II Timóteo 1::6-14 “…. e, por isso, estou sofrendo estas  coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu deposito até aquele dia”.

Vivemos dias difíceis, a Igreja de Jesus Cristo, tem abrido mão das coisas de Deus em benefício as coisas do mundo. É fácil o filho de Deus desviar da verdade e viver familiar com as coisas de Deus. Paulo exorta a Timóteo a não se envergonhar do testemunho do nosso Senhor Jesus Cristo. Exorta a manter o padrão das sãs palavras por ele ensinadas.

O povo de Deus está a procura de sinais, está a procura de coisas que satisfazem emocionalmente por algum tempo, mas não tem procurado a Palavra de Deus. Outros estão tão familiares com Deus e Sua Palavra que pensam que ninguém é capaz de instruí-lo na verdade. Existem pessoas que não vão a Igreja, por que acham que já sabem o que o pastor vai pregar. Outros, quando o pastor cita o primeiro versículo, já deduzem toda pregação sem nem mesmo ouvi-la, e assim não recebem o que Deus tem a dizer na mensagem. Infelizmente, esse é o pensamento de muitos irmãos que não querem submeter ao ensino da palavra de Deus e usam a desculpa de que já sabem tudo mas, na verdade, não sabem nada.

A soberba tem tomado conta da Igreja de Laodicéia, a igreja que não é fria nem quente e sim morna, “Assim, por que és morno, e nem és quente e nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” Apocalipse 3:14-20.

Paulo disse: Participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus, que nos salvou, que nos amou, que nos fez novas criaturas e nos colocou em um lugar de benção. As pessoas procuram um livramento rápido, mas não querem ser transformadas de dentro para fora, mas somente a Palavra de Deus tem esse poder. Deus nos dá convicções por meio da Sua Palavra quando nos submetemos através do Espírito Santo que nos instrui, nos edifica, e nos motiva a continuarmos de cabeça erguida. Assim, desfrutamos da Graça do nosso Deus e não nos envergonhamos do testemunho do nosso Senhor Jesus Cristo. Quando submetemos o nosso conhecimento bíblico ao Espírito Santo, não vamos ser familiar com as coisas de Deus, onde a Igreja está reunida, queremos estar juntos.

O bom depósito fala da nossa fé a qual, Deus é poderoso para guardar, proteger, cuidar. Quando você vai ao banco e faz um depósito, você confia que aquele banco irá proteger, guardar e cuidar do seu dinheiro, não é verdade? Você não fica ansioso ou preocupado se o seu dinheiro será roubado.

Assim também é a nossa fé, nós colocamos os nossos desejos, necessidades e sonhos perante Deus, que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pensamos ou imaginamos e por isso descansamos. Porque a Sua Palavra nos garante que Ele irá cuidar, guardar, libertar, transformar e suprir cada uma das nossas necessidades. Ele é poderoso para guardar tudo que colocamos perante Ele em oração. Paulo afirmou que Deus é poderoso para guardar o nosso depósito. Este é o nosso Deus! Sejamos perseverantes no andar com Ele, devemos submeter nossos conhecimentos ao Espírito Santo para que Ele nos use para a Sua Glória.

Primeiro, Paulo disse que Deus é Poderoso para guardar o seu depósito, já nos versos 13 e 14 Paulo disse para nós guardarmos o bom depósito, a nossa fé, não desistir, não parar a caminhada. “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós”.

Tenha um coração quebrantado perante Deus, somente assim veremos o Seu mover e a Sua vontade para as nossas vidas. Seja ousado com Deus, confie e não abandone a vossa confiança, pois ela tem grande galardão. Hebreus 10:35.

Em Mateus 8:23-27, Jesus estava no barco com seus discípulos e aconteceu uma grande tempestade. O barco estava prestes a naufragar, e Jesus dormia. Os discípulos acordaram o Senhor dizendo: “Senhor, salva-nos! Perguntou-lhes Jesus: Porque sois TIMIDOS, HOMENS DE PEQUENA FÉ? E repreendeu os ventos e o mar, e fez-se grande bonança”.

Homens tímidos: Homens que não têm coragem, medrosos, inseguros e acanhados. Jesus está perguntando, porque vocês estão com medo, sem coragem e inseguros? Eu Estou com vocês, porque estais agindo assim, homens de pequena fé?

Trazendo isso para o contexto das nossas vidas, esta é a forma que agimos em diversas situações, com medo, sem coragem, inseguros, nos esquecendo que Jesus está conosco em qualquer lugar ou qualquer situação que passamos. “Disse Jesus: Todo aquele que vier a Mim, Jamais lançarei fora” João 6:37. “Eu estarei convosco até o fim” Mateus 28:20. Não mais nós vivemos, mas Jesus vive em nós, Gálatas 2:20. “Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”, I João 4:4. Não devemos agir como homens de pequena fé, esquecendo-nos desses ensinamentos. O que você tem depositado perante o trono da graça em oração? Não desanime, Deus é poderoso para fazer muito mais do que você imagina, não desista!

Números 23:19 “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que Se arrependa. Tendo Ele prometido, não o fará? Tendo Ele falado, não se cumprirá?” Você crê nisto? Então, não deixe de congregar, não desista e não cesse de orar. Temos motivos para seguir adiante com o nosso Deus, em qualquer lugar e em qualquer situação, com Ele, prevaleceremos.

Deus é poderoso para guardar o nosso bom depósito, Ele é poderoso para cuidar, proteger, libertar, suprir e fazer muito mais que pedimos ou imaginamos, a Ele pois a Gloria eternamente, amém.

Um grande abraço,

Deus te abençoe!

Pastor Geraldo Oliveira