MEDO E FRAQUEZA

“Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE” Marcos 5:36. “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” II Coríntios 12:10.

O Brasil vive dias difíceis, a todo o momento recebemos notícias ruins que trazem sentimentos de fraqueza e incapacidade. Mas nós temos um grande Deus que zela por Sua palavra e Ela está repleta de promessas para as nossas vidas, podemos descansar em Suas promessas, sabendo que, Quem que as fez, é Fiel para cumprir.

Jairo, o chefe da sinagoga estava com um grande problema, sua filhinha de 12 anos estava muito doente e preste a falecer, então, ele foi atrás de Jesus com este grande problema. Geralmente, vemos na palavra de Deus que devemos seguir a Jesus Cristo a todo o tempo, mas, neste caso, foi Jesus quem seguiu Jairo. Ele foi com Jairo em direção a sua casa. “e, insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. Jesus foi com ele.” Marcos 5:23,24.

Durante o trajeto para a casa do Jairo, aconteceu algo maravilhoso! Uma mulher que sofria há doze anos com uma hemorragia, e que já havia consultado diversos médicos, acabando todo o seu dinheiro, viu a Jesus quando caminhava para a casa de Jairo. Ela sabia da fama de Jesus e decidiu: “Tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por detrás d’Ele, por entre a multidão, tocou-Lhe a veste. E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo.” Marcos 5:27-29.

No meio da grande multidão, Jesus sentiu sair poder d’Ele e disse: Quem me tocou nas vestes? Respondeu os discípulos: Vês que grande multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? “Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante d’Ele e declarou-Lhe toda a verdade. E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” Marcos 5:32-34.

Muitas vezes em nossas vidas, passamos por momentos nos quais fazemos de tudo e usamos todo o nosso potencial e força para ficarmos livre de alguma circunstancia. Porém, somente quando ficamos sem força e com muito medo, é que procuramos o socorro de Deus. Ele jamais desprezará o nosso potencial, porém, quando reconhecemos a nossa Incapacidade, Ele nos conduz para que tenhamos uma grande vitória. “Jesus disse: Sem Mim, nada podeis fazer.” João 15:5b. A mulher estava atemorizada e tremendo, mas Jesus disse: A tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.

Imagine a situação de Jairo, ele provavelmente ficou ansioso, enquanto Jesus ajudava aquela mulher. Ele pode ter sentido medo de perder sua filha. Mas ao ver o grande milagre que Jesus fez na vida daquela senhora, Jairo teve uma grande esperança de que Jesus poderia salvar a sua filha. Mas pouco tempo depois, o medo e o desespero voltaram ao coração de Jairo, ele recebeu a notícia que tanto temia: “Falava Ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: TUA FILHA JÁ MORREU; PORQUE AINDA INCOMODAS O MESTRE?” Marcos 5:35. Pense o desespero no coração de Jairo com esta notícia. Sua filhinha a quem ele amava, agora estava morta. Que notícia triste! Mas, Jesus estava ali do seu lado e disse algo que, penso eu, trouxe um grande consolo ao coração de Jairo. “Jesus disse: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.”  E Jesus continuou seguindo a Jairo até a sua casa. Chegando lá, havia muito choro, imaginem a mãe daquela criança. Hoje é dia das mães, e sabemos como as mães muitas vezes, sofrem por causa dos seus filhos. Mas, podemos descansar, pois temos a Palavra de Deus que diz: Não temas, crê somente! Jesus entrou onde estava a menina morta, Ele permitiu que apenas o pai, a mãe, Pedro, Tiago e João ficassem e vissem que, para Deus, não há impossíveis em todas as Suas promessas. “Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, Eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.” Marcos 5:41,42. Uau! Que presente recebeu aquela mãe e pai! Deus é poderoso para fazer infinitamente mais. Aleluia! Não temas, crê somente!

Agora falando um pouco sobre fraqueza, quero usar o exemplo do apóstolo Paulo, um homem que foi para os confins da terra, proclamando o evangelho de Jesus Cristo. Paulo foi açoitado muitas vezes, cuspiram e bateram em seu rosto, foi perseguido e passou por muitas necessidades. Mas ainda assim, o apóstolo Paulo fez a diferença. Ele escreveu a maioria das cartas do novo testamento, e ficou conhecido como o apostolo dos gentios. Além de toda perseguição, Paulo também tinha um espinho na carne, e nas palavras dele, era um “mensageiro de satanás”, espinho esse, que a bíblia não define o que era. Mas devia ser algo muito perturbador, pois ele pediu três vezes que Deus o livrasse daquilo, mas a resposta de Deus foi: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Deus.” II Coríntios 12:9. Paulo disse: quando sou fraco, então é que sou forte. Quando reconhecemos nossa fraqueza perante Deus, Ele nos faz fortes, mesmo quando o medo trás aflições, mesmo quando não temos mais forças física, Deus é quem nos fortalece.

Daniel esperou por 21 dias a resposta que viria de Deus, ele estava fraco, sem forças e talvez, o medo já o estava afligindo.  Daniel disse: “….Meu senhor, por causa da visão me sobrevieram dores, e não me ficou força alguma. Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim. Então, me tornou a tocar  aquele semelhante a um homem e me fortaleceu; e disse: NÃO TEMAS, HOMEM MUI AMADO! PAZ SEJA CONTIGO! SÊ FORTE, SÊ FORTE. Ao falar ele comigo, fiquei fortalecido e disse: fala, meu senhor, pois me fortaleceste.” Daniel 10:16-19. No hebraico forte significa aquele que prevalece valentemente, que resiste, que é firme, constante e que não desiste. Com Deus, nós podemos sim, prevalecer valentemente, resistindo toda pressão confiando no Senhor nosso Deus.

Josafá, rei de Judá teve MEDO quando soube que os moabitas e amonitas vinham contra ele e a tribo de Judá. Mas, ele orou reconhecendo sua incapacidade e manteve sua confiança no Senhor seu Deus. “Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar o Senhor;…. Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás Tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém, nossos olhos estão postos em Ti.” II Crônicas 20:3,12.

Deus respondeu a Josafá: “NÃO TEMAIS, NEM VOS ASSUSTEIS POR CAUSA DESTA GRANDE MULTIDÃO, POIS A PELEJA NÃO É VOSSA, MAS DE DEUS.” II Crônicas 20:15. Deus batalhou por Josafá dando-lhe uma grande vitória sobre os amonitas e os moabitas. “Então, voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Josafá, à frente deles, e tornaram para Jerusalém COM ALEGRIA, PORQUE O SENHOR OS ALEGRARA COM A VITÓRIA SOBRE OS SEUS INIMIGOS.” II Crônicas 20:27.

Também Josué, quando recebeu a incumbência de guiar o povo de Israel para a conquista da terra prometida, teve medo, mas ainda assim, confiou na Palavra de Deus. “Não to mandei Eu? SÊ FORTE E CORAJOSO; NÃO TEMAS, NEM TE ESPANTES, PORQUE O SENHOR, TEU DEUS, É CONTIGO POR ONDE QUER QUE ANDARES.” Josué 1:9. Josué guiou o povo para a conquista de 31 reis, e isso porque Deus foi com ele. Josué somente confiou no Senhor , e teve grandes vitórias.

Somos homens, mas Ele é Deus! Somos pequenos, mas o nosso Deus é grande e Soberano! Somos fracos, mas Ele é forte e nos fortalece em nossa fraqueza. Podemos confiar no Senhor nosso Deus a todo tempo, em qualquer situação ou a qualquer hora. “…Diga o fraco: Eu sou forte.” Joel 3:10b. O nosso Deus não dorme, o nosso Deus é o nosso auto Refúgio, Ele é a nossa fortaleza, com Ele nós podemos muito mais. “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angustia e CONHECE OS QUE NELE SE REFUGIAM.” Naum 1:7.

Deus nos conhece porque fomos lavados pelo sangue do Cordeiro, somos parte de um povo de propriedade exclusiva de Deus, de acordo com Tito 2:14. Somos da família de Deus, de acordo com Efésios 2:19. Somos uma nação santa, de acordo com I Pedro 2:9. Somos herdeiro de todas as promessas, de acordo com Romanos 8:17. NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE! Deus jamais irá nos abandonar, Ele estará conosco até o fim. “Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE” Marcos 5:36. “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” II Coríntios 12:10.

Por isso, nem o medo nem a fraqueza podem impedir a Deus de nos conduzir em triunfo. “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo” II Coríntios 2:14.

Deus te abençoe, em Nome de Jesus!  Pastor Geraldo Oliveira

08 Maio 2016