PRUDENTES COMO AS SERPENTES E INOFENSIVOS COMO AS POMBAS

“Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mateus 10:16.

Temos visto nos últimos cultos sobre este mundo tenebroso. Falamos sobre o mundo que jaz no maligno, de acordo com I João 5:19. Também vimos que o mundo nos odeia, não porque somos boas ou más pessoas, mas porque odiou a Jesus primeiro, e o próprio Senhor Jesus disse que o mundo nos odiaria. O mundo não nos conhece, de acordo com I João 3:1b pois, apesar de estarmos no mundo, não somos deste mundo, como O Senhor Jesus disse em João 17:16.

Somos um rebanho de ovelhas e o nosso Pastor é Jesus Cristo. Nós ouvimos a Sua voz e o seguimos, de acordo com João 10:11-14 “Eu Sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu Sou o Bom Pastor; Conheço as minhas ovelhas, e elas Me conhecem a Mim.” Jesus disse que nós como ovelhas estaríamos no meio de lobos, enviados pelo o príncipe deste mundo, o diabo, que veio para roubar, matar e destruir de acordo com João 10:10. Por isso como lemos em Mateus 10:16, Jesus nos manda sermos prudentes como as serpentes.

A serpente, que é prudente, se movimenta de forma silenciosa e com cautela. Ela mantém o autocontrole nas mais variadas situações e principalmente em circunstâncias adversas. Sempre toma a decisão na hora mais oportuna, seu bote é certeiro e fatal. Pense comigo nestes pontos sobre a prudência da serpente: Movimenta-se silenciosamente, cautelosa e reflete antes de agir, mantem o autocontrole em todas as circunstancias e toma a decisão no momento certo, tendo bom êxito.

Em um mundo onde existem muitos lobos, precisamos nos movimentar silenciosamente e sem pressa, aguardando sempre a direção e salvação de Deus, “Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio.” Lamentação 3:26. “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; d’Ele vem a minha salvação. Só Ele é a minha Rocha, e a minha salvação, e o meu auto refúgio; não serei abalado.” Salmos 62:1,2.

Necessitamos sermos cautelosos, refletir antes de falar ou agir, “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angustias.” Provérbios 21:23. “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!” Tiago 3:5. Isso é muito sério, precisamos sempre refletir antes de falar, porque palavras ditas irrefletidamente são como fagulhas e poderão causar grandes incêndios em vidas, tornando-nos pedra de tropeço para os outros.

Cuidado!!! Está escrito: “Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos, de iniquidade; os vossos lábios falam mentiras, e a vossa língua profere maldade. Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e adam falando mentiras; concebem o mal e dão a luz iniquidade. Chocam ovos de áspide e tercem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora. As suas teias não prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se como que eles fazem, as obras deles são obras de iniquidade, obra de violência há nas suas mãos. Os seus pés correm para o mal, são velozes para derramar sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; nos seus caminhos há desolação e abatimento. Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem andam por elas não conhece a paz.” Isaías 59:3-8.

Pessoas não estão sendo prudentes, infelizmente, chocam ovos de víboras por não deixarem Deus curar suas feridas e mágoas, e andam falando coisas que não convêm, a prudência tem passado longe destas pessoas, ou seja, não estão sendo prudentes no seu caminhar.

“A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus. De uma boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.” Tiago 3:8-10. Sejamos cautelosos, refletindo sempre antes de falar. Muitos crentes hoje propagam veneno, contaminando vidas preciosas para Deus. Lobos vestidos de ovelhas, como Paulo disse em Atos 20:29,30 “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.”

Necessitamos manter o nosso controle em todas as situações, sejam boas ou adversas. Não devemos viver desequilibrados em nossas emoções, mantendo o juízo e pensando sempre com Deus por meio da Sua Palavra. E assim, poderemos tomar a decisão certa na hora certa, decisão que honra a Deus, e que nos protege das ciladas dos lobos deste mundo, enviados pelo o diabo para nos fazer naufragar na fé. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, MANSIDÃO, DOMINIO PRÓPRIO. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23. Sejamos, portanto, prudentes como as serpentes.

Muitos sofrem hoje por causa de decisões tomadas sem discernimento de Deus, não foram prudentes e decidiram errado em suas vidas. Deus disse: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunha contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” Deuteronômio 30:19. Ser prudente é esperar silenciosamente no Senhor nosso Deus, sendo cauteloso e refletindo sempre no falar para não machucar outros, mantendo o controle em qualquer circunstancia, seja ela boa ou má, tomando sempre a decisão no momento certo fundamentada na Palavra de Deus, e assim, teremos bom êxito em tudo quanto realizarmos. “Mas aquele que considera, atentamente, na Palavra perfeita, palavra da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” Tiago 1:25.

Jesus disse também para sermos inofensivos como as pombas, sem maldade, puros. Scofield fala sobre não retribuindo mal com o mal. Então, sejamos prudentes como a serpente, que planeja e mantêm o controle emocional, que aguarda em silêncio o momento para decidir, mas, sejamos inofensivos como as pombas, puros, que não revida com o mal. “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, apareis os fracos e sejais longânimos para com todos. Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda a forma de mal.” I Tessalonicenses 5:14-22.

Somos como ovelhas no meio de lobos, mas nunca precisamos revidar mal com mal, Podemos sim, ser prudentes em nosso agir, esperando sempre a orientação e sabedoria de Deus, nas nossas decisões. Vamos escolher a vida, sendo prudentes em tudo quanto fizermos, e assim, poderemos experimentar qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Não seja vítima da sua própria imprudência, confie no Senhor, deixe Ele te transformar de dentro para fora, com Ele, nós poderemos muito mais.

Lembre-se, estamos no mundo, mas não somos deste mundo. “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.” Efésios 2:19 Andamos aqui na terra, prudentes, inofensivos, mas com os olhos na eternidade, em nosso pátria, “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” Filipenses 3:20.

Por essa razão, Jesus disse: “Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” Mateus 10:16.

Deus abençoe!

Um grande abraço,

Pastor Geraldo Oliveira

24 Abril 2016.