“Mas o nobre projeta coisas nobres, e na sua nobreza perseverará”, Isaías 32:8.

Deus quer que nos tornemos pessoas verdadeiramente nobres. Crentes que reflitam uma inabalável confiança n’Ele, uma confiança que nos capacite a encarar a vida em toda a sua realidade, e a permanecermos fieis, apesar das adversidades. Sendo perseverantes, sem nunca desistir, o que é de grande valor diante de Deus.

Atos 17:11 “Ora, estes de Beréia eram MAIS NOBRES que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim”. Eles eram mais nobres que os de Tessalônica, que aliás, também davam muito valor a Palavra de Deus “Outra razão ainda temos nós para incessantemente, dar graças a Deus é que, tendo vós recebido a Palavra que de nós ouviste, que é de Deus, acolheste não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a Palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que crestes”, I Tessalonicenses 2:13. Recebido, no grego, é a palavra DECHOMAI e fala daqueles que receberam a Palavra de Deus de boa vontade ou internamente, dando as boas vindas com alegria.

“Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos, e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça…. Este é o sentido da parábola; a semente é a Palavra de Deus. A que caiu a beira do caminho são os que ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a Palavra, a receberam com alegria, estes não têm raiz, creem apenas algum tempo e, na hora da provação, se desviam. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os teus frutos não chegam a amadurecer. Os que caiu em boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”, Lucas 8:4-15.

Não haviam estradas pavimentadas naquela época, apenas trilhas através do campo. Os viajantes endureciam o chão com os pés, caminhando entre as aldeias. TEN PETRAN significa pedra, a palestina é uma terra muito rochosa. A semente não caiu sobre a rocha nua, mas sobre uma fina camada de terra sobre um terreno rochoso. O calor da rocha fez a semente brotar, mas rapidamente secou, pois não era possível as raízes se fixarem no solo. De bom e reto coração, são duas palavras no grego, KALOS e AGATHOS. KALOS se refere a algo excelente, admirável, precioso, recomendável, que supera, talentoso, genuíno, provado e aprovado, que não desiste. E AGATHOS fala sobre nobreza e honestidade. Os de Beréia eram mais nobres porque, além de darem boas-vindas a Palavra de Deus, também verificavam se os ensinamentos estavam de acordo com as Escrituras.

“Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado ao que realizar”, Tiago 1:21. “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de água, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto faz será bem sucedido” Salmos 1:1-3.

Damos boas-vindas a Palavra de Deus, quando a recebemos internamente, deixando-a alimentar a nossa fé, gerando convicções das verdades bíblicas. Logo, confiamos inteiramente em Deus, não com uma fé morna, mas com uma fé que abala os céus. “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar o seu fruto”, Jeremias 17:7,8. Este é como aquele que recebeu a palavra de Deus de bom e reto coração. É como os nobres de Beréia, que recebiam a Palavra de Deus e verificavam, se realmente estava escrito o que lhes era ensinado. Como também os de Tessalônica, que deram as boas-vindas a Palavra de Deus, não como palavra de homens, mas sim, realmente como a Palavra de Deus. Suas raízes estão bem fincadas, porque estavam profundas em seus corações.

Esse é um grande ensinamento para as nossas vidas. Devemos dar valor a Palavra de Deus, deixando-a nos transformar de dentro para fora. Isto nos fará nobres, e perseverantes na nossa nobreza. “Mas o nobre projeta coisas nobres, e na sua nobreza perseverará”, Isaías 32:8.

Deus te Abençoe!

Pastor Geraldo

26/04/2015.