Estamos muito felizes porque o PASTOR MARK SCHOLLAERT compartilhou conosco nessa manhã, ao vivo, diretamente dos EUA. Deus seja Louvado!!! Ele nos abençoou com o texto de Colossenses 2:1-3 “Gostaria, pois, que soubésseis quão grande luta venho mantendo por vós, pelos laodicenses e por quantos não me viram face a face; para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos”.  Fomos muito edificados com todas as palavras de amor do Pastor Mark. Mais uma vez,  Deus seja Louvado!!!

*************************************************************

“Ele não está aqui, mas ressuscitou”, Lucas 24:6a “Pois também Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado”, I Coríntios 5:7b.

Hoje celebramos a vida, Jesus Cristo RESSUSCITOU e VIVE para sempre! A pascoa é a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito e é um estatuto perpétuo para os judeus. O povo hebreu foi escravizado por 430 anos, até que Deus levantasse a Moisés, para libertar o Seu povo. Porém, o coração de Faraó estava endurecido e por isso, ele impedia que o povo judeu saísse do Egito. Após nove pragas, veio a décima e definitiva praga que, resultou na morte de todos os primogênitos da terra do Egito. Mas antes disso, Deus deu uma ordem a seu povo que, deveria prender um cordeiro, no décimo dia do mês de Nisan, que é o primeiro mês do calendário religioso hebraico. Esta data está entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril. O cordeiro que fora preso, deveria ser preso no dia décimo de Nisan e, no décimo quarto dia ele deveria ser imolado, e o seu sangue passado nos umbrais das portas das casas dos judeus. Naquela noite, quando o anjo da morte passasse, tirando a vida de todos os primogênitos do Egito, a casa que tivesse o sangue no umbral da porta, o primogênito não seria morto.

O anjo da morte passou, e houve muito choro pois, todos os primogênitos da terra do Egito foram mortos, inclusive o filho de Faraó, e só assim, ele autorizou a saída do povo hebreu do Egito. O povo saiu às pressas andando por três dias, até estarem de frente para o mar vermelho. Faraó se arrependeu de deixar o povo ir embora, por isso saiu com o seu exército, em perseguição aos hebreus. Agora, o povo estava, cercado por montanhas dos dois lados, de frente para o mar vermelho, e com Faraó e seu exército se aproximando, Que situação! Mas Deus tinha uma saída. Por isso, Moisés, seguindo a ordem de Deus, em Êxodo 14:16, ergueu o seu cajado no mar, que se abriu como duas paredes, para que o povo passasse por terra seca. Aleluia!!! Faraó tentou fazer o mesmo, mas as águas se fecharam sobre ele e seu exército, e assim o povo hebreu foi liberto da escravidão do Egito. Êxodo 12-14.

Mais de 1.300 anos, depois desse fato, o profeta João Batista viu Jesus Cristo e disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, João 1:29. Três anos de ministério, com um propósito, ir para a cruz. “Agora, está angustiada a Minha Alma, e que direi Eu? Pai, salva-Me desta hora? Mas, precisamente com este propósito vim para esta hora” João 12:27. No dia décimo quarto, do mês de Nisan, Jesus Cristo o Cordeiro de Deus, celebrou a última páscoa e logo após foi para o jardim do Getsemani. Ele pediu aos apóstolos que orassem enquanto Ele estivesse orando também. Imagine o conflito espiritual naquele momento. Creio que todas as hostis demoníacas estavam presentes, o próprio diabo estava ali, tentando fazer Jesus Cristo desistir da Cruz. Enquanto Jesus orava, Ele podia escutar os “roncos” dos apóstolos, Ele foi até eles e disse: “por que estais dormindo? Levantai-vos e orai…” Lucas 22:46. Pouco depois, Judas chegou, e com um beijo, trai o Filho de Deus. Satanás deve ter estremecido, pois ali iniciava a maior vitória de toda a história da humanidade, a vitória sobre o pecado.

Jesus foi preso, e levado para a casa do sumo sacerdote Caifás. Lá Ele foi esbofeteado e cuspiram em seu rosto. Durante toda a noite, Jesus foi moído pelas nossas iniquidades. Os soldados romanos fizeram um coroa de espinhos e encravaram na Sua Cabeça, imagine a dor e o sangue escorrendo. Bateram com chicotes que cortavam a carne d’Ele, como uma navalha. Às 09 horas da manhã foi encravado em uma cruz de madeira, Suas Mãos e Seus Pés foram perfurados com cravos de ferros, e o suspenderam na cruz. “E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a Mim Mesmo” João 12:33.

Na cruz, Jesus falou sete frases, quatro delas nas primeiras três horas de sua crucificação, e as outras três frases, nas últimas três horas. Na primeira frase, Jesus orou por seus inimigos, Ele disse: PAI, PERDOA-OS PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM. Na segunda frase, Ele prometeu perdão para um pecador. Jesus foi pregado entre dois ladrões, um a direita e outro a esquerda. Enquanto o da esquerda questionava Jesus, o da direita disse: Senhor, lembra-te de mim quando estiver no reino do Seu Pai. Então, Jesus disse: HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO DO MEU PAI. Vendo ali, próximo da cruz, a sua mãe e o discípulo a quem amava, Jesus disse a terceira frase: MULHER, EIS AI O TEU FILHO, FILHO, EIS AI A TUA MÃE. Veja que as três primeiras frases, Jesus estava pensando nos outros. Ele orou por seus inimigos, Ele prometeu perdão um pecador e providenciou alguém para cuidar da sua mãe.

Então Jesus disse a quarta frase: TENHO SEDE! E deram vinagre para Ele tomar, cumprindo assim a profecia de salmos 69:21. Meio dia, o céu escureceu, raios caiam a toda hora, houve pavor naquele momento. Foi quando Jesus disse a quinta frase: ELI, ELI, LAMÁ SABACTANI QUE QUER DISSE: DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME DESAMPARASTE? Deus é três vezes, Santo, Santo e Santo, Ele não tolera pecado. Jesus não pecou, mas ali na cruz estava levando sobre Si, o pecado de toda a humanidade. “… e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos os nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro”, I João 2:2. Ali na cruz, Jesus Se fez maldição em nosso lugar, de acordo com Gálatas 3:13. Ele foi moído pelos os nossos pecados e o castigo que nos traz a paz, estava sobre Ele, Isaías 53.

Depois Jesus disse a sexta frase: ESTÁ CONSUMADO!!! Ele estava dizendo que toda a Sua obra estava terminada, concluída e acabada. A lei foi cumprida de maneira completa por Ele. Agora, tudo que condenava o homem, não poderá mais condenar, pois, está consumado. “O fim da lei é Cristo para a justiça de todo o que crê” Romanos 10:4. Por fim, Jesus disse a última frase: PAI, NAS TUAS MÃOS ENTREGO O MEU ESPÍRITO. Logo após ter dito esta frase, em alta vós, Jesus inclinou Sua Cabeça e rendeu o Espírito. Isto revela que, Jesus não foi vítima de satanás, Ele não foi vítima dos Romanos, nem tão pouco dos Judeus. Jesus morreu porque quis morrer em nosso lugar. Ele já tinha dito: “Ninguém tira a Minha Vida, Eu voluntariamente a dou” em João 10:18. Jesus morreu a nossa morte para que pudéssemos ter vida eterna com Deus.

No mesmo dia, Ele foi tirado da Cruz e sepultado. Porém, a morte não pôde detê-Lo, e ao terceiro dia Ele RESSUSCITOU dentre os mortos. Voltando ao assunto da saída do povo hebreu, da escravidão do Egito, três dias depois que o cordeiro foi imolado e o seu sangue passado nos umbrais das portas, o povo passou por terra seca entre as águas do mar vermelho, sendo libertos da escravidão. Trazendo isto para as nossas vidas, Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi imolado na Cruz do calvário e três dias depois, RESSUSCITOU PARA A NOSSA LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. Agora, somos nova criatura, pela graça de Deus. JESUS RESSUSCITOU, ESTÁ VIVO E VIVO PARA SEMPRE.

O apóstolo João, mais de 50 anos depois da ressurreição de Jesus, estava preso na ilha de Patmos, quebrando pedras. João já estava com 95 anos de idade, e o Senhor Jesus apareceu para ele, que escreveu: “Quando O vi, caí aos Seus pés como morto. Porém, Ele pôs sobre mim a Mão direita, dizendo: Não temas, Eu Sou o Primeiro e o Último e Aquele que vive, estive morto, mas eis que Estou Vivo pelos séculos dos séculos e Tenho as chaves da morte e do inferno”, Apocalipse 1:17,18.

Jesus está VIVO, E VIVO para sempre, Ele ressuscitou!!! Hoje celebramos a vida. Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores que Vive para sempre! Muitos grandes homens morreram e suas sepulturas são visitadas até o dia de hoje, todas estão fechadas e lacradas com dizeres, aqui jaz fulano de tal. Em Jerusalém porém, há uma sepultura que está aberta com os seguintes dizeres: NÃO ESTÁ MAIS AQUI, MAS RESSUSCITOU. Esta é a sepultura na qual Jesus foi colocado. Ele ressuscitou e está vivo e em breve voltará para nos buscar.  Pense nisto nessa semana, Jesus Vive e Ele é o nosso Cordeiro pascal que foi imolado, e que ressuscitou. “Ele não está aqui, mas ressuscitou”, Lucas 24:6ª “Pois também Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado” I Coríntios 5:7b

Um grande abraço,

Pastor Geraldo.

Culto 05 de Abril de 2015.