“Mas, pela Graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã…” I Coríntios 15:10.

O apóstolo Paulo, foi fariseu dos fariseus, homem culto, falava vários idiomas e doutor da Lei. Ele podia se vangloriar diante dos homens, mas não agia assim, pois, ele sabia que foi chamado por Deus com um propósito eterno. Quando estava de viajem para Damasco, com o propósito de perseguir e prender os seguidores de Cristo, Paulo caiu do cavalo e teve um encontro pessoal com JESUS CRISTO. Ele nasceu d e novo e se tornou um instrumento valioso nas Mãos de Deus, e por suas pregações e cartas, o Evangelho chegou até nós. Mas o sentimento de Paulo sempre foi: “sou o que sou, pela Graça de Deus”.

A palavra Graça no grego é Charis e se refere a um favor feito livremente e sem expectativa de retorno. Esta palavra não aparece em Mateus e Marcos, mas por 156 vezes aparece no Novo Testamento. Já no Hebraico, é Chen e aparece 70 vezes no Velho Testamento.

A Raiz da palavra Charis é Char, que significa, brilhar, ser feliz, resplandecer, regozijar, aquilo que dá prazer, que produz alegria em seus ouvintes. Jesus Cristo é a Própria revelação da Graça de Deus. “Porquanto, n’Ele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade”, Colossenses 2:9. Jesus não veio ensinar a respeito da Graça, mas sim, para ser a própria representação da Graça de Deus, e por essa razão, não encontramos a palavra Graça nos dois primeiros evangelhos, pois, Jesus a manifestava com sua própria vida.

Jesus Cristo curava, comia com os publicanos e pecadores e agia com Graça sobre Graça com todos a sua volta. Ele demostrava Graça, sem importar com o que a pessoa possuía, ou tinha feito de certo ou errado. Podia ter doença infecciosa, podia ser um pecador afamado, ter um problema físico, ou até mesmo ter acabado de falecer, Jesus sempre amava incondicionalmente e sempre via uma oportunidade para manifestar a GRAÇA de Deus. Lembre-se! Graça significa um favor incondicional, sem esperar nada em troca.

“Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz beijaram. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar”, Salmos 85:10, 11. Há dois mil anos atrás, Jesus, que além de ser a representação da Graça de Deus, é também a própria Verdade, realizou um grandioso encontro na Cruz do calvário, um encontro da Graça e da Verdade com a justiça e a paz. Ali, onde Ele morreu a nossa morte pagando um alto preço pelas nossas vidas, no lugar em que Seu precioso sangue foi derramado uma única vez, por toda a eternidade. Nós não merecíamos, mas Ele nos amou até o fim, sem esperar nenhum retorno da nossa parte. Isso é Graça.

Na Cruz foi revelado o Único caminho até Deus, Jesus disse: “Eu Sou o Caminho, a VERDADE e a vida, ninguém vai ao Pai, a não ser por Mim.” João 14:6.  Ele consumou a obra que planejou com o Pai, e a Justiça de Deus foi satisfeita na Cruz. A prova da satisfação do Pai foi que Jesus ao terceiro dia, ressuscitou, subiu aos céus, e está assentado a destra do Pai, de acordo com Hebreus 10:12. Agora, por Sua Graça, temos a Paz que excede todo entendimento, de acordo com Filipenses 4:7.

Por essa razão é tão importante para nós aprendermos ouvir e a discernirmos o que ouvimos. O inimigo trabalha para nos fazer negligentes no ouvir da Graça, porque, se não ouvimos a Palavra de Deus, que revela Sua preciosa Graça, não poderemos ver e nem viver nessa Verdade. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”, Mateus 13:9. Precisamos estar atentos ao verdadeiro ensino da Palavra de Deus, e não em meros e superficiais pensamentos sobre Deus.

“Porquanto a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda a iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”, Tito 2:11-14. A Graça de Deus se manifestou salvadora a todo mundo na cruz do calvário. Ali estava a Graça e a Verdade, foi onde a Justiça foi satisfeita e nos trouxe a Paz. Todo o nascido de novo, ou seja, todo aquele que já recebeu Jesus Cristo como Salvador, faz parte de um povo exclusivo de Deus e a graça d’Ele nos educa, e nos ensina o caráter de Cristo.

A Graça de Deus está disponível para nos educar, e não podemos limitá-la. A Graça de Deus não é somente aquilo que Ele faz, mas aquilo que Ele é. Deus sempre foi, e eternamente será Gracioso. A Graça faz parte de Seu caráter. Na Graça não há mérito, pois trata-se de um favor imerecido, é algo que devemos demonstrar ao próximo, sem expectativa de retorno, assim como Jesus.

O homem sempre está tentando prevalecer pela força e sem Deus. Muitos estão se estribando, ou seja, se apoiando em seus próprios entendimentos. O homem tem a força, mas o Poder e a Graça vêm de Deus. Jesus disse: “Sem Mim, nada podeis fazer”, João 15:5b. “O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque O HOMEM NÃO PREVALECE PELA FORÇA”, I Samuel 2:6-9.

O apóstolo Paulo impactou sua geração com o Evangelho da Graça, mas não foi fácil. Ele foi apedrejado e dado como morto, levou quarenta chibatadas menos uma, foi perseguido ferozmente pelos judaizantes, foi colocado diante de reis e imperadores, passou por um naufrágio, foi mordido por uma serpente venenosa, mas em todas estas coisas, a Graça salvadora de Deus o ajudou, colocando-o sempre de pé e de cabeça erguida.

E ainda assim, Paulo disse que era um privilégio da Graça de Deus, pregar o Evangelho de Jesus Cristo. “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta Graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo”, Efésios 2:8. A palavra ‘insondáveis’ é a palavra ANEXICHNIASTOS e fala sobre traçar, medir ou por limite. Não podemos medir, traçar ou por limites na Graça de Deus. Não podemos encontrar a altura, a profundidade ou a largura dessa maravilhosa Graça de Deus. A Graça vai além das muitas vezes que caímos ou fracassamos. Ela sempre nos ergue de novo, e não pode ser limitada por nada e nem por ninguém.

“Para louvor da glória de sua graça, que Ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós…”, Efésios 1:6-8. Só a Graça de Deus nos dá capacidade de perdoar uns aos outros, de forma incondicional, pois Ele nos perdoou primeiro.

“… e, juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura d’Ele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”, Efésios 2:6-10. Por Sua Graça, já estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Esta é a nossa posição, e não merecemos. Pela Graça de Deus fomos salvos, feitos herdeiros com Cristo Jesus, e parte de um povo de propriedade exclusiva d’Ele. Somos membros uns dos outros, e temos a segurança eterna.

O Espírito Santo nos selou para o dia da redenção, somos mais que vencedores em Cristo Jesus, nada e nem ninguém poderá nos separar ou arrebatar das mãos d’Ele. O nosso futuro é tão brilhante quanto às promessas de Deus para nossas vidas hoje. Por Sua Graça, podemos brilhar mais e mais, regozijar sempre, pois, estamos escondidos em Cristo, e Cristo em Deus, e quando Ele se manifestar, seremos manifestos com Ele em Glória e poder, conforme está escrito em Colossenses 3:3,4. E tudo isso é resultado da abundante Graça de Deus.

A Graça de Deus é suficiente para nos tirar do fundo do poço e nos colocar num pináculo. “Quem há semelhante ao Senhor, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo”, Salmos 113:5-8. Deus nos tirou do lixo deste mundo tenebroso, não tínhamos valor algum para este mundo, éramos desvalidos, e sem valor. Mas Deus nos amou com amor eterno, para Ele temos o valor imensurável do Sangue de Jesus Cristo. Agora, temos uma posição de privilégio perante Ele, por causa de Sua própria Graça.

David disse; “Porque a Tua Graça é melhor que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu Nome, levanto as mãos”, Salmos 63:3,4. Então, nós também podemos dizer: “Bendito seja o Nome do Senhor, agora e para sempre.” Salmos 113:2. David e Abraão receberam grandes promessas e provisões, pela Graça de Deus, eles não mereciam, mas Deus, sempre revelou a eles a Sua Graça. Assim, Paulo também chegou a esta conclusão: Sou o que sou, pela Graça de Deus. Também nós podemos dizer neste dia: sou o que sou, pela Graça de Deus.

Pense nisso, experimente a graça de Deus no dia a dia, não merecemos, mas Ele está sempre realizando algo novo em nossas vidas e sem esperar nada em troca. E isso porque, Ele nos ama incondicionalmente.

Deus te abençoe!

Pastor Geraldo Oliveira