Lembra-Te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar. O que me consola na minha angustia é isto: Que a Tua Palavra me vivifica”, Salmos 119:49,50.

Vivemos dias difíceis nos quais a Palavra de Deus tem sido deixada de lado, para dar lugar as nossas experiências de vida, que prevalecem em diversas situações que passamos. Deus, muitas vezes, está limitado por nossa incredulidade, que é gerada pela falta do alimento vivo para nossa fé, que é a Palavra de Deus.

Todo o capítulo de salmos 119 exalta a Palavra de Deus. O pano de fundo do texto era terrível, o povo judeu estava sendo levado para o cativeiro Babilônico. Nesse tempo, os Caldeus fizeram os judeus andar de 11 a 13 horas por dia, acorrentados, crianças menores de 10 anos eram mortas. À noite, os soldados comiam do melhor e dava o que estava estragado para os judeus. Muitos bebiam e se embriagavam e depois, espancavam os judeus, pegavam suas esposas e na frente dos seus maridos, as estuprava. As mulheres, muitas ainda adolescentes foram estupradas na frente de seus pais. Neste contexto, o salmista disse: “O que me consola na minha angustia é isto: Que a Tua Palavra me vivifica”.  O salmista, Sereias e Esdras seu filho, clamam por Deus, “A minha alma, de tristeza, verte lagrimas; fortalece-me segundo a Tua Palavra”, Salmos 119:28.

“Os soberbos zombam continuamente de mim; todavia, não me afasto da Tua Palavra. Lembro-me dos Teus Juízos de outrora e me conforto, ó Senhor”, Salmos 119:51,52. Hoje também, os soberbos estão constantemente tentando nos jogar para baixo, mas em tempos como estes, de aflição, perseguição, necessidades, são tempos de aproximarmos mais e mais do nosso Deus.

Em meio a situações que nos esmagam, o Espírito Santo traz a nossa memória as promessas de Deus, e isso nos conforta.  “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois Quem fez a promessa é FIEL”, Hebreus 10:23. Podemos hoje, agora, descansar nas promessas do nosso Deus. A Palavra de Deus é nossa garantia que Ele está no controle, mesmo que não entendamos os porquês desse momento. “…Que vês tu Jeremias? Respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Disse me o Senhor: Viste bem, PORQUE EU VELO SOBRE MINHA PALAVRA PARA A CUMPRIR”, Jeremias 1:11,12.

“Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os Seus ouvidos estão abertos ao seu clamar”, Salmos 34:15. Não sejamos incrédulos, mas crentes. Deus está no Trono e está trabalhando em nossas vidas, mesmo que não percebamos. Ele está atento a cada detalhe, não há outro caminho, senão confiarmos na Palavra de Deus!

“De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a Tua lei. Os Teus decretos são motivos dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação”, Salmos 119:53,54. Imagine aquela situação, cantar durante a marcha, acorrentados, desprezados, humilhados, cansados, com fome, e cantando louvores a Deus, edificando a si mesmos, isto é um milagre!

Como agimos quando enfrentamos situações adversas, quando humilhados e massacrados por circunstancias difíceis? Agimos pela fé, ou, as situações nos levam a incredulidade, e a duvidar do poder e soberania de Deus?  Somos desafiados a confiar e descansar totalmente na graça de Deus, e assim, clamamos na certeza que Deus nos ouvirá.

“Desfalece-me a alma, aguardando a Tua salvação; porém eu espero na Tua Palavra. Esmorecem os meus olhos de tanto esperar por Tua promessa, enquanto digo: Quando haverás de me consolar?” Salmos 119:81,82. Deus tem nos dado promessas na Sua Palavra, para Ele nada é impossível. Ele é quem disse: “Eu é que sei que pensamentos tenho ao vosso respeito, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.  Quando confiamos n’Ele, alimentando da Verdade que é a Sua Palavra, Ele satisfará os desejos do nosso coração. Lucas 1:37 ; Jeremias 29:11 ; Salmos 37:3,4.

Deus não mudou, Deus não mentiu, Ele cumprirá o que nos prometeu. Por quê? Porque Ele vela por Sua Palavra para a cumprir. O que Deus tem te prometido? Você tem recebido Suas promessas, ou, você tem decidido seguir seu caminho sem a Palavra de Deus? Muitos filhos de Deus estão equivocadamente andando nos seus próprios caminhos, porque têm colocado suas necessidades a frente de Deus, ao invés de confiar no que Ele disse em Mateus 6:33, “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas”. Infelizmente, colocam Deus em uma caixinha de fósforo, limitando o seu poder em suas vidas, dizendo: Se Deus não resolver minha situação não vou mais a Igreja, ou, só irei na Igreja depois de ter meus problemas resolvidos. É triste, mas têm muitos filhos de Deus afastados de Sua Graça, porque decidiram equivocadamente, não alimentar sua fé,  não recebendo a Palavra de Deus.

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, Tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Números 23:19. Essa é uma das promessas que podemos descansar, sabendo que, Deus sempre irá cuidar das nossas vidas e quanto mais nos aproximamos d’Ele por meio da Sua Palavra, mais conforto e consolo teremos. “Venha, pois, a Tua bondade consolar-me, segundo a Palavra que deste ao teu servo. Baixem sobre mim as Tuas misericórdias, para que eu viva; pois na Tua lei está o meu prazer”, Salmos 119:76,77.

Podemos sempre desfrutar dos pensamentos de Deus, revelados na Palavra d’Ele. Ela é escudo para as nossas vidas hoje e agora. Deus quer que tenhamos uma confiança inabalável n’Ele. Ele deseja fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, de acordo com Efésios 3:20. Não deixe de congregar, não deixe o inimigo anular sua fé com pensamentos carnais gerando incredulidade em sua vida. “Tu és o meu Refúgio e o meu escudo; na Tua Palavra espero”, Salmos 119:114.

“Chegue a Ti, Senhor, a minha súplica; dá-me entendimento, segundo a Tua Palavra. Chegue a minha petição à Tua presença; livra-me segundo a Tua Palavra”, Salmos 119:169,170. Nós temos um livre caminho até Deus, o Sangue de Jesus Cristo em Hebreus 10:19,20. Podemos falar com Deus e ouvir de Deus, este é um privilégio para cada filho d’Ele. “Invoca-Me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grande e ocultas, que não sabes”, Jeremias 33:3. Foi Deus que disse: Invoca-Me e Eu te responderei. Deus falou com os antigos por meio dos pais e profetas, mas hoje, Ele nos fala por meio de Jesus Cristo, o Verbo, a Palavra Viva. Hebreus 1:1,2.

Jesus disse: “todo aquele que vier a Mim. Jamais o lançarei fora”, João 6:37. Nós não estamos sozinhos, nós temos Jesus Cristo que jamais irá nos abandonar, Ele nos ama como somos e como estamos, hoje e agora. Ele não mentiu quando nos disse isso, ele não Se arrependeu, creia na Sua Palavra, não seja incrédulo, confie n’Ele, espere por Ele. “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão”, Hebreus 10:35.

Se hoje você está passando por alguma angustia, aflição, lembre-se de salmos 119. Mesmo em tempos difíceis, o salmista cantava louvores à Deus, esperando inteiramente na Sua Palavra. Deixe-a, te vivificar, te animar, motivando a andar de fé em fé. “Lembra-Te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tens feito esperar. O que me consola na minha angustia é isto: Que a Tua Palavra me vivifica”, Salmos 119:49,50.

Um grande abraço,

Pastor Geraldo Oliveira

03/04/2016