“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação…” I Tessalonicenses 4:3. Muitas vezes não entendemos a vontade de Deus para as nossas vidas e, andamos de um lado para o outro sem uma definição exata daquilo que Deus quer de nós. A palavra santificação é derivada, no grego, da palavra HAGIOS e significa santo, separado para Deus. “Mas vós sois d’Ele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”, I Coríntios 1:30.Significa que fomos separados para Deus. “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, por que Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé da verdade”, II Tessalonicenses 2:13.

E como experimentamos essa vontade de Deus? “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: Que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu próprio corpo em santificação e honra. Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas. Porquanto Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza o homem, mas, sim, a Deus, que também nos deu o Espírito Santo”, I Tessalonicenses 4:3-8. E ainda em Romanos 5:1 lemos: “Justificados gratuitamente, temos paz com Cristo”, Romanos 5:1.

Fomos declarados limpos perante Deus por causa da Redenção em Cristo Jesus. A palavra Redenção tem três 3 significados na Palavra de Deus:

1º) “Sendo justificado gratuitamente, por Sua graça, mediante a REDENÇÃO que há em Cristo Jesus” Romanos 3:24 é: Agorazo e significa, comprado no mercado.

2º) “Cristo nos RESGATOU da maldição da lei…” Gálatas 3:13é: Exgorazo e significa, comprado no mercado de escravidão.

3º) “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes RESGATADOS, mas pelo precioso Sangue de Jesus” Em I Pedro 1:21, Lutroo e significa, comprado no mercado de escravidão e não é mais passível de venda.

Foi exatamente essa obra que Jesus fez por nós, Ele nos comprou no mercado de escravidão do pecado e não somos mais passíveis de venda. Estamos separados por Ele. A nossa santificação consiste em nos separamos de tudo que vai contra a vontade de Deus. “Agora, pois, irmãos, encomendando-vos a Deus e à palavra da Sua graça; a Ele, que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados” Atos 20:32. O pecado nos escraviza e tenta nos afastar da vontade perfeita de Deus, mas não podemos nos esquecer de nossa posição pois, “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão”, em Gálatas 5:1. A expressão para a liberdade se referia a um costume judaico, que era utilizado quando um judeu queria dar liberdade para o seu escravo. Esse judeu deveria ir até a tesouraria do templo e pagar uma taxa por seu escravo. Então, o escravo recebia um papel do templo com os dizeres, PARA A LIBERDADE, significando que, jamais aquele homem poderia ser escravizado novamente. Ele estava livre! Foi exatamente o que Jesus fez por nós na cruz, Ele pagou um alto preço por nossas vidas. Não foi ouro ou pedra preciosa, mas sim, o Seu precioso Sangue derramado uma única vez por toda a eternidade, agora, nós temos este documento escrito nos céus, PARA A LIBERDADE, não somos mais passiveis de venda, não somos mais passiveis de escravidão, não precisamos mais viver escravizados pelo pecado.

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados”, Colossenses 1:13,14. “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”, Gálatas 5:23,24.Para vivermos uma vida separada para Deus, precisamos exercer a nossa fé, uma fé genuína e inabalável nas verdades da Palavra de Deus.

Estamos entrando na semana da páscoa, o PESSACH judaico, que significa, libertação do povo Hebreu da escravidão no Egito. “Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir ao egípcios do que morremos no deserto. Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” Êxodo 14:12-14.

O povo judaico não entendia a libertação que estava para alcançar e, não queria andar no deserto com Deus e sim, voltar para a escravidão no Egito. Eles estavam falando, deixa-nos voltar para a escravidão! “Confias no Egito, esse bordão de cana esmagada…”, II Reis 18:21. “Dizendo: Não; antes, iremos à terra do Egito, onde não veremos a guerra… Falou-vos o Senhor, ó resto de Judá. NÃO ENTREIS NO EGITO; tende por certo que vos adverti hoje. Porque vós, à custa da vossa vida, a vós mesmos vos enganastes…”, Jeremias 42:14,19,20. Não só durante a peregrinação pelo deserto mas, também por centenas de anos depois, Deus continuou proibindo o hebreu de retornar ao Egito. Isso porque, voltar ao Egito significa voltar para a escravidão e a morte.

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” Tiago 4:4. “pois o pendor da carne dá para a morte, mas a do Espírito, para a vida e paz” Romanos 8:6. Precisamos discernir a vontade de Deus para as nossas vidas, porque assim não nos submeteremos novamente a escravidão do pecado e da carne. Seja sábio, seja firme, para a liberdade é que fomos alcançados e libertos.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12:1,2.Sede santo porque Eu Sou Santo! Deus nos escolheu para que vivamos uma vida separada para Ele, livres das paixões mundanas.

Jesus falou para os seus discípulos sobre dois caminhos: um de vida, e outro de morte, um largo, e outro estreito. Mesmo que a vontade de Deus para as nossas vidas nos deixe exprimidos durante a caminhada, podemos ser perseverantes sem retrair. Siga em frente, não volte para o Egito, onde há escravidão e morte. Deus nos libertou deste mundo tenebroso para que vivamos de modo digno do evangelho. Viver de modo digno do evangelho, significa deixar Cristo crescer para que nós diminuamos. Como está escrito em Gálatas 2:20, “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e este viver que, agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim”. Aleluia!!! Gloria a Deus!!! Não sejamos mais escravos do pecado como éramos antes de conhecermos a Cristo. Pecado é tudo que não provem da fé, de acordo com Romanos 14:23.

“Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” Romanos 14:12. Os que foram escravizados pelo o pecado, e andaram na carne, receberão, palha, feno e madeira que queimarão diante do Senhor, mas o mesmo ainda será salvo. Mas os que andaram por fé, receberão, ouro, prata e pedras preciosas que serão provadas pelo o fogo, mas não queimarão. “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia demonstrará, porque está sendo revelada pelo o fogo; qual seja a obra de cada um o próprio fogo provará. Se permanecer a obra de alguém, esse receberá o galardão. Se a obra de alguém queimar, sofrerá ele o dano; MAS ESSE MESMO SERÁ SALVO, todavia, como que através do fogo”, I Coríntios 3:12-15.

A vontade de Deus para as nossas vidas é a santificação, é para vivermos uma vida separada para Ele, não dando espaço para a carne ditar nosso caminho, para que não saiamos do centro da vontade d’Ele. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação…” I Tessalonicenses 4:3

Um grande abraço,

Pastor Geraldo.