“E não há criatura que não seja manifesta na Sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos Olhos d’Aquele a Quem temos de prestar contas” Hebreus 4:13.
É muito importante para nós entendermos, que Deus está presente em cada momento das nossas vidas. Ele é presente a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer situação. Ele também é fiel em todo tempo. Tudo está nu e patente aos Olhos do nosso Deus. Quando acertamos ou quando erramos, Deus é presente. Não devemos nos enganar, pensando que podemos fazer qualquer coisa em oculto, pois nada passa despercebido de Deus. ONDE ESTAMOS EM OCULTO, DEUS ESTÁ PRESENTE!
“Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conhece todos os meus caminhos” Salmos 139:1-3. Cada pensamento, cada atitude, cada passo que damos, Deus sabe de cada detalhe, pois Deus é presente a cada dia, a cada momento, em todos os lugares e em qualquer situação. Ele é presente e fiel.

“Para onde me ausentarei do Seu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também… Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras; as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois Tu formaste o meu interior, Tu me teceste no seio de minha mãe” Salmos 139:7-12. Às vezes, em determinadas situações, questionamos a Deus, por não entendermos a extensão do trabalho d’Ele em nossas vidas. Mas o fato é que Deus é soberano e está presente em toda e qualquer situação que passamos.

Jonas era um profeta muito patriota que recebeu a missão de ir até a cidade de Nínive, para pregar sobre o juízo que Deus traria para o povo daquele lugar. Jonas sabia que Deus era presente e fiel, e que usaria de misericórdia para com aquele povo. Então, ao invés de ir para Nínive, ele fugiu para Társis. Ele tentou fugir da presença de Deus. “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido até Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir para Társis, PARA LONGE DA PRESENÇA DE DEUS” Jonas 1:3.

Como está escrito em Salmos 139, “para onde fugirei da Tua face?” Era impossível Jonas fugir da presença de Deus. Ele até pensou que conseguiria e tentou fazer isso mas, como já falamos, tudo está nu e patente aos Olhos d’Aquele a quem devemos prestar contas. Então, Deus lançou sobre o mar, um forte vento e trouxe uma tempestade tão grande, que navio estava a ponto de despedaçar. Jonas desceu para o porão do navio e mesmo sabendo que era por causa dele o que estava acontecendo, dormiu. Enquanto, o capitão e os seus homens tentavam de todas as formas, proteger suas vidas e o navio, Jonas dormia profundamente no porão. “Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. JONAS, PORÉM, HAVIA DESCIDO AO PORÃO E SE DEITADO; E DORMIA PROFUNDAMENTE” Jonas 1:5.

Jonas sabia que a tempestade estava ocorrendo por causa de sua fuga da presença de Deus, e mas que isso, ele sabia, que era impossível se esconder de Deus, por isso num ato de rendição diante dos marinheiros disse: “Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade” Jonas 1:12.

Então, eles pegaram a Jonas e lançaram no mar; e cessou o mar da sua fúria. Deus levantou um grande peixe que engoliu Jonas e foi para o mais profundo do mar. E mesmo estando no abismo dos abismos, Jonas sabia que Deus estava presente e que era fiel para socorrê-lo, então ele orou do ventre do peixe. “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e Ele me respondeu: do ventre do abismo, gritei, e Tu me ouviste a voz. Pois me lançaste no mais profundo, no coração dos mares e a corrente das águas me cercou; todas as Tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim” Jonas 2:1-3.

O DESOBEDIENTE SEMPRE DESCE, Jonas desobedeceu ao Senhor e fugiu para Társis que era na parte de baixo de Ninive, entrou no navio e foi para o porão. Do porão, foi lançado no mar, onde um peixe o engoliu e o levou para o mais profundo do abismo. Muitas vezes esquecemos que estamos na presença de Deus e fazemos coisas que não lhe agrada, e quando pecamos, nós nos desviamos da verdade e infelizmente, também vamos descer na nossa vida espiritual. Vamos sair do lugar de benção e iremos naufragar na fé. Mas, em todo momento, em qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer situação, Deus é presente e Deus é fiel. Ele pode nos restaurar, quando confessamos os nossos erros e sacudimos a poeira e continuamos a andar para frente, esquecendo-nos das coisas que, para trás ficaram, por que a Obra está consumada, Jesus pagou um alto preço para as nossas vidas, o Seu Precioso Sangue foi derramado uma única vez por toda a eternidade. Aleluia!!!

Deus ouviu o clamor de Jonas, no mais profundo dos mares, Deus estava presente e falou ao peixe que vomitou Jonas na praia. Uau! Imagine o tanto que aquele peixe sofreu! Quando comemos algo estragado, a digestão é demorada, e sofremos. Aquele peixe engoliu Jonas e por três dias não fez digestão, que sofrimento! Mas ele vomitou Jonas, Uau! Que alívio para o peixe!!! Quando nós nos desviamos, ficamos como Jonas, e necessitamos de restauração. Graças as Deus pela a Obra consumada, que nos restaura e nos coloca de pé, no caminho certo e como se nunca tivéssemos errados em nossas vidas.

Jonas aprendeu que era impossível fugir da presença de Deus, e o que Ele deseja, Ele fará, nada é impossível e nem oculto para o nosso Deus. Jonas foi para Nínive e por um dia andou pela cidade pregando a Palavra de Deus. O povo se arrependeu, o rei se vestiu de pano de saco e se humilhou perante Deus, que foi misericordioso com Nínive, e agiu com graça com o povo. Isto causou uma ira em Jonas, ele queria que Deus trouxesse juízo porque no passado, Nínive foi mal com Israel. Mas Deus, é Deus de Misericórdia e quando há arrependimento, Ele perdoa, Ele restaura, por que tudo está nu e patente aos Seus Olhos e Ele ama quando andamos por fé, uma fé alimentada com Sua Palavra.

“Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado. E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te Senhor, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver” Jonas 4:1-3. Jonas preferiria a morte, à ver a restauração do povo de Nínive. Às vezes agimos com ignorância com as pessoas, e ficamos irados com o perdão de Deus àqueles a quem nós não admitimos que sejam perdoados. Não queremos ver Deus usando de misericórdia com o nosso próximo. Somos egoístas e arrogantes.

Deus fez nascer uma planta que cresceu e fez uma grande sombra a Jonas, mas ao amanhecer, Deus levantou um verme que feriu a planta secando-a até a morte. Isso também trouxe grande ira a Jonas, ele ficou revoltado com Deus. “Então, perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? Ele respondeu: É razoável a minha ira até a morte. Tornou o Senhor: Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizestes crescer, que numa noite nasceu e numa noite pereceu; e não hei de Eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda? Jonas 4:9-11. Deus não trouxe o juízo sobre aquela geração, o povo ouviu a Palavra de Deus e se converteu. Deus está presente em todo tempo, em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer situação. Aleluia!

Quando passamos por momentos difíceis, pensamos que estamos sozinhos, mas não devemos nos enganar, Deus está presente sim, e Ele é fiel. Nos momentos das adversidades, são os momentos que mais recebemos de Deus. O apóstolo João com mais de 96 anos de idade, estava preso na ilha de Patmos quebrando pedra. É difícil entender, mas foi neste foi quando João teve a grande revelação de Deus, o Próprio Senhor Jesus apareceu a ele e João escreveu o livro de apocalipse.

No princípio da história da Igreja, quanto mais ela era perseguida, mais ela crescia. Nero, imperador romano, colocou fogo em um terço de Roma, e acusou os cristãos deste ato. As Igrejas se reunião em cavernas, e em lugares escondidos. Mas este foi um dos melhores tempos da história da Igreja. Havia um quebrantamento, havia revelação, havia seriedade com a Palavra de Deus, por que a igreja naquela época tinha plena consciência da presença de Deus, em todo o tempo e em qualquer lugar.

Quando construíram o Navio Titanic, vários pastores oraram pedindo a Deus a oportunidade de embarcarem no maior navio do mundo daquela época. Alguns até conseguiram comprar a passagem, mas no dia da viagem suas esposas adoeceram e eles ficaram irados com isto, já que tiveram que desistir da viagem para cuidar das delas, e assim, ficaram impedidos viajar. Algumas semanas depois, eles receberam a notícia que o Titanic havia afundado. Então, eles entenderam que foi Deus quem impediu que eles fizessem aquela viagem. Deus preservou suas vidas porque Deus sempre está presente e sabe o que faz em qualquer lugar e em qualquer tempo, Deus é fiel.

A presença de Deus nos motiva a seguir em frente independente de qualquer situação. Um jovem da nossa Igreja no Azerbajan foi preso várias vezes antes de conhecer Jesus Cristo. A “profissão” dele era ser ladrão, e ele já tinha participado de vários assaltos a bancos. Então, ele conheceu Jesus Cristo como Salvador, e agora, ele já foi preso de novo mais três vezes, só que desta vez, por pregar o evangelho de Jesus Cristo. Ele dá o testemunho que Deus está presente, em qualquer lugar que ele estiver, o meu Deus sempre estará presente comigo e Ele é fiel para terminar a boa obra que começou em minha vida. Aleluia!!!

Vivemos dias difíceis, mas não podemos nos esquecer, que o nosso Deus está presente conosco em todo tempo, em qualquer lugar e em qualquer situação. Ele é fiel e jamais desistirá das nossas vidas, pense nisso nesta semana, seja o qual for a sua situação, Deus estará sempre presente contigo. Quando estiver sozinho em qualquer lugar, lembre-se, Deus estará ali contigo. Então, você experimentará a Sua presença e descansará nas Suas promessas. Jonas não concordou com Deus e tentou fugir da Sua presença, e nós vimos o que aconteceu. Como está escrito em Salmos 139, não há nenhum lugar onde poderei fugir da Sua presença. Tudo está nu e patente aos Olhos do nosso Deus, a Quem prestaremos contas. Seja um grande herói da fé, faça, com todo empenho o que Deus te chamou para fazer, e verás que, com Deus, sempre vale a pena.
Deus te abençoe ricamente em Nome de Jesus.
Um grande abraço,
Pastor Geraldo.