O texto de Lucas 10:38-42, relata uma situação passada por Jesus Cristo na casa de Marta e Maria, e esta é, uma típica passagem da Bíblia, da qual podemos dizer: Me encaixo em um desses versículos. Marta tomou a iniciativa de receber Jesus em sua casa, no verso 38 diz: “Marta, hospedou-o em sua casa”. Jesus não era um simples homem que estava passando na rua, mas sim o Senhor, que já estava conhecido em todo lugar, devido aos seus muitos milagres. Quando Ele entrou na cidade, a Marta quis hospedá-lo, ela decidiu ser anfitriã.

Então Marta abriu a porta de sua casa e O deixou entrar. Mas Marta não contava com um detalhe: Jesus não andava sozinho! A Bíblia diz que as multidões o seguiam. E não podemos esquecer-nos dos discípulos, só aí eram doze homens. Então Marta vendo tantas pessoas para servir, começou a se agitar. Pois, as coisas não eram tão simples, como ela imaginou.

Às vezes, nos propomos a fazer algo na igreja ou em nossa casa, pensando que vai ser tranquilo e que poderemos dominar. Mas, com o tempo as coisas se descontrolam e começamos a ficar inquietas e até desanimamos no meio do caminho. E dizemos: não era bem isso que eu queria. Isso ocorre quando não estamos concentradas no fato que, o Senhor pode nos ajudar em qualquer situação. Deixamos que a nossa fé seja abalada, e nos agitamos, ficamos inquietas, e inevitavelmente procuramos alguém para acusar. Foi o que aconteceu com Marta!

Ao encontrar Maria aos pés de Jesus, Marta foi logo repreendendo o próprio Senhor. Isso mesmo, ela atrevidamente disse para Jesus no verso 40, “Não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha?”. Em outras palavras, ela dizia, não está vendo que eu estou trabalhando demais, enquanto minha irmã aí parada.

Marta foi atrevida e enfatuada. A palavra enfatuada se refere a uma pessoa presunçosa, que se acha com a razão. Marta se aproximou de Jesus, convicta que estava certa. A pergunta dela foi uma repreensão e acusação direta para Jesus (não te importas?). E para completar, a certeza de Marta, de que realmente tinha razão, era tanta, que ainda mandou Jesus tomar providências (ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me).

No verso 40, também diz que Marta se aproximou de Jesus, ela não gritou lá da cozinha. Em outras palavras, ela murmurou, que significa, falar baixo e geralmente queixar-se em voz baixa. Quando queremos reclamar com alguém sobre alguma coisa, e estamos em meio a muitas pessoas, tentamos nos aproximar e falamos mais baixo. Sem dúvida, a proporção da inquietude de Marta era muito intensa, tanto que ela foi reclamar justamente com o hóspede principal, ela se aproximou para falar. O grau de stress dela já estava no limite.

Mas, Jesus era um Mestre, e ensinava todo tempo. Ele se utilizou da situação, para dar mais um ensinamento. Por isso, a resposta d’Ele, não foi em voz baixa, Ele respondeu de forma mais enfática, inclusive na nossa tradução bíblica são utilizadas duas exclamações: “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa: Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”, Lucas 10:41,42.

Com certeza essa resposta foi um choque para a Marta. Ela se achava com toda razão, e esperava a aprovação de Jesus, para repreender a sua irmã Maria. Porém aconteceu exatamente o contrário, pois Jesus elogiou a Maria por sua escolha: “ouvir-lhe os ensinamentos”, verso 10:39.

Maria escolheu ouvir o que Jesus estava falando. Muitas vezes, nós não conseguimos ouvir o que Senhor está nos falando. Todas nós passamos por situações nas quais, ficamos inquietas, e essa inquietude nos impede de ouvir o que Senhor está falando. Marta poderia estar servindo a todos, com alegria e ao mesmo tempo ouvir os ensinamentos de Jesus. Ela poderia ter falado diretamente com a irmã: segura essa bandeja aqui um pouco, enquanto eu busco mais comida, vamos revezando, etc. Enfim, poderia ter se acalmado, e desfrutado de um dos momentos que, poderia ser o mais importante de toda a sua vida: servir pessoalmente ao Senhor Jesus. Mas, Marta não conseguia ver assim.

Muitas vezes, no momento em que estamos agitadas, nós não conseguimos ouvir o que Deus está nos ensinando. Ficamos tão desorientadas, que transformamos momentos que deveriam ser prazerosos, em momentos de reclamação. Transformamos a honra de servir ao nosso Deus, em peso. Nos dispomos para participar de um ministério da igreja, mas com o tempo começamos a reclamar de quem não está participando e daquilo que não estamos gostando. Também mudamos o ambiente agradável em nosso lar, para dar início a uma discussão desnecessária. Tentamos resolver assuntos que não são urgentes, de forma urgente, o que resulta em ações precipitadas. Já decidimos que estamos certas, e como Marta, buscamos a aprovação do Senhor Jesus.

No momento da murmuração, nós estamos perdendo, a alegria de fazer aquilo que Deus está nos chamando. Deixamos de desfrutar da vida do corpo local, da vida em família, com o marido, filhos, amigos, colegas de trabalho, etc. Perdemos a oportunidade de ouvir e receber do Senhor. Não dê espaço para murmurações em sua vida, pois a murmuração, irá te impedir de ouvir aquilo que Deus está te falando. Faça, com alegria, aquilo que Deus te chamou a fazer, e creia que Ele irá te honrar.

O Ponto Principal deste estudo é o fato do privilégio da presença de Jesus Cristo em nossas vidas 24horas. Ele é nosso hóspede o tempo todo. O Senhor Jesus Habita em nós, Ele mora em nós. Em I Coríntios 3:16 diz: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. E ainda em Efésios 3:17 “e assim, habite Cristo no vosso coração pela fé”. Por fim Efésios 1:13 “…depois que ouvistes a Palavra da Verdade, o Evangelho da vossa salvação, tendo n’Ele também crido, fostes SELADOS com o Espírito Santo da promessa”. Muitas vezes, nos esquecemos dessa realidade. Jesus Cristo habita em nós pela fé, e está o tempo inteiro, nos conduzindo e orientando na vontade de Deus. Só não conseguimos ouvir, quando decidimos murmurar.

Existem duas opções, sentar e ouvir, ou ficar ansiosa e agitada de um lado para o outro. Em algumas situações, o Senhor vai nos dizer para ouvir e em outras para agir, com fé. Mas, na maioria das vezes, Ele vai nos pedir para sentar, pois Ele é quem age a nosso favor. Ele cuida das nossas vidas e nos livra das situações difíceis, quando descasamos n’Ele, pela fé.

Muitas vezes, quando ouvimos ou lemos uma mensagem como essa, pensamos que é impossível colocar em prática. Pensamos nas situações que estamos passando, e que a nossa forma de agir está certa. Afinal, não queremos sair “perdendo”.

Em Tiago 1:5, diz: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. Ore e peça sabedoria a Deus, a promessa é que Ele irá conceder, peça a Ele para que você veja a situação como Ele está vendo. Ele é fiel e irá te conduzir.

Muitas mulheres crentes, que estão dentro das igrejas, têm medo viver a genuína fé bíblica por que pensam que, se viverem assim, ficarão em desvantagem. Desvantagem no casamento, no trabalho, na faculdade, no namoro e nas amizades. E mais, este mundo tenebroso faz tanta pressão, que muitas preferem continuar no erro, a viverem a verdade da Palavra de Deus. “todo mundo faz assim, porque eu não posso também?”.

A resposta para este tipo de pergunta é muito clara em Romanos 12:1, 2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Não podemos tomar como referência o que o mundo faz. Não se engane pensando que ficará em desvantagem se obedecer a vontade de Deus. Renove a sua mente com as verdades bíblicas, você verá que ao final, você estará em maior vantagem do que aquela pessoa que nega viver a Palavra de Deus.

Com Deus, o risco é zero, por isso você pode ser uma boa anfitriã e dar boas vindas ao Senhor Jesus em todas as áreas de sua vida. A Salvação não é algo para o futuro, é algo para hoje, podemos experimentar seus efeitos na nossa vida diária. O Senhor Jesus quer nos capacitar a cada dia. Hoje, o efeito de sua fé pode começar a fazer diferença em um pequeno circulo de convivência, mas amanhã você pode virar uma referência para muitas pessoas, referência de uma vida mansa e tranquila com Deus. Dando um verdadeiro testemunho de uma pessoa que está recebendo, com alegria, a Palavra Viva. Sem cobrança, sem peso e com paz, pois o Senhor Jesus habita em nós, e é fiel para nos proteger e nos guardar, principalmente naquilo que está nos deixando aflitas e ansiosas.

Um grande abraço a todas,

Com Amor,

Elaine Oliveira.

Reunião de Mulheres em 07.fev.2015


 

foto: Joel Oliveira