Provérbios 16:1 “O Coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor”.
Muitas vezes, em nossas vidas nos distraímos em uma agenda intensa e nos esquecemos de colocar o Senhor no controle de cada passo que damos. Muitos chegam diante de Deus de manhã (bate o cartão orando) e só voltam a se comunicarem com Deus à noite, (confessando os pecados do dia e batendo o cartão para dormir). É triste, mas muitos filhos de Deus não estão levando a vida com Ele a sério. Quem está no controle da sua vida? Quem está no controle do seu casamento? Quem está no controle dos seus relacionamentos, seja com filhos ou amigos? Quem está no controle em seu trabalho?
“O Coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”, Proverbios 16:9.  “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”, Proverbios 16:25. Quem está no controle? Se é você que está no controle, você está fora da vontade de Deus e correndo um sério risco de fracassar. Fracassar no casamento, fracassar no relacionamento com seus filhos, fracassar no seu trabalho. O maior problema daquele que fracassa, que acha que sabe tudo e controla tudo, é não saber lhe lidar com o seu próprio fracasso. Assim, alguns entram em desespero e depressão. Há caminhos que parecem direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.
É tão crucial, entendermos que, Deus precisa está no controle de nosso viver. Quando entregamos a direção das nossas vidas para Deus, Ele nos guia debaixo das Suas vistas de acordo com Salmos 32. Deus no controle, não significa que tudo estará as mil maravilhas, mas que, mesmo diante das adversidades diárias, teremos paz e segurança, entendendo que “Tudo coopera para o nosso bem”,  Romanos 8:28.
 
Quando tentamos ficar no controle de tudo, sem Deus, e através de nosso próprio entendimento, acabamos por manipular as pessoas ao nosso redor destruindo nossos relacionamentos. Temos o Espírito Santo em nós, e é Ele quem nos direciona no caminho que devemos andar, por isto é tão importante Galatas 5:16: “enchei-vos do Espirito e não satisfazeis a concupscencia da carne”, .
 
Existem pessoas que tentam impor sobre nós suas opiniões e preferências, como se fossem de Deus. E por acharmos que essas pessoas são “espirituias” caímos em suas maipulações sem nem ao menos, consultarmos a Palavra de Deus. Precisamos ser cautelosos, pois corremos sério risco de entrarmos em um processo de morte sem percebermos.
Jesus disse em Mateus 7:13,14 “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para  a perdição, e são muitos os que entram por ela. Porque estreita é a porta , e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.  Duas portas, dois caminhos! Quando ando pelas vistas, tirando a direção das Mãos de Deus, corro o risco de ser “bem sucedido” no caminho largo ou na porta larga. Isto é, tentar o sucesso sem Deus.
Quem está no controle da sua vida? Jovens crentes estão sendo influênciados por este mundo tenebroso e impedindo Deus de conduzir suas vidas dentro da vontade d’Ele. Infelizmente, alguns vão para a balada no sábado a noite toda e vivem independentes de Deus, quando chega a hora do culto no domingo de manhã, ali estão como se nada de errado tivesse acontecido. Nem conseguem discernir seu pecado e desvio da vontade de Deus. Caminho largo é o caminho da perdição. Quem está no controle?
Talvez você tenha recebido uma notícia ruim nestes últimos dias, e como você liderou com isto? Você entendeu que Deus está no controle? Se a resposta for sim, então você estará em paz e seguro dentro da vontade de Deus. Tiago 4:13-15 diz: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é  a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, deverias dizer. Se o Senhor quizer, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.  Estes versos nos dão uma grande lição de vida nessa manhã; devemos sempre colocar o Senhor na frente dos nossos planos e decisões.
Em Isaías 38:1-6, vemos o que se deu com o rei Ezequias. O rei estava doente, prestes a morrer, o Senhor Deus enviou o profeta Isaias com uma mensagem desalentadora; dizendo para que ele colocasse a sua casa em ordem porque em breve morreria. O rei, ao ouvir tal palavra chorou muito e se lamentou com Deus. O profeta Isaías nem havia saído ainda do pátio do palácio real quando o Senhor torna a dizer para ele; “Vai e dizes a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: OUVI A TUA ORAÇÃO E VI AS TUAS LÁGRIMAS; ACRESCENTAREI, POIS, AOS TEUS DIAS QUINZE ANOS”. Deus disse, Eu ouvi a tua oração, Eu vi as tuas lágrimas. Uau!!! Imagine a alegria de Ezequias. Isso ocorre quando Deus está no controle, nada passa despercebido perante Ele.
Imagine uma situação que você esteja vivendo nestes últimos dias, pare agore e pense nesta situação. A pergunta é: Quem está no controle? Talvez você está tentando controlar de todo jeito a situação e ainda pedindo o carimbo de Deus, porém nada acontece. Que tal hoje, entregar a situação no controle de Deus e descansar? Quando Deus vai adiante, não precisamos temer. Podemos caminhar, seguindo confiantes e fazendo o que está a frente a ser feito. Talvez Ele está te direcionando neste momento a fazer algo que muitos não entenderão. Mas, se você está em paz e convicto, na Palavra, que é a vontade de Deus, Não tenha medo.
Jó 23:12-14 “Do mandamento de Seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as Palavras da Sua Boca. Mas, se Ele resolveu alguma coisa, quem O pode dissuadir? O que Ele deseja, isso fará. Pois Ele cumprirá o que está ordenado ao meu respeito e muitas coisas como estas ainda tem consigo”. Que situação a de Jó! ele tinha perdido tudo. Seus amigos estavam acusando-o de pecado, mas veja a covicção de Jó. Ele sabia que Deus estava no controle: “o que Ele decidiu, Ele fará, e mais, Deus irá cumprir o que está ordenado a meu respeito”. Lembra qual foi o resultado na vida de Jó? Ele disse: “Bem sei que tudo podes e nenhum dos Seus planos poderão ser frustrados”, Jó 42:2. Jó recebeu de volta tudo o que perdeu e em dobro.
Salmos 135:4-6 “Pois o Senhor escolheu para Si a Jacó e a Israel, para a Sua pocessão. Com efeito, eu sei que o Senho é grande e que o Senhor Deus está acima de todos os deuses. TUDO QUANTO APROUVE AO SENHOR, ELE O FEZ, NOS CÉUS E NA TERRA, NO MAR E EM TODOS OS ABISMOS”.  Jacó é o irmão gêmeo de Esaú, porém, Esaú foi o primogênito e herdeiro das bençãos patriarcais, o direito da primogenitura.  Porém, antes deles nascerem, Deus disse: “e o mais velho servirá o mais novo”, Gênesis 25:23. Rebeca já sabia da promessa, mas resolveu dá um jeitinho, tomando o controle das Mãos de Deus. Sabemos que Jacó deu um golpe e se apropriou da primogenitura de Esaú, em troca de um prato de lentilhas. Depois robou a benção patriarcal, com a ajuda de sua mãe.
Quando Deus não está no controle vamos nos extribar em nosso próprio entendimento, nos desviando do caminho d’Ele. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teu caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábios aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o seu corpo e refrigério para os seus ossos”, Proverbios 3:5-8.
Jacó precisou fugir, e por 20 anos ele esteve longe da sua herança, pois Esaú queria a sua morte. Mas, Jacó buscou ao Senhor e deu o controle da sua vida nas Mãos de Deus, e aí sim, tudo que Jacó fazia, começou a prosperar. Quando Deus o mandou voltar para a terra prometida, ele teve medo de Esaú que, veio ao seu encontro com 400 homens de guerra. Isso porque Jacó se lembrou que, na última vez que viu seu irmão, ele queria matá-lo. Porém Jacó, mesmo diante do medo, orou e deixou Deus no controle. O Resultado foi que, Deus mudou o coração de Esaú de um coração de vingança, para um coração de amor, amor incondicional: “Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens… Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram”, Genesis 33:1,4. Uau!!! Deus mudou o coração de Esaú! Quando Deus está no controle, Ele muda corações, Ele faz acontecer, e Ele cumprirá o que está ordenado ao nosso respeito.
Não fuja do seu chamado, não abandone a carreira que Deus propôs para você e sua família. Com Deus no controle, podemos muito mais. Com Ele adiante de nós, combateremos o bom combate e venceremos.
Talvez você mesmo é o instumento que Deus quer usar para mudar uma situação que estejas vivendo. Mas deixe Ele te orientar e te guiar na vontade d’Ele. Não tenhas medo dos acusadores, mantenha sua confiança assim como Jó, discernindo o plano de Deus.
Não esqueça: “O Coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Proverbios 16:9.
 
Um grande abraço,
Pastor Geraldo.