUELE QUE NELE ESPERA” Isaías 64:4. Deus trabalha para aquele que n’Ele espera. Uau!!! Você entende isso hoje?

Deus trouxe o socorro para o povo de Judá. Um anjo veio e guerreou a guerra do povo. Cento e oitenta mil homens do exército da Assíria foram mortos em uma só noite. Senaqueribe o rei da Assíria fugiu para sua casa, onde foi morto por seus próprios filhos. Quando confiamos no Senhor e esperamos inteiramente na Sua graça, Ele trabalha por nós e guerreia as nossas guerras. Funciona! “…os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” Isaías 30:21. Quando vivemos uma vida entregue a Deus e descansando em Suas promessas, daremos liberdade para o Espírito Santo nos guiar no caminho que devemos andar. “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique o teu coração; espera pois, pelo Senhor” Salmos 27:14.

Davi aprendeu a esperar e a confiar. Ele sabia que, quando colocava sua confiança em Deus e esperava, Deus iria agi e fazer acontecer. Ele disse: “Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele Se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma Rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor” Salmos 40:1-3. Esperar em Deus, é algo que Davi aprendeu e gerou convicções em seu coração a ponto de ele afirmar: “Quanto a mim, esperarei sempre e Te louvarei mais e mais” Salmos 71:14. Podemos aquietar nossos corações, sendo pacientes e dando cada passo, conforme o que Deus tem orientado. É prático!

Precisamos entender que, vivemos uma guerra espiritual, a pressão está por todos os lados, e o alvo do inimigo é fazer-nos andar sem a direção de Deus, estressados, brigando com tudo e com todos. Satanás odeia o crente que consulta a Palavra de Deus, que ora e descansa no Senhor. O diabo quer que fiquemos ansiosos, inquietos, atirando por todos os lados sem direção e desviados. O inimigo lança o dardo, a sua flecha venenosa para trazer condenação, ele usa os erros do passado para nos acusar. Por isso é muito importante cercar o nosso entendimento com a Palavra de Deus, porque ela formará uma muralha para as nossas emoções e pensamentos. “toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” II Coríntios 10:5. Assim, quando vier a seta do inimigo com assuntos já resolvidos no passado, nós levamos diante de Deus em oração e não aceitamos. Deus não se lembra mais dos nossos pecados. Quando o inimigo lança a acusação, nós respondemos com a Palavra que diz: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1. Aleluia!!! Gloria a Deus!!! Isto é resistir o inimigo na fé, isto é levar cativo pensamentos que não são de Deus e que vem para nos desviar. Não vamos ficar mastigando pecados e erros que Deus não se lembra mais. “Quero trazer a memória o que pode nos dá esperança” Lamentações 3:21. O que pode nos dar esperança é que, a obra está consumada, acabada, terminada, concluída. Aleluia!!! Aquietai-vos e sabei que o Senhor é Deus, não entre em desespero, Deus está trabalhando neste exato momento por você. Aquietai-vos, esperai inteiramente na graça de Deus.

Tudo está nu e patente aos Olhos de Deus, Ele tem um lindo plano para as nossas vidas, estamos conectados com Ele por meio do Espírito Santo que nos selou quando nascemos de novo. O Espírito Santo perscruta as profundezas de Deus. “Mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” I Coríntios 2:9,10. Estamos conectados com Deus. Às vezes, por causa do nosso agir, podemos até perder a comunhão, mas Ele continua conectado conosco. Aquele que é nascido de novo, jamais poderá perder a salvação, por que foi pago um alto preço por sua vida, e este preço foi o SANGUE de Jesus. Temos a vida eterna, como está escrito em Romanos 10:9; I João 5:11-13; João 3:16. Também em João 5:24 “…quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna…”. TEM A VIDA ETERNA! Não é talvez, não é se perseverar, pelo contrário, é crer. Quando erramos, podemos restaurar a nossa comunhão com Deus no momento que confessamos o erro. Estamos conectados com Deus, “quem intentará acusações contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” Romanos 8:33. Quando alguém nos acusa, está acusando a Deus, pois é Ele que nos justificou.

Estamos seguros no Senhor, podemos aquietar nosso coração e esperar n’Ele sempre, confiando inteiramente na Sua graça. “Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus; Sou exaltado entre as nações, Sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio” Salmos 46:10,11.
Por isso, podemos esperar, confiando no Senhor, sabendo que nada passa despercebido d’Ele. Não seja precipitado, não faça nada sem primeiro consultar a Deus. Confie que Ele te direcionará no caminho que deves andar.

“Cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos ESTÁ SENDO TRAZIDA na revelação de Jesus Cristo” I Pedro 1:13.
Um grande abraço,
Pastor Geraldo Oliveira.

Mensagem do Culto de 15/março/2015.