Porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E Aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do espirito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos os santos”, Romanos 8:26,27.

Deus sonda os nossos corações, Ele conhece cada área das nossas vidas e sabe o que nos impede de receber o que Ele nos tem prometido. Muitas vezes, o que está impedindo a atuação de Deus é a minha insistência em viver desviado. Por isso Deus aguarda! “Por isso o Senhor espera para ter misericórdia de vós. Pois o Senhor é um Deus de justiça”, Isaías 30:18.

Deus aguarda até o momento certo para agir.  E aí sim, quando estamos maduros para receber o que Deus tem para nós, Ele, com Sua graça e amor nos revela o que tem preparado para nós. “Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espirito, porque o Espirito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus”, I Coríntios 2:9,10.

Deus tem um plano para as nossas vidas e na Sua Palavra tem 7800 promessas e todas elas têm o sim e o amém de Deus. Ele tem algo preparado para nós que jamais penetrou no coração humano. O Espirito sabe todas as coisas e intercede por nós com gemidos inexprimíveis. No momento que oramos, imediatamente estamos conectados com Deus, quando falamos Pai em Nome de Jesus, há uma conexão pois o espirito Santo que Habita em nós perscruta até mesmo as profundezas de Deus, pois Ele é o Próprio Deus.

Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos”, Salmos 139:1-3. Cada pensamento, cada atitude, decisão que tomamos é de conhecimento de Deus. Ele nos sonda, não para trazer condenação, e sim, restauração. Por isto quando pecamos, entristecemos o Espirito que em nós habita. Todo aquele que é nascido de novo, tem o Espirito de Deus em sua vida. “E não entristeçais o Espirito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”, Efésios 4:30.

A Palavra de Deus é o nosso Manual, é ela que nos dá direção e convicção para andarmos em novidade de vida de acordo com Romanos 6:4. É a Palavra de Deus que nos afasta do pecado, para que não ocorra o contrário, e o nosso pecado nos afaste dela. “Eis que o obedecer é melhor do o que sacrificar”, I Samuel 15:22. Muitos de nós, as vezes, preferimos o sacrifício do que a obediência. “Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que o sacrifício”, Provérbios 21:3.

Em Josué 7 está escrito que o pecado de um homem impediu Deus de dar uma grande vitória a Israel sobre o povo de Ai. Acã pensou que ninguém estava vendo o seu pecado, mas Deus viu. Acã havia cavado um buraco debaixo da sua cama, em sua tenda, e escondido utensílios dos despojos que Deus tinha condenado. Deus sonda os corações e enquanto Acã não foi eliminado, Israel não venceu a batalha contra o povo de Ai. O pecado é terrível e retarda a resposta das nossas orações, como aconteceu com Israel no ataque à cidade de Aí. Muitas vezes, escondemos o pecado no mais íntimo de nossos corações e pensamos que jamais alguém saberá. Esse é um terrível engano, pois Deus vê todas as coisas e sonda o nosso íntimo.

“…Desembaraçando-nos de todo o peso do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, a carreira que nos está proposta”, Hebreus 12:2. Tenazmente, fala de algo forte, que não enfraquece facilmente, persistente. Assedia, fala de um cerco, de um local fechado ou fortaleza para destruir. O pecado é persistente, e com toda força põe cerco com o propósito de nos destruir, de nos afastar de Deus.  Ele nos persegue e está sempre adiante de nós. “Pois eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre adiante de mim”, Salmos 51:3. “Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar”,Números 32:23.

Quando insistimos no pecado, Deus traz a disciplina, não para podermos pagar pelos os nossos pecados, pois Jesus já pagou com o Seu Sangue na Cruz do calvário. A disciplina é para restaurar a comunhão com Deus e NÃO para pagar por pecados, Hebreus 12:4-13.

Precisamos ficar atentos com o mover de Deus, “Aquele que sabe o que é o certo a fazer e não faz, nisto peca”, Tiago 4:17. Tem coisas que foram plantadas em nossos corações que não agrada a Deus. Outras estão sendo plantadas por este mundo tenebroso, através de “amigos crentes” em nome de Deus mas sem Deus. Pensamentos de homens carnais que desprezam a Palavra de Deus e que tem afastado o povo d’Ele dos Seus Caminhos, é triste. Mas o que Deus NÃO plantou Ele irá arrancar, “Jesus, porém respondeu: Toda planta que Meu Pai não plantou será arrancada”, Mateus 15:13.

“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios a Vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração”,Efésios 4:17,18. Infelizmente, ainda temos a natureza pecaminosa e por isso pecamos. Mas quando o espirito Santo nos convence do pecado, precisamos imediatamente confessá-lo, sacudir a poeira, e ir em frente. Pois quando confessamos, o Sangue de Cristo nos purifica de todos os nossos pecados, I João 1:9. Assim restauramos a nossa comunhão com Deus.

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, MAS DEUS SONDA OS CORAÇÕES”, Provérbios 21:2. Precisamos analisar nossas vidas a luz da Palavra de Deus e tomar decisões de fé, pois isto sim, agrada a Deus. “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé, provai-vos, a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus estais em vós? Se não e que já estais reprovados”, II Coríntios 13:5.

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Nem deis lugar ao diabo”, Efésios 4:25-27. Deus nos conhece, Ele sabe cada pensamento, cada detalhe da nossa vida, Ele quer que desfrutemos de uma paz real e uma comunhão plena com Ele. Não deixe que o pecado te afaste do Senhor, se há necessidade de arrependimento, arrependa, mude de atitude, deixe Deus transformar sua vida de DENTRO PARA FORA.“Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, Romanos 8:1.

O Espirito Santo está constantemente intercedendo por nós. Ele nos sonda, e o que necessita de mudança, Ele nos convence, Ele trabalha com o propósito de fazer nos conhecer a vontade de Deus. Não deixe nada impedir sua comunhão com Deus! Pois, o que Ele tem preparado para você, é tão GRANDE, que, nunca foi visto, nunca foi ouvido e jamais penetrou em coração humano.

Um grande abraço,

Pastor Geraldo.