Quando alegramos ao Senhor, Ele nos fortalece!

“…Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Neemias 8:10b.

Muitas vezes em nossas vidas, como filhos de Deus, nos esquecemos de alegrar o Coração de nosso pai. Ficamos às vezes, familiares com as coisas de Deus e assim, agimos de uma forma natural e carnal, não desfrutando do que Ele tem para as nossas vidas.  Conhecemos a Palavra de Deus, mas não deixamos que ela se torne prática em nossas vidas.

Quando a Palavra é simplesmente “logos” em nossa vida, vamos carnalmente interpretá-la para que se adeque a nossa desobediência. Assim, pegamos versículos isolados da Bíblia, fora do contexto, para justificar nossas atitudes de pecado.

Neemias e Esdras reuniram o povo para que ouvissem a leitura e a explicação da Palavra de Deus. Esdras começou a ler de madrugada, terminando ao meio dia, e os judeus ouviam atentamente. Ao final, o povo chorou muito, e, aquele dia que deveria ser de alegria, tornou em dia de pranto. Com a iluminação da Palavra de Deus, o povo reconheceu o seu erro, o que gerou uma grande tristeza em todos. “Leram o Livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia. Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os Levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis, ouvindo a Palavra de Deus. Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, PORQUE A ALEGRIA DO SENHOR É A VOSSA FORÇA” Neemias 8:8-10.

Quando a Palavra de Deus nos instrui, não é momento para choro, e sim, de regozijo e principalmente de  praticidade, “…não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem sucedido em tudo quanto realizar” Tiago 1:25b. Deus se alegra quando agimos pela fé. Não seja um mero conhecedor da Palavra de Deus, mas sim, um praticante. Ela precisa ser “rhema” em nossas vidas, ou seja, ser a nossa prática diária, pois assim alegramos o nosso Deus, que, em um gesto de alegria, nos fortalece a cada dia, para que sejamos mais que vencedores. “Pois a alegria do Senhor,  é a nossa força.”

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…” Hebreus 11:6. Quando falamos de fé logo pensamos, que temos fé, e que cremos em Deus, afinal vamos para a Igreja e temos a Palavra. Mas estou falando de uma fé apurada, uma fé que deve ser vivida. Estamos “carecas” de saber, que o que alimenta a fé é a Palavra de Deus, de acordo com Romanos 10:17, mas, o que eu quero dizer é que conhecemos a Palavra, mas continuamos, sem alegrar o coração do nosso Deus, porque não vivemos aquilo que nós aprendemos. Tal fato entristece ao coração de Deus, ao invés de alegrá-Lo.

Sempre achamos mais fácil justificar o nosso pecado, do que vivermos o ensino genuíno da Palavra de Deus. Precisamos dar um basta nessas atitudes, está na hora de termos uma vida madura, uma vida firme na fé. Perdemos tempo criticando e questionando a Palavra de Deus, em assuntos que já fomos instruídos, e sabemos muito bem a resposta. Mas o pecado nos induz na busca de uma brecha, queremos que Deus nos fale algo diferente, e que se adeque ao nosso pecado. Devemos colocar em prática a Palavra como Ela realmente é. Está na hora de termos uma vida adulta e madura com Deus, é hora de começarmos a caminhar com a certeza e convicção da Palavra que já aprendemos, porque é isso que vai alegrar o coração de nosso Deus. Seja corajoso, e tome a decisão de realmente ter uma vida séria com Deus. A maior tristeza de Deus, é ver pessoas crentes que estão anos na Igreja, e que passam a vida inteira questionando e criando picuinhas sobre assuntos que já conhece perfeitamente, atrasando o seu próprio amadurecimento, são pessoas que não se deixam amadurecer, tais atitudes, não produzem alegria no coração de Deus.

Dê uma guinada em sua vida, prove a Deus! Permita que Ele se alegre contigo, e o fortifique. Todos nós sabemos quando estamos pecando, sabemos o que estamos fazendo de errado. Então pare de errar o alvo, pare de se justificar, questionando o pecado do outro que está do seu lado, tenha uma vida madura com Deus. Está na hora de começarmos a alegrar o coração do nosso Pai, vivendo aquilo que já aprendemos na Sua Palavra, e aí sim, teremos maturidade para crescermos no conhecimento d’Ele.  Senão, ficaremos a vida toda tomando só o leitinho, do “beabá”, quando já deveríamos estar nos banqueteando com Deus. “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desistir das coisas próprias de menino.” I Coríntios 13:11. “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” Hebreus 5:12-14. “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” II Pedro 3:18.

Não é momento de ficar lamentando o tempo que você perdeu até agora, deixe que a palavra de Deus penetre em seu coração. Este é um momento de refletir, seja corajoso, não procrastine sua decisão de andar por toda palavra que procede da boca de Deus. Com Ele, você pode muito mais. “Guardo no coração as Tuas palavras, PARA NÃO PECAR CONTRA TI.” Salmos 119:11. Este é o processo, guardar no coração a Palavra de Deus, Ela nos conduz como lâmpada em nossos pés, de acordo com Salmos 119:105.

Mas o que acontece constantemente em nossas vidas? Preferimos criar dúvidas sobre a Palavra, do que, recebê-la e praticá-la. As nossas atitudes podem manifestar ou não, a nossa fé. Não adianta dizer que crê na palavra de Deus, se você não A pratica, pois isso é atitude de uma fé morna, e que, não produz mudança de comportamento. Não viva a contender com o Espírito Santo, mas deixe-O te ministrar e te fortificar a cada momento.

O nosso passo de fé tem muito valor diante de Deus. “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela Palavra de Deus. Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim. Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte. Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca dos acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa. Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu. Pela fé, peregrinou na terra prometida. Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel Aquele que lhe fez a promessa.” Hebreus 11:2-11. Por isso, sem fé é impossível agradar a Deus.

Quando decidimos amadurecer na fé, haverá em nós uma mudança de atitude. Iremos nos aproximar mais de Deus, deixando-O alegre, por isso não tenha medo de exercer a sua fé. Mesmo que ela seja como um grão de mostarda, você poderá fazer a diferença. Seja ousado, não se deixe acovardar, Deus já te deu a Palavra, esteja pronto para aplicá-la em sua vida, seja uma pessoa de fé.

“… coração compungido e contrito, não desprezarás, ó Deus” Salmos 51:17b. Permita que a Palavra de Deus te instrua na forma correta de agir, pois assim, você será transformado e amadurecerá. Deus percebe quando o nosso coração está contrito por causa da iluminação da Palavra d’Ele, e por isso, se alegra com a nossa fé, e nos fortalece para caminharmos em obediência.

O povo judaico ao ouvir a Palavra de Deus e o seu ensinamento, reconheceu que estava andando errado, e se entristeceu. O povo chorou e não ficou a contender com os Levitas, pelo contrário, o povo mudou de atitude, a Palavra tornou-se prática para eles, e com certeza, isso alegrou o coração de Deus que os fortaleceu. Porque a alegria do Senhor é a nossa força.

Sejamos prontos para ouvir a Palavra de Deus, deixando ela nos corrigir e nos instruir no caminho que devemos andar, sejamos práticos e assim pela graça de Deus, seremos bem sucedidos em tudo quanto realizarmos.

Deus te abençoe!

Pastor Geraldo Oliveira

15.05.2016