“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”, Tiago 1:-8.

Vivemos dias de definições em nossas vidas. Existem muitos irmãos hoje em cima do muro, agitados, sem convicções e prestes a tomarem decisões que afetarão suas vidas e de suas famílias. Muitos não têm discernimento do perigo de viverem constantemente fora da esfera da fé, e por essa razão, nos momentos de provações, chutam o balde e desistem, porque duvidam do trabalho e do cuidado de Deus.

Precisamos ser consistentes com a Palavra de Deus e na confiança n’Ele. O significado de Inconsistente é a falta de coesão, falta de estabilidade, e de substância intelectual, que não tem conteúdo e nem fundamento, sem coerência. Já o significado de Consistente, é algo que promete durar e que não para, que não desiste. O Inconsistente é impelido e agitado por todos os ventos de doutrinas porque que não tem fundamento bíblico. O consistente é uma pessoa de convicção, uma pessoa que tem fundamentos sólidos em seus pensamentos.

Tendes por motivo de toda alegria o passares por provações, porque com a provação vem o livramento, a promoção. “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste”, Daniel 3:17,18.  Sadraque, Mesaque e Abede Nego, eram três jovens consistentes na fé. Mesmo correndo o risco de serem queimados vivos, não desistiram, pelo contrário, perseveraram na fé. Nabucodonosor tinha sido manipulado por seus conselheiros a fazer uma estatua de ouro de 30 metros de altura e, através de um DECRETO, estabeleceu que, quem não se curvasse perante ela, quando fosse tocado os instrumentos, deveriam ser jogados vivos em uma fornalha sobremodo acessa. “Qualquer que se não prostrar e não a adorar será, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente”, Daniel 3:6,10.

Decretos feitos através de manipulações mentirosas trazem grandes problemas, e não honram a Deus. Pelo contrário, Deus trará à luz as mentiras feitas, e honrará aqueles que perseveram consistentes na fé, e que não vacilam em crer no Senhor seu Deus, mesmo diante de grandes riscos.

Sedraque, Mesaque e Abede Nego foram vítimas de conselheiros invejosos, e que sabiam que os judeus não se prostrariam perante imagens, por isso induziram Nabucodonosor a fazer a imagem e o decreto. “Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste. Então, Nabucodonosor, irado e furioso, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede Nego…” Daniel 3:12,13.

Estes três homens não duvidaram de Deus, eles criam que Ele era Poderoso para livra-los da fornalha acesso e das mãos de Nabucodonosor. Não vacilaram, não ficaram em cima do muro. A sentença do furioso rei foi imediata e deveria ser cumprida no exato momento da declaração. E dizia: Que a fornalha fosse acessa sete vezes mais do que se costumava. “Então, estes homens foram atados com os seus mantos, suas túnicas e chapéus e suas roupas e foram lançados na fornalha sobremaneira acesa. Porque a palavra do rei era urgente e a fornalha estava sobremaneira acesa, as chamas do fogo mataram os homens que lançaram de cima para dentro a Sadraque, Mesaque e Abede Nego”, Daniel 3:21,22.

Com a provação, vem à promoção de Deus. Ás vezes, não compreendemos e nem concordamos com as provações, mas podemos perseverar na fé, em nada duvidando do poder de Deus, Ele é poderoso para cuidar, libertar, e transformar nossas vidas, Ele pode muito mais. Deus honrou a fé de Sedraque, Mesaque e Abede Nego, eles caminharam dentro da fornalha acesa e nem mesmo um fio de cabelo deles foi chamuscado. Por quê? Porque Deus estava com eles dentro da fornalha sobremaneira acessa. “Estes três homens caíram atados dentro da fornalha. Então, o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. Tornou ele e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses”, Daniel 3:23-25.

Deus jamais irá nos abandonar. Quando exercemos a nossa a fé, mesmo correndo risco, Ele nos honra e com a provação, vem a promoção. “…e viram que o fogo não teve poder sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fumaça passara sobre eles. Falou Nabucodonosor e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede Nego, que enviou o Seu anjo e livrou seus servos, que confiaram n’Ele, pois não quiseram cumprir a palavra do rei, preferindo entregar o seu corpo, a servirem e adorarem a qualquer outro deus, senão ao seu Deus…. ENTÃO, O REI FEZ PROSPERAR A SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE NEGO NA PROVINCIA DA BABILONIA”, Daniel 3:27,28,30.

Daniel também sofreu perseguição, e não achando meios de acusá-lo, os conselheiros do rei, procuraram na lei dos judeus algo que fosse contrário a ordem do rei. A inveja fez com que alguns lideres, induzissem ao rei a fazer um DECRETO que impedisse qualquer pessoa de fazer oração ao seu Deus, senão, apenas ao rei Dário. “…mas não puderam acha-la, nem culpa alguma; porque Daniel era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Disseram, pois, estes homens: Nunca acharemos ocasião alguma para acusar a Daniel, se não a procurarmos contra ele na lei do seu Deus. Todos os presidentes do reino, os prefeitos e sátrapas, conselheiros e governadores concordaram em que o rei estabeleça um DECRETO e faça firme o interdito que todo homem que, por espaço de trinta dias, fizer petição a qualquer deus ou qualquer homem e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões”, Daniel 6:4,5,7. Tudo foi feito de maneira que, Daniel fosse lançado na cova dos leões. Mas ele não se acovardou, ele não ficou em cima do muro, ele tinha convicção e mesmo correndo o risco, foi para casa e em especial, para uma sala que tinha janelas abertas e de joelho orava três vezes ao dia.

O rei amava Daniel e ficou em uma situação constrangedora, pois, foi obrigado por meio do decreto, que não poderia ser anulado, a lançar Daniel na cova dos leões. “Então, o rei ordenou que trouxesse Daniel e o lançasse na cova dos leões. E disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que Ele te livre”, Daniel 6:16. Daniel foi também provado na fé, foi colocando uma pedra na boca da cova; selou-a o rei com o seu próprio anel, para que nada mudasse a respeito de Daniel. “Então, o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de musica; e fugiu dele o sono. Pela manhã, ao romper do dia, levantou-se o rei e foi com pressa à cova dos leões. Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus Vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” Daniel 6:18-20.

Quando somos provados na nossa fé e perseveramos, Deus, todo poderoso nos livra de todo o perigo. Ele ama nos proteger e nos conduzir dentro da Sua vontade, para as nossas vidas. Daniel passou a noite inteira na cova dos leões que não o ameaçou em momento algum, por que? Porque Deus era com Daniel na cova dos leões. “Então, Daniel falou ao rei: Ó rei vive eternamente! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante d’Ele. Então, o rei se alegrou sobremaneira e mandou tirar Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, PORQUE CRERA NO SEU DEUS”, Daniel 6:22,23.

O rei ordenou que todos os acusadores de Daniel, aqueles de Dn 6:7, os presidentes do reino, fossem lançados na cova dos leões. Eles sofreram literalmente um impeachment, porque induziram o rei a fazer um decreto de manipulação, contra Daniel. “ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusados a Daniel, e foram lançados nas covas dos leões, eles seus filhos e suas mulheres, e ainda não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos.” Daniel 6:24.

O rei fez novo decreto, agora sim, fundamentado na verdade do fato, que ele mesmo presenciou. “Faço um DECRETO pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque Ele é o Deus Vivo e que permanece para sempre; o Seu reino não será destruído, e o Seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi Ele quem livrou Daniel do poder dos leões”, Daniel 6:26,27.

Daniel foi provado na fé e aprovado por Deus. “Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa”, Daniel 6:28. O Deus de Daniel é o nosso Deus. Se estivermos sendo provados na fé, sejamos perseverantes, não duvidando do poder de Deus, pois, com a provação virá a promoção. Tudo passa, mas como passamos por tudo, é que faz toda a diferença em nossas vidas.

A pessoa de ânimo dobre vive em suas próprias ideias, não tem convicção na Palavra de Deus e está suscetível a ser enganada por falsos pensamentos que falam de Deus, mas que não estão em conformidade com a Palavra d’Ele. A Palavra de Deus tem princípios que nunca devemos perder de vista.

Seja constante, firme, equilibrado, não olhando as circunstâncias, mas olhando firmemente para o Autor e consumador da sua fé, Jesus Cristo. “Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com outros vai aumentando, a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas Igrejas de Deus, a vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e tribulações que suportais”, II Tessalonicenses 1:3,4. Vale a pena! Com Deus nós podemos muito mais. “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa de vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam”, Tiago 1:12.

Devemos estar firmados na graça de Deus. “Na multidão do povo, está a glória do rei, mas, na falta do povo, a ruína do príncipe”, Provérbios 14:26. Não desista daquilo que Deus tem colocado em seu coração, Jesus Cristo é Fiel e nos ama incondicionalmente.

Seja constante na vida com Deus, não abra mão da de Sua Palavra, em troca de pensamentos de homens. Não vacile na confiança plena em Deus, e no que Ele tem te falado por meio da Sua Palavra. Não seja como um homem de ânimo dobre, que anda por todo vento de doutrinas. Não duvide de Deus e nem do Seu poder, porque aquele que duvida, não alcançará nada d’Ele. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos”, Tiago 1:8.

Que Deus te abençoe ricamente, em Nome de Jesus.

Pastor Geraldo Oliveira.