“Invoca-Me no dia da angustia; Eu te livrarei, e tu Me glorificarás.” Salmos 50:15.

Muitas vezes, sofremos por que não invocamos o Senhor nosso Deus. Vivemos tão ocupados em resolver nossos problemas, que nos esquecemos do principal, que é invocar o Deus de Israel. Ele é o único que pode nos socorrer, libertar, curar e transformar.

Quando irmãos nos relatam alguma dificuldade, imediatamente os aconselhamos que orem, e até mesmo nos dispomos a orar imediatamente, por eles. Porém, quando nós estamos passando pelas mesmas dificuldades, simplesmente nos esquecemos de orar e invocar nosso Deus. Queremos ser espirituais com os outros, mas não praticamos esta mesma espiritualidade quando estamos em dificuldade.

“Invoca-Me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grande e ocultas, que não sabes. Porque assim diz o Senhor, o Deus de Israel…” Jeremias 33:3,4a. Deus é quem disse, invoca-Me! Mas, queremos soluções rápidas e naturais, ao invés de, invocarmos aquele que tudo pode e que é Misericordioso. Mas, Ele está sempre nos poupando com sua misericórdia, NÃO nos dando o juízo que merecemos.

Quando erramos, nossas mentes e emoções criam obstáculos que, nos fazem pensar que Deus não irá nos ouvir, e que Ele não nos atenderá, por causa dos nossos erros e fracassos. Pensamos que Ele se afastou de nós sendo que, na verdade, nós é que nos afastamos d’Ele. Sentimos como se Ele estivesse longe, mas, na verdade, Deus continua perto e de Braços abertos para nós.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de Misericórdias e Deus de toda consolação!” II Coríntios 1:3. Nosso Deus, sendo o Pai de misericórdia e de toda consolação, nos dá graça sobre graça, quando merecemos juízo. Por isso podemos invocá-lo, em cada situação das nossas vidas. A misericórdia de Deus é aplicada em nossas vidas, quando deixamos o que passou, no passado. Irmãos preciosos vivem debaixo de condenação, se culpando, por coisas que Deus não lembra mais. Se não fossem as misericórdias de Deus, estaríamos perdidos. “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a Tua fidelidade.” Lamentações 3:22,23.

Somos tão teimosos que, quando achamos que é o momento de sofrer, ressuscitamos coisas do passado, que nos desanimam, como mágoas ou culpa e passamos a sentir pena de nós mesmos. Nesses momentos, precisamos invocar o nosso Deus, para que Ele cure nossas feridas do passado, e assim, possamos crescer em novidade de vida, diferentes do que éramos ontem. “Irmãos, quanto a mim, não jugo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão” Filipenses 3:13.

“O Senhor é a minha Rocha, a minha Cidadela, o meu Libertador; o meu Deus, o meu Rochedo em quem me refugio; o meu Escudo, a força da minha salvação, o meu Baluarte e o meu refúgio. Ó Deus, da violência Tu me salvas. Invoco o Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos.” II Samuel 22:2-4. Davi sabia para onde correr e onde encontraria refúgio e segurança. Ele invocava o seu Deus na certeza que encontraria socorro no tempo de angústia.

Pense comigo! Quantas vezes, passamos horas, dias ou até, meses e anos tentando resolver algo que nos perturba, ao invés, de invocarmos ao nosso Deus e Pai de misericórdias? Quanto tempo perdemos, tentando dar um jeitinho, em nossos problemas, ao invés, de corrermos para o nosso Alto Refúgio que é o Senhor nosso Deus. Ele é quem PODE NOS LIVRAR, CURAR e CONSOLAR. Davi disse: “Invoco o Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror. Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do Seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor penetrou os ouvidos.” Salmos 18:3-6.

Hoje é o dia de sua decisão, hoje você pode invocar a Deus, não seja incrédulo! Deus quer ouvir o seu clamor, Ele está atento para te socorrer. “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. Á tarde, pela manhã e ao meio dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz.” Salmos 55:16,17. Invoque ao Senhor, seja ousado com Deus, Ele quer fazer infinitamente mais que pedimos ou pensamos de acordo com Efésios 3:20. Pense nisso, você pode abalar os céus com suas orações e clamor.

“Amo o Senhor porque Ele ouve a minha voz e as minhas súplicas. Porque inclinou para mim os Seus ouvidos, Invocá-Lo-ei enquanto eu viver. Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza. Então, invoquei o Nome do Senhor: Ó Senhor livra-me a alma. Compassivo e justo é o Senhor; O NOSSO DEUS É MISERICORDIOSO.” Salmos 116:1-5. Deus nos ama incondicionalmente, nós recebemos o Seu amor e tudo que fazemos ou venhamos a fazer, jamais será em vão. O amor incondicional, quando praticado, nunca exigirá uma resposta condicional, porque essa é a forma de Deus amar. Sendo assim, nós amamos o nosso Deus e invocamos o Seu Nome, na certeza de que Ele se inclinará para ouvir o nosso clamor. Qual foi a última vez que você parou tudo que estava fazendo e invocou ao Senhor seu Deus? Às vezes nos tornamos obtusos, sabemos o que é certo a fazer e não fazemos. Sabemos que podemos orar, e que Deus irá nos ouvir, mas preferimos ir adiante confiando em nossa própria força, tornando-nos incapazes de compreender a vontade de Deus para as nossas vidas.

“PERTO ESTÁ O SENHOR DE TODOS OS QUE O INVOCAM, DE TODOS OS QUE O INVOCAM EM VERDADE. ELE ACODE À VONTADE DOS QUE O TEMEM; ATENDE-LHES O CLAMOR E OS SALVA.” Salmos 145:18,19. Quando discernirmos, que Deus está pertinho de nós, não perderemos mais as oportunidades de INVOCÁ-LO. Deus está íntimo conosco, Ele quer ouvir o nosso clamor. “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque Ele é rico em perdoar.” Isaías 55:6,7.

Não permita que culpa e mágoas impeçam você de invocar a Deus. Ele é rico em perdoar, Jesus Cristo morreu a nossa morte nos proporcionando o perdão eterno. Se existe algo atrapalhando a sua relação com Deus, pare agora, confesse e siga em frente. Invoque ao Senhor, Ele perdoa, e não se lembra dos nossos erros e fracassos do passado, ESTÁ CONSUMADO!!! Aplique em sua vida este perdão, não deixe o inimigo lançar dardos com mensagens mentirosas que te afaste de invocar a Deus nos detalhes de sua vida. É pessoal, é entre você e Deus, seja ousado com Ele, vale a pena!!! Hoje, agora, é o tempo de invocar ao Senhor, Ele tem coisas grandes e ocultas para as nossas vidas, ele quer nos libertar para que assim, o glorifiquemos. Deus está atento ao nosso clamor. Ele acode à vontade dos que o temem, e atende ao nosso clamor.

Não procrastine, invoca-O em todo tempo e em qualquer situação, então, verás que o nosso Deus não falha. E assim poderemos cantar a vitória que está em Salmos 75:1 “GRAÇAS TE REDEMOS, Ó DEUS; GRAÇAS TE REDEMOS, E INVOCAMOS O TEU NOME, E DECLARAMOS AS TUAS MARAVILHAS.” Quando invocamos o nosso Deus, estamos dizendo: Deus, o Senhor faz parte da minha vida, da minha família, e de tudo o que tenho. Eu confio no Senhor e por Sua graça e misericórdia, pela fé, eu declaro as Tuas maravilhas, porque Tu és fiel e eu sei que, jamais irás rejeitar o meu clamor.

Deus abençoe nossa semana em Nome de Jesus!!!

 Pastor Geraldo Oliveira