“Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxilio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” Hebreus 13:6. “Esperei confiantemente pelo o Senhor; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro,” Salmos 40:1

Um dos maiores erros que cometemos em nossos dias, é ficarmos comparando a nossa fé uns com os outros. Deus é o nosso refúgio, podemos sim, hoje confiantemente afirmar que Ele é o nosso refúgio e podemos esperar por Seu socorro. Deus não nos desprezará jamais. Às vezes ficamos sem entender os porquês de várias situações, mas o fato é, Deus sabe o melhor, e tem um propósito eterno para as nossas vidas.

“E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! Então, Ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos. Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã,” Mateus 15:22-28. Uma mulher que não aceitou as murmurações dos discípulos do Senhor Jesus. O interessante é a intrepidez dessa mulher, ela sabia que só um poderia ajudá-la e ela foi atrás de socorro, e ouviu do Senhor: “GRANDE É A TUA FÉ!”. Jesus poderia dizer a cada um de nós nessa manhã, grande é a tua fé? “E Ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.” Mateus 17:20.

Por causa da obra de Jesus na cruz, podemos sim, esperar confiantemente em Deus, que é o nosso Auxílio. A fé se torna grande, quando confiantemente esperamos em Deus. Mesmo nos sentindo fracos ou até mesmo na nossa falta de fé, podemos orar, como Marcos 9:24 “E imediatamente o pai do menino exclamou, com lágrimas: eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!”. Não temos alternativa, senão, render-nos a Jesus Cristo. O nosso socorro precisa vir do trono da graça. “Tudo é possível ao que crer,” Marcos 9:23. Este homem não sabia mais o que fazer para curar o seu filho, e ali estava a sua última esperança, mas precisava de fé e ele clamou a Jesus Cristo e foi atendido imediatamente, e o seu filho foi curado!

Não podemos esperar que todas as nossas opções naturais e humanas se esgotem, para só depois buscarmos uma resposta de Deus. A nossa única opção e resposta, é o Senhor! “Pois dissestes: O Senhor é o meu refúgio, fizeste do Altíssimo a tua morada,” Salmos 91:9. Deus é a nossa morada, o nosso Alto Refúgio, esperemos, pois, confiantemente n’Ele. Às vezes, vamos cair, errar, e por isso pensamos em fazer para merecer, o perdão de Deus. Mas, já estamos perdoados em Cristo Jesus. Por isso o que sempre iremos encontrar são muitas misericórdias. “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade”. Lamentações 3:21-23.

“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu Refúgio e meu Baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.” Salmos 91:1-3. Às vezes saímos do lugar da graça e de proteção de Deus e corremos um sério risco de sermos atacados pelo o inimigo. Pense em um gavião, ele sempre está a observar o ambiente para atacar. Imagine a galinha com os seus pintinhos, eles ficam a ciscar próximo da mãe, porque sabem que ela é o seu refúgio, lugar de proteção. Agora, pense em um pintinho rebelde que começa a ciscar em lugares longe do alcance da galinha. E imagine que ela está o tempo todo cacarejando, para chama-lo de volta. Mas o pintinho insiste e ciscar em outros lugares, e o gavião fica a observar toda aquela cena. Até que chega o momento que ele calcula a distância entre o pintinho e a galinha, e assim percebe que ela não conseguirá chegar até o pintinho. Então, o gavião ataca, a galinha corre, e o pintinho também, mas não tem jeito, o gavião chega primeiro e leva o pintinho. Assim, somos nós quando saímos da esfera da fé, ficamos autos confiantes e nos tornamos expostos, por confiarmos em nós mesmo, em nosso potencial. E nos tornamos um campo aberto para o ataque do inimigo, que veio para roubar e matar e destruir a nossa fé. Isso porque confiamos em nós mesmos, em nosso braço humano, mas na bíblia está escrito: “Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em homens,” Salmos 118:8. “O Senhor é bom, é Fortaleza no dia da angustia e conhece os que n’Ele se refugiam,” Naum 1:7.

“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados”. II Coríntios 13:5. Devemos nos examinar, não segundo os nossos erros, mas segundo o que Jesus fez por nós na cruz, e é Ele quem nos estabelecerá. Além de nosso Auxílio e Refúgio, agora vimos que o Senhor é também a nossa morada, como lemos em Salmos 91:9.

“Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou Eu, Não temais! Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. E Ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! E, prontamente, Jesus, estendendo a Mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, porque duvidaste?” Mateus 14:27-31. Aqui está Pedro, o grande apóstolo, o homem que andou por três anos lado a lado do Senhor Jesus, ouviu do Mestre: Homem de pequena fé! E isto porque ele duvidou. Mas aprendemos hoje, que na fé, não há lugar para a dúvida.

A mulher Cananéia teve a sua fé elogiada pelo o Senhor Jesus, porque perseverou, e mesmo ouvindo os discípulos murmurando contra ela, aquela Cananéia não desistiu e perseverou confiantemente! E por isso ouviu de Jesus Cristo: Mulher, grande é a tua fé! Enquanto Pedro, que testemunhou de tantos feitos de Jesus, duvidou, sendo denominado por Jesus como homem de pequena fé.

A fé operante é uma fé que persevera em, crer confiantemente no Senhor, sabendo que para Deus tudo é possível. Não precisamos comparar a nossa fé. A fé é uma dádiva de Deus. Aquele homem pediu mais fé a Jesus, e teve como resposta, que bastava ter a fé do tamanho de um grão de mostarda. O que realmente faz diferença é a perseverança em confiar no Senhor. Busque refúgio n’Ele, e então, verás que para Ele realmente nada é impossível. E mais, Deus se alegrará com a sua fé, tal qual, Ele se alegrou com a fé daquela mulher Cananeia dizendo: GRANDE É A TUA FÉ!

Deus te abençoe, em Nome de Jesus!
Pastor Geraldo Oliveira