“Invoca-Me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grande e ocultas, que não sabes. Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel,…” Jeremias 33:3,4.

Vivemos dias difíceis, dias que o povo de Deus está sendo muito mal compreendido, e aquele que é levantado por Deus para viver piedosamente em Cristo Jesus, é taxado de ignorante neste mundo moderno, mas Ele disse: Invoca-Me, e te responderei, anunciar-te-ei coisas grande e ocultas, que não sabes.

Muitas vezes, demoramos a invocar o nosso Deus por que pensamos que não teremos uma resposta imediata. Assim, desistimos facilmente de orar e clamar, devido a nossa incredulidade.  Jesus não pôde fazer muitos milagres em uma determinada cidade, por causa da incredulidade do povo. “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” Mateus 13:58. Deus vê quando derramamos as nossas lágrimas perante Ele, e ouve o nosso clamor. Não precisamos desanimar ou duvidar, pois Deus está no controle de tudo.

A incredulidade surge, porque avaliamos a nossa vida com Deus de maneira errada. Alguns pensam que, pelo fato de receber a Jesus Cristo como Salvador, não terão privações nem sofrerão perseguições, mas não é assim que a Palavra de Deus nos orienta. Jesus disse: “No mundo passareis por aflições, mas tendes bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:33. Paulo nos conforta dizendo: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;” II Coríntios 4:8,9.

O nosso inimigo, “o diabo” irá sempre nos confrontar em cada situação que passamos, projetando dúvida e incredulidade. Ele dirá mentiras, porque é o pai da mentira, e os boatos geralmente são do tipo: Não vai dar certo! Você já está cansado de orar! Pare de esperar! Olhe o seu problema! Onde está o seu Deus?! Ninguém está ai para sua vida, chute o balde! Deus não irá te responder! Você pecou a semana toda! E muitas outras MENTIRAS do diabo para anular a nossa fé. Essa é a natureza de Satanás, conforme João 8:44. Não aceite as mentiras do diabo, persevere na confiança em Deus, mesmo que esteja demorando a resposta, ela virá.

Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno, o diabo. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica pelos santos.” Efésios 6:16-18. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir as fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,” II Coríntios 10:4,5.

Sofismas são mentiras, propositalmente maquiadas por argumentos de meias verdades, para que possam parecer reais. Como anulamos estas mentiras do diabo? Levando cativos todos os pensamentos que não são de Deus, para Deus. Qualquer falso pensamento, que vem em nossa mente, ou falsa emoção, com a finalidade de gerar dúvidas e incredulidade, em nossa vida, devem ser submetidos a Deus, em oração. Assim impedimos a propagação desse boato, e anulamos os dardos do inimigo.

“Elevo os olhos para os montes: De onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará Aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é Quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” Salmos 121:1-5. Deus está sempre atento ao nosso clamor, nada passa despercebido a Ele. “E não há criatura que não seja manifesta na Sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos Olhos d’Aquele a Quem temos de prestar contas.” Hebreus 4:13. O nosso socorro vem do Senhor nosso Deus e Ele usa quem Ele quer, para que a Sua resposta chegue até nós.  Quando damos ouvidos ao Espírito Santo, seremos uma benção nas vidas dos outros. Talvez, você seja a resposta de Deus para alguém que está orando nesse momento, pense nisso.

 “Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários.” Salmos 6:6,7.  Não podemos jamais esquecer, não estamos sozinhos e Deus sabe cada situação que vivemos hoje, e por Sua graça, Ele tem um plano para nos socorrer. Não desanime! Não desista! e não deixa a dúvida anular sua fé. “Invoca-Me no dia da angustia; Eu te livrarei, e tu me glorificarás.” Salmos 50:15. Deus é quem fez a promessa, e Ele é poderoso para cumpri-la. Creia e descansa n’Ele, o nosso Deus não falha.

“Ouve, Senhor, a minha oração, escuta-me quando grito por socorro; não te emudeças à vista de minhas lágrimas,..” Salmos 39:12. Temos um advogado a Destra do Pai, Jesus Cristo que disse: “E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14:13. NOSSAS LÁGRIMAS NÃO ESTÃO OCULTAS DIANTE D’ELE. “Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no Teu odre; não estão elas inscritas no Teu Livro? No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: Que Deus é por mim.” Salmos 56:8,9.

Em Isaías 38 Ezequias, rei de Judá, adoeceu de uma enfermidade mortal. O profeta Isaías foi até ele com uma mensagem de Deus: “Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.” Isaías 38:1b. Ezequias sabia que quando Deus fala, Ele cumpre, pois está escrito: “Deus não é homem para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Números 23:19. Ele sabia que realmente iria morrer, mas não se conformou com a situação. Ele clamou, invocou o Seu Deus, e sozinho no quarto, derramou suas lágrimas em oração.

O profeta Isaías ainda não tinha saído da cidade, e Deus o mandou voltar com a resposta da oração de Ezequias “Então, veio à palavra do Senhor a Isaías dizendo: Vai e diz a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: OUVI A TUA ORAÇÃO E VI AS TUAS LÁGRIMAS; ACRESCENTAREI, POIS, AOS TEUS DIAS QUINZE ANOS.” Isaías 38:4,5. Deus não mudou o que tinha falado a Ezequias, Ele por Sua graça e misericórdia, prorrogou por mais quinze anos a vida de Ezequias.

Deus ouviu e viu as lágrimas de Ezequias. Podemos clamar, orar, invocar o nosso Deus na certeza de que Ele irá nos ouvi, Ele verá as nossas lágrimas, cada uma delas estão em Seus odres. Deus é Fiel, Ele não muda, mas age com misericórdia e graça, respondendo cada pedido que Lhe fazemos em Nome de Jesus Cristo.

Muitas vezes, pensamos que estamos sozinhos, abandonados por todos e, talvez, pela incredulidade do momento, achamos que Deus não está vendo o nosso sofrimento, as nossas angustias e o nosso gemer. Mas a verdade é que Deus está atento e sempre usa seus filhos para que sejam instrumentos na vida daqueles que gemem em aflições. E foi assim com o seu povo, que durante 430 anos, sofreu nas mãos de Faraó, imperador do Egito.

Israel gemeu, sendo escravizado e mal tratado em um país que não era seu, então o povo clamou por socorro a Deus. E Deus chamou a Moisés, que já estava separado desde o nascimento, para ser um instrumento nas Suas Mãos, para socorrer o seu povo. “Disse mais: Eu Sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Disse ainda o Senhor: CERTAMENTE, VI AFLIÇÃO DO MEU POVO, QUE ESTÁ NO EGITO, E OUVI O SEU CLAMOR POR CAUSA DOS SEUS EXATORES. CONHEÇO-LHE O SOFRIMENTO. Vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” Êxodo 3:6,7,10.

Deus disse: Certamente, vi aflição do meu povo, e ouvi o seu clamor. Deus está atento ao nosso clamor, Ele não é pego de surpresa. Ele usou Moisés como provisão para o seu povo. Em Isaías 25:8,9. DEUS ENXUGARÁ AS NOSSAS LÁGRIMAS. “Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o Senhor falou. Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a Quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos.” Isaías 25:8,9.

“Amo o Senhor, porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os Seus ouvidos, invocá-lo-ei enquanto eu viver.” Salmos 116:1,2. Nada poderá impedir a Deus de realizar o que tem nos prometido. É Deus Quem age, Quem opera e Quem faz acontecer. Ele nos anunciará coisas grandes e ocultas que não sabemos. Quando passamos por momentos difíceis e que só nós discernimos o que está acontecendo, podemos nos manter firmes invocando o Senhor nosso Deus, caminhando por fé, mesmo sendo taxados de ignorantes neste mundo moderno.

Deus jamais irá abrir Mão das nossas vidas, porque Ele nos ama. Mesmo que demore a resposta, podemos esperar confiantes, que Ele viu e ouviu o nosso clamor, e que nos socorrerá em momento oportuno. Davi disse: “Esperei confiantemente pelo Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.” Salmos 40:1-3.

Então, nesse momento, clame a Deus, invoca-O em Nome de Jesus e espere a resposta que virá.  Mesmo em meio a muitas lágrimas de clamor, Deus conta cada uma delas, e as guarda em seu odre. “…O Seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5b. Talvez a noite do choro em sua vida está durando dias, meses ou até mesmo, anos. Suas lágrimas têm sido derramadas dia a dia, mas lembre-se, vai haver uma manhã, e com ela, a alegria. Nossas lágrimas serão enxugadas por Deus e teremos a resposta d’Ele para as nossas vidas. Então, jamais pense em desistir ou abandonar o seu chamado. Deus está no controle e sabe o que você está passando. E Ele disse: “Invoca-Me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grande e ocultas, que não sabes. Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel,…” Jeremias 33:3,4.

Deus te abençoe em Nome de Jesus!

Pastor Geraldo Oliveira

01 Maio 2016